Concorrência e plataformas de delivery: um estudo do mercado brasileiro a partir da teoria microeconômica

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Date
2021-08-17Author
Escobet, Matheus Monte [UNIFESP]
Advisor
Miola, Iagê Zendron [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
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A ascensão das plataformas digitais de múltiplos lados trouxe consigo a necessidade de compreender como os fundamentos de seu modelo de organização industrial podem gerar repercussões de ordem concorrencial e novos desafios aos reguladores e autoridades concorrenciais. Esses desafios, no entanto, não se manifestam de maneira homogênea e são profundamente influenciados pelas particularidades estruturais dos distintos mercados digitais. A presente monografia busca, à luz da teoria microeconômica e das características estruturais do mercado brasileiro de pedidos online de comida, explorar quais as possíveis dificuldades de análise concorrencial atreladas à expansão das plataformas de delivery de comida no Brasil e como esses desafios podem ser enfrentados no âmbito da defesa da concorrência e da regulação econômica. Tal investigação é realizada a partir da análise de três questões com contornos concorrenciais potencialmente problemáticos identificadas no mercado: (i) as aquisições de outras tecnologias nas estratégias de negócios das plataformas de delivery de comida; (ii) os contratos de exclusividade entre plataformas e restaurantes e (iii) a atuação verticalizada das plataformas de delivery no mercado de restaurantes a partir das dark kitchens.
Collections
- Ciências Econômicas [204]