Secretaria de Educação a Distância (SEAD)

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 86
  • Item
    Diálogos transatlânticos: literatura, cultura e educação
    (UAB Unifesp publicações, 2023-10-05) Telles, Luís Fernando Prado [UNIFESP]; Nacaguma, Simone [UNIFESP]; Lima, Valéria Sperduti [UNIFESP]; Gamez, Luciano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7455472093843454
    O presente livro constitui-se como uma coletânea de textos resultantes das transcrições de palestras vinculadas ao curso de especialização em Literaturas de Língua Portuguesa: Identidades, territórios e deslocamentos – Brasil, Moçambique e Portugal, diferentes olhares, ofertado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com financiamento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Tais palestras ocorreram entre os anos de 2020 e 2021 e foram realizadas no âmbito das disciplinas do curso. Para cada disciplina, os professores responsáveis tinham a possibilidade de convidar professores externos ao corpo docente do curso para realizar palestras que abordassem temas e questões trabalhadas no contexto das disciplinas. Nesse sentido, as palestras tiveram como público inicial os alunos e alunas do curso de especialização, que usufruíram da oportunidade de acompanhar as aulas de pensadores brasileiros, portugueses e moçambicanos que se constituem como referências em suas áreas de conhecimento, todos eles constantes das bibliografias fundamentais das disciplinas do curso.Além disso, tais palestras também foram abertas à comunidade em geral, visto que figuraram como atividades de extensão. Os capítulos do livro obedecem à ordem de acontecimento das palestras, que seguiram a ordem das disciplinas na grade curricular do curso. O primeiro capítulo corresponde à palestra realizada pelo professor Roberto Acízelo de Souza. A palestra intitulou-se Confluências entre literatura e educação: humanidades em tempos de crise. O segundo capítulo traz a segunda palestra do curso, proferida pelo professor moçambicano Francisco Noa, .intitulada: O poder da representação na literatura colonial: o caso de Moçambique. O terceiro capítulo do livro corresponde à palestra dada pelo professor João Adolfo Hansen, intitulada: Letras no período colonial e suas apropriações nacionalistas. O quarto capítulo corresponde à palestra proferida pelo professor moçambicano Nataniel Ngomane sob o título: Uma problematização da literatura moçambicana: das origens à atualidade. O quinto capítulo é constituído pelo texto da palestra proferida pela professora Ana Maria Machado, da Universidade de Coimbra. A palestra intitulou-se: Olhares Imagológicos em A Costa dos Murmúrios: entre o conflito e a hesitação. O sexto capítulo é constituído pelo texto da palestra da professora Maria Amélia Dalvi, intitulada: Literatura na escola: propostas didático-metodológicas. O sétimo capítulo do livro corresponde a um texto do professor Rildo Cosson, que aborda o lugar ocupado pela literatura em tempos de pandemia. O texto intitula-se: A literatura como remédio: da pandemia à sala de aula. O oitavo e último capítulo corresponde à palestra da professora Rita Chaves, intitulada: Aprendendo com as literaturas africanas: o trânsito das utopias.
  • Item
    Design Educacional orientado a projetos: relatos de ensino e aprendizagem em contextos formais e acadêmicos
    (UAB Unifesp publicações, 2023-06-29) Gamez, Luciano [UNIFESP]; Malheiro, Cicera A. Lima; http://lattes.cnpq.br/5525481700316599
    O livro “Design Educacional Orientado a Projetos: Relatos de Ensino e Aprendizagem em Contextos Formais e Acadêmicos” apresenta experiências de projetos de Design Educacional, reunindo relatos de trabalho de estudantes do curso TEDE da Unifesp, que elaboraram projetos para atender às demandas de professores em meio às situações que emergiram do cenário da pandemia da COVID-19. Cada projeto desenvolvido apresenta uma abordagem única, explorando diferentes estratégias adotadas para garantir uma educação eficaz e engajadora no período pandêmico. Os capítulos apresentados registram vivências dos alunos que deram vida à teoria e conceitos discutidos ao longo do curso TEDE, proporcionando insights para a prática educacional em um mundo digital. Cada capítulo esclarece a demanda apresentada, as estratégias adotadas, os desafios enfrentados e as possibilidades evidenciadas. São descritas, também, as estratégias, tecnologias, plataformas e recursos diversos utilizados, bem como as estratégias que envolveram a reformulação de materiais didáticos para acomodar o ambiente digital, o uso de modelos híbridos de ensino, a gamificação para tornar a aprendizagem mais interativa e lúdica, a criação de trilhas de aprendizagem em aplicativos de mensagens, além, é claro, de fornecer um panorama para o incrível trabalho de adaptação e inovação que a Educação tem demonstrado nesses tempos tão desafiadores.
  • Item
    As Áfricas e suas diásporas
    (UAB Unifesp publicações, 2023-02-08) Schleumer, Fabiana [UNIFESP]; Francisco, Gilberto da Silva [UNIFESP]; Lima, Valéria Sperduti [UNIFESP]; Gamez, Luciano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4278276689410882
    Este livro é o produto de esforços coletivos ligado ao curso de pós-graduação lato sensu “As Áfricas e suas diásporas”, desenvolvido entre 2020 e 2022 no âmbito da parceria entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unifesp). O objetivo do curso era apresentar aos cursistas uma gama variada de reflexões sobre o continente africano e também sobre a diáspora africana, incluindo debates sobre História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea que trataram, criticamente, a experiência de populações africanas e de pessoas africanas na diáspora. Tal temática foi abordada a partir de contribuições variadas (História, Arqueologia, Antropologia e Literatura). Dessa forma, este livro é o resultado da reunião de contribuições variadas de professores e cursistas, que produziram textos discutindo problemas relacionados a questões enquadradas na ampla periodização acima indicada, mobilizando debates sobre História da África, ensino, inclusão digital, práticas e manifestações culturais, religiosidade e questões étnico-raciais.
  • Item
    Saúde indígena: caminhos e possibilidades
    (UAB Unifesp publicações, 2023-02-08) Oliveira, Lavinia Santos de Souza [UNIFESP]; Lemos, Pablo Natanael [UNIFESP]; Haquim, Vanessa Moreira [UNIFESP]; Pacheco, Felipe Vieira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3703502378106601
    Os textos reunidos neste e-book refletem parte da preocupação dos autores em agregar ao itinerário formativo dos estudantes do curso de especialização em saúde indígena, oferecido pelo sistema UAB na Unifesp, os principais conceitos e instrumentos de trabalho que devem nortear o trabalho em saúde nesta área: interculturalidade, humanização, epidemiologia descritiva, promoção da saúde, clínica ampliada e educação crítica, entre outros, expressos em tópicos de políticas indigenistas e de saúde indígena, antropologia em saúde, práticas de atenção primária, epidemiologia básica e processos educativos, todos voltados para a realidade do trabalho nos territórios indígenas brasileiros, considerando a situação de saúde e o estágio de contato dos diferentes povos. A coletânea foi organizada a partir de textos produzidos pelos professores e colaboradores do curso, que tem ampla vivência na atenção à saúde indígena e na construção do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena do Sistema Único de Saúde (SasiSUS), do qual os trabalhadores da saúde são importantes protagonistas.
  • Item
    Diretrizes gerais para elaboração de livros digitais acessíveis
    (UAB Unifesp Publicações, 2022-09-29) Gamez, Luciano [UNIFESP]; Lima, Valéria Sperduti [UNIFESP]; Malheiro, Cicera Aparecida Lima [UNIFESP]; Tarrataca, Ágatha dos Santos [UNIFESP]; Ferreira, Rafael Dias de Souza [UNIFESP]; Gobbo, Susi Lena [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5525481700316599
    Neste material, apresentamos um conjunto de orientações destinadas à produção de livros digitais acessíveis. Iniciamos com a apresentação das instruções gerais para a composição dos livros digitais, e na sequência são apresentadas as informações específicas sobre acessibilidade nos materiais a serem produzidos. Os livros digitais serão vinculados ao selo editorial da UAB|Unifesp Publicações, e estarão associados às produções realizadas no âmbito dos cursos de Especialização Lato Sensu, ofertados pela UAB/Unifesp, podendo se caracterizar como materiais produzidos pelos(as) professores(as) conteudistas ou produtos de aprendizagem elaborados pelos(as) alunos(as), sendo que esses materiais poderão ser organizados assumindo uma das seguintes formas descritas a seguir.