Now showing items 1-20 of 70

    • Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (PREVINA) 

      Carlini, Elizaldo Luiz de Araújo [UNIFESP] (Universidade Aberta do Brasil (UAB), 2015)
      Prevenção ao uso indevido de drogas
    • A process-scheduling simulator based on virtual reality technology 

      Guimaraes, Marcelo de Paiva [UNIFESP]; Scamati, Vagner; Neto, Mario Popolin; Martins, Valeria Farinazzo; Colombo Dias, Diego Roberto; Ferreira Brega, Jose Remo (Revista De Saude Publica, 2016)
      A process-scheduling algorithm is a fundamental operating system function that manages the assignment of CPU (Central Processing Unit) processes. It aims to make the system efficient, fast, and fair, allowing as many ...
    • Usability evaluation of a gestural interface application for children 

      Martins, Valeria Farinazzo; Sampaio, Paulo N. M.; Niedermeyer, Andrea [UNIFESP]; Guimaraes, Marcelo de Paiva [UNIFESP] (Revista De Saude Publica, 2016)
      One of the main difficulties of this literacy process is the question of the spelling of the por language, which has no regularity in relation to issue of letter-sound conversion. The advancement of technology in the ...
    • Módulo 6 - Dispositivos de Atenção Psicossocial 

      Da Silva, Cícero Inacio [UNIFESP]; Kinker, Fernando Sfair [UNIFESP]; Bertuol, Carla [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP] (Universidade Aberta do SUS, 2016-02-01)
    • Módulo 1 - Diversidade 

      Passador, Luiz Henrique [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-02-07)
      Objetivos gerais (Módulo 1): Apresentar aos cursistas as noções de diversidade, cultura e marcadores sociais da diferença, e suas implicações na construção da realidade social e no ambiente escolar, a fim de desenvolverem ...
    • Módulo 2 - Gênero 

      Neves, Paulo Rogério da Conceição; Santos, Emerson Izidoro dos [UNIFESP]; Araujo, Paula Teixeira; Alvarez, Bernardo Gonzalez Cepeda; Anjos, Lívia Sousa; Souza, Adalberto dos Santos; Finco, Daniela [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-02-07)
      Este módulo pretende proporcionar o aprofundamento de ideias e reflexões acerca do conceito de gênero nos diferentes espaços formais e não formais, públicos e privados. Busca favorecer a compreensão do conceito de gênero ...
    • Módulo 4 – Direitos Humanos e a escola 

      Oliveira, Marco Antonio de (Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-02-07)
      Unidade 1 - Introdução e fundamentos filosóficos e históricos dos Direitos Humanos e a construção dos marcos regulatórios Os objetivos dessa unidade são: • Pensar nos dilemas e desafios da escola frente aos processos de ...
    • Módulo 3 - Direitos Humanos e o Projeto Político Pedagógico da escola 

      Mello, Paulo Eduardo Dias de (Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-02-07)
      Neste Módulo III, estudaremos as relações entre Direitos Humanos e o Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP). Partimos do entendimento de que o PPP é um documento que resulta de um processo de planejamento educacional ...
    • Módulo 2 - A educação como construtora de uma cultura de Direitos Humanos 

      Leonardi, Fabrício Gobetti [UNIFESP]; Assumpção, Raiane Patrícia Severino [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-02-07)
      Neste segundo módulo discutiremos sobre a construção de uma cultura de direitos humanos, problematizando as concepções dominantes referentes ao trinômio sujeito-sociedade – mundo e as potencialidades da formação e dos ...
    • Artes visuais na educação infantil 

      Botton, Selma; Araujo, Betania Libanio Dantas de [UNIFESP]; Silva, Adriana (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07)
      Módulo 3: Artes Visuais na Educação Infantil -- O ensino da arte no Brasil: o planejar e o fazer. Este módulo apresenta a compreensão da expressão bidimensional (desenho e pintura) e as experimentações tridimensionais. ...
    • Fundamentos das artes na Educação Infantil 

      Gobbi, Márcia Aparecida (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07)
      MÓDULO 2: Fundamentos das artes na Educação Infantil Autora: Márcia Aparecida Gobbi - Cultura e infâncias: Este módulo apresenta um estudo de conceitos relacionados à educação da criança pequena e suas expressividades ...
    • Corpo e música na educação infantil 

      Sanches, Maria Cecilia [UNIFESP]; Sampaio, Renato Tocantins; Pires, Maria Cristina de Campos (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07)
      Módulo 4: Corpo e Música na Educação Infantil Este módulo oferece um contato com um repertório amplo, envolvendo músicas da cultura infantil, no caso, os acalantos (cantigas de ninar), parlendas, canções de roda, músicas ...
    • Módulo 1 - Introdução e fundamentos filosóficos e históricos dos Direitos Humanos e a construção dos marcos regulatórios 

      Comparato, Bruno Konder [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-03-07)
      Neste primeiro módulo, discutiremos os princípios gerais dos direitos humanos a partir dos seus fundamentos filosóficos e históricos. Para isto, serão desenvolvidos os seguintes assuntos: • História e gênese dos Direitos ...
    • Ações pedagógicas e relatos de experiências 

      Sampaio, Renato Tocantins (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07)
      Módulo 5: Ações pedagógicas e relatos de experiências -- Este módulo faz conhecer a interdisciplinaridade nas artes. O desenvolvimento de postura investigativa e criativa. Planejamento, desenvolvimento e avaliação de ações ...
    • Introdução ao curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil, Infâncias e Arte 

      Bertomeu, João Cegato [UNIFESP]; Mattar, Sumaya (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-07)
      CURSO: Educação Infantil, Infância e Arte • Módulo 1: Introdução ao curso - Aula 2: Educação a Distância: Histórico, definições, características e especificidades Autor: joão Cegato Bertomeu Serão apresentadas ...
    • Módulo 3 - Sexualidade e orientação sexual 

      Silva, Cristiane Gonçalves da; Freitas, Maria José de (Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-03-08)
      UNIDADE 1 - Sexualidade: Dimensão conceitual, diversidade e discriminação Semana 1 - Apresentação Objetivos: •Discutir os aspectos envolvidos na dimensão conceitual de sexualidade; •Problematizar a forma como ...
    • Módulo 1 - Ambientação ao Moodle 

      Martins, Adilton Luís [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-03-08)
      MÓDULO 1 - Ambientação ao Moodle e introdução ao curso de Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social
    • Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais 

      Silva, Glaydson José da; Silva, Jair Batista da; Figueiredo, Janaina de; Albuquerque, José Lindomar; Barbosa, Andréa; Francisco, Gilberto da Silva [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-03-08)
      DISCIPLINA 1: Ambientação ao Moodle - Introdução ao curso de Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola. DISCIPLINA 2: Identidade, diferença e racismo Unidade 1 - O que são as identidades? Objetivos: Apresentar, ...
    • Introdução ao curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis 

      Moreira, Tereza; Pedreira, Ana Júlia; Tristão, Martha; Silva, Rosana Louro Ferreira; Marangon, Maristela Aparecida; Barboza, Liane Maria Vargas; Trajber, Rachel; Mancini, Silvana Gomes; Guelfi, Wanirley Pedroso; Bulhões, Ignacio Cesar de; Martins, Pablo Luiz; Comarú, Francisco de Assis (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-08)
      Módulo 1: Educação a Distância -- Este módulo apresenta conceitos gerais sobre educação a distância e seus principais elementos, com o objetivo de familiarizar o aluno com a modalidade de formação e os recursos ...
    • Educação Ambiental, Sujeitos e Identidades: Alimento para o Corpo e o Espírito 

      Venturini, Anna Cecilia [UNIFESP]; Yoshida, Cristiana Maria Pedroso [UNIFESP]; Antonio, Davi Gutierrez [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-08)
      Módulo 3: Educação Ambiental, sujeitos e identidades: Alimento para o Corpo e o Espírito -- Este módulo apresenta os papéis dos atores na construção da sustentabilidade por meio da Educação Ambiental. Como a subjetividade ...