Browsing Secretaria de Educação a Distância (SEAD) by Issue Date
Now showing items 1-20 of 86
-
Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (PREVINA)
(Universidade Aberta do Brasil (UAB), 2015)Prevenção ao uso indevido de drogas
-
Usability evaluation of a gestural interface application for children
(Revista De Saude Publica, 2016)One of the main difficulties of this literacy process is the question of the spelling of the por language, which has no regularity in relation to issue of letter-sound conversion. The advancement of technology in the ...
-
A process-scheduling simulator based on virtual reality technology
(Revista De Saude Publica, 2016)A process-scheduling algorithm is a fundamental operating system function that manages the assignment of CPU (Central Processing Unit) processes. It aims to make the system efficient, fast, and fair, allowing as many ...
-
Módulo 6 - Dispositivos de Atenção Psicossocial
(Universidade Aberta do SUS, 2016-02-01) -
Módulo 1 - Diversidade
(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-02-07)Objetivos gerais (Módulo 1): Apresentar aos cursistas as noções de diversidade, cultura e marcadores sociais da diferença, e suas implicações na construção da realidade social e no ambiente escolar, a fim de desenvolverem ...
-
Módulo 2 - Gênero
(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-02-07)Este módulo pretende proporcionar o aprofundamento de ideias e reflexões acerca do conceito de gênero nos diferentes espaços formais e não formais, públicos e privados. Busca favorecer a compreensão do conceito de gênero ...
-
Módulo 2 - A educação como construtora de uma cultura de Direitos Humanos
(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-02-07)Neste segundo módulo discutiremos sobre a construção de uma cultura de direitos humanos, problematizando as concepções dominantes referentes ao trinômio sujeito-sociedade – mundo e as potencialidades da formação e dos ...
-
Módulo 4 – Direitos Humanos e a escola
(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-02-07)Unidade 1 - Introdução e fundamentos filosóficos e históricos dos Direitos Humanos e a construção dos marcos regulatórios Os objetivos dessa unidade são: • Pensar nos dilemas e desafios da escola frente aos processos de ...
-
Módulo 3 - Direitos Humanos e o Projeto Político Pedagógico da escola
(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-02-07)Neste Módulo III, estudaremos as relações entre Direitos Humanos e o Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP). Partimos do entendimento de que o PPP é um documento que resulta de um processo de planejamento educacional ...
-
Módulo 1 - Introdução e fundamentos filosóficos e históricos dos Direitos Humanos e a construção dos marcos regulatórios
(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-03-07)Neste primeiro módulo, discutiremos os princípios gerais dos direitos humanos a partir dos seus fundamentos filosóficos e históricos. Para isto, serão desenvolvidos os seguintes assuntos: • História e gênese dos Direitos ...
-
Artes visuais na educação infantil
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07)Módulo 3: Artes Visuais na Educação Infantil -- O ensino da arte no Brasil: o planejar e o fazer. Este módulo apresenta a compreensão da expressão bidimensional (desenho e pintura) e as experimentações tridimensionais. ...
-
Corpo e música na educação infantil
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07)Módulo 4: Corpo e Música na Educação Infantil Este módulo oferece um contato com um repertório amplo, envolvendo músicas da cultura infantil, no caso, os acalantos (cantigas de ninar), parlendas, canções de roda, músicas ...
-
Fundamentos das artes na Educação Infantil
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07)MÓDULO 2: Fundamentos das artes na Educação Infantil Autora: Márcia Aparecida Gobbi - Cultura e infâncias: Este módulo apresenta um estudo de conceitos relacionados à educação da criança pequena e suas expressividades ...
-
Ações pedagógicas e relatos de experiências
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07)Módulo 5: Ações pedagógicas e relatos de experiências -- Este módulo faz conhecer a interdisciplinaridade nas artes. O desenvolvimento de postura investigativa e criativa. Planejamento, desenvolvimento e avaliação de ações ...
-
Introdução ao curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil, Infâncias e Arte
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07)CURSO: Educação Infantil, Infância e Arte • Módulo 1: Introdução ao curso - Aula 2: Educação a Distância: Histórico, definições, características e especificidades Autor: joão Cegato Bertomeu Serão apresentadas ...
-
Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais
(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-03-08)DISCIPLINA 1: Ambientação ao Moodle - Introdução ao curso de Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola. DISCIPLINA 2: Identidade, diferença e racismo Unidade 1 - O que são as identidades? Objetivos: Apresentar, ...
-
Educação Ambiental, Sujeitos e Identidades: Alimento para o Corpo e o Espírito
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-08)Módulo 3: Educação Ambiental, sujeitos e identidades: Alimento para o Corpo e o Espírito -- Este módulo apresenta os papéis dos atores na construção da sustentabilidade por meio da Educação Ambiental. Como a subjetividade ...
-
Introdução ao curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-08)Módulo 1: Educação a Distância -- Este módulo apresenta conceitos gerais sobre educação a distância e seus principais elementos, com o objetivo de familiarizar o aluno com a modalidade de formação e os recursos ...
-
Módulo 3 - Sexualidade e orientação sexual
(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-03-08)UNIDADE 1 - Sexualidade: Dimensão conceitual, diversidade e discriminação Semana 1 - Apresentação Objetivos: •Discutir os aspectos envolvidos na dimensão conceitual de sexualidade; •Problematizar a forma como ...
-
Módulo 1 - Ambientação ao Moodle
(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-03-08)MÓDULO 1 - Ambientação ao Moodle e introdução ao curso de Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social