Recent Submissions

  • Using Feature Selection Algorithms in Educational Data Three Case Studies 

    Marques, M.; Nicoletti, M. C.; Guimaraes, M. P. (IEEE, 2017)
    This paper discusses three case studies involving the use of feature subset selection algorithms, as well as feature ranking, based on real data on student performances in a course of a Bachelor of Computer Science program. ...
  • Immersive and interactive virtual reality applications based on 3D web browsers 

    Guimaraes, Marcelo de Paiva [UNIFESP]; Colombo Dias, Diego Roberto; Mota, Jose Hamilton; Gnecco, Bruno Barberi; Serapilha Durelli, Vinicius Humberto; Trevelin, Luis Carlos (Springer, 2018)
    This study explores the possibility of effectively using web-standard technologies (i.e., HTML5, JavaScript, WebGL, and WebRTC) to deploy full immersive and interactive virtual reality applications. These applications are ...
  • Usability evaluation of a gestural interface application for children 

    Martins, Valeria Farinazzo; Sampaio, Paulo N. M.; Niedermeyer, Andrea [UNIFESP]; Guimaraes, Marcelo de Paiva [UNIFESP] (Revista De Saude Publica, 2016)
    One of the main difficulties of this literacy process is the question of the spelling of the por language, which has no regularity in relation to issue of letter-sound conversion. The advancement of technology in the ...
  • A process-scheduling simulator based on virtual reality technology 

    Guimaraes, Marcelo de Paiva [UNIFESP]; Scamati, Vagner; Neto, Mario Popolin; Martins, Valeria Farinazzo; Colombo Dias, Diego Roberto; Ferreira Brega, Jose Remo (Revista De Saude Publica, 2016)
    A process-scheduling algorithm is a fundamental operating system function that manages the assignment of CPU (Central Processing Unit) processes. It aims to make the system efficient, fast, and fair, allowing as many ...
  • Módulo 3 - Educação e relações étnico-raciais: ações e intervenções 

    Silva, Salomão Jovino da; Araújo, Melvina [UNIFESP]; Araújo, Patrício Carneiro [UNIFESP]; Santos, Renata Aparecida Felinto dos (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-09-29)
    DISCIPLINA 8 - Cultura Afro-Brasileira II: Artes Negras, Artistas e Performances. Objetivos: Desenvolver reflexões e relações sobre a música e a identidade negra. DISCIPLINA 9 - Sem material textual. DISCIPLINA 10 - ...
  • Módulo 2 - Fundamentos histórico-culturais: Conteúdos específicos 

    Araújo, Douglas José Gomes; Ferreira, Ligia Fonseca [UNIFESP]; Felinto, Renata Aparecida; Silva, Salomão Jovino da (Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-09-29)
    DISCIPLINA 6 - Diáspora Negra no Brasil Unidade 1 - Objetivos: Abordaremos, ao longo das aulas, diferentes aspectos do legado do processo diaspórico africano e suas implicações no Brasil. Interessa-nos focalizar, sobretudo, ...
  • Módulo 5 - Metodologia de pesquisa e projetos de intervenção 

    Lourenço, Elaine [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-09-28)
    MÓDULO 5 - Metodologia de pesquisa e projetos de intervenção. Objetivos: Propiciar elementos para que o/a cursista elabore seu Trabalho de Conclusão de Curso, que inclui a construção de um projeto de intervenção relacionado ...
  • Módulo 4 - Relações Étnico-Raciais 

    Oliveira, Marco Antonio de (Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-09-28)
    UNIDADE 1 - Educação, Relações Étnico-raciais e cultura Semana 1 - Introdução Semana 2 - Refletindo sobre os direitos dos povos indígenas Objetivos: Refletir sobre aspectos relacionados aos povos indígenas na promoção ...
  • Módulo 7 - Metodologia de pesquisa e projetos de intervenção 

    Lourenço, Elaine [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-09-28)
    UNIDADE 1 - A escola: passado e presente. Objetivos: Propiciar elementos para que o cursista construa uma pesquisa e um projeto de intervenção relacionado às questões encontradas na realidade da escola contemporânea. ...
  • Módulo 6 - Direitos Humanos e materiais didáticos 

    Másculo, José Cássio (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-09-28)
    Neste módulo será abordado o tema “direitos humanos e materiais didáticos”. Para discussão desse tema, organizamos seis unidades:1) Direitos humanos e materiais didáticos: iniciando o debate sobre o tema, 2) Etnocentrismo ...
  • Módulo 5 - Currículo e Direitos Humanos 

    Mello, Paulo Eduardo Dias de [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-09-28)
    UNIDADE 1 - As teorias tradicionais do currículo. Objetivos: Apresentar as “teorias do currículo”: tradicionais, críticas e pós-criticas; Compreensão as teorias do currículo em suas implicações práticas e Problematizar as ...
  • Módulo 6 - Dispositivos de Atenção Psicossocial 

    Da Silva, Cícero Inacio [UNIFESP]; Kinker, Fernando Sfair [UNIFESP]; Bertuol, Carla [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP] (Universidade Aberta do SUS, 2016-02-01)
  • Educação de Jovens e Adultos 

    Vóvio, Claudia Lemos [UNIFESP]; Biccas, Maurilane (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-16)
    • Módulo 7: Educação de Jovens e Adultos -- Este módulo apresenta as concepções de EJA em documentos da política pública; da alfabetização à aprendizagem ao longo da vida; de jovens e adultos como sujeitos de aprendizagem, ...
  • Introdução à Educação Ambiental 

    Idalino, Carolina; Bacci, Denise de La Corte; Santos, Emerson Izidoro dos [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-16)
    • Módulo 6 - Introdução à Educação Ambiental -- Neste módulo serão abordados conceitos de educação ambiental presentes nos documentos oficiais e os princípios que nortearam a construção desse campo do saber, bem como as ...
  • Diretrizes curriculares nacionais da educação para as relações etnico-raciais e para o ensino da história e cultura afrobrasileira e africana 

    Santos, Alessandro de Oliveira dos; Sposito, Fernanda [UNIFESP]; Casco, Ricardo; Fernandes, Saulo Luders (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-16)
    • Módulo 5: Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação para as Relações Etnicorraciais e para o Ensino da História e Cultura Afrobrasileira e Africana -- Este módulo aborda temas como os Direitos humanos: direito à ...
  • A acessibilidade e a oferta do atendimento educacional especializado – AEE 

    Pagnez, Karina Soledad Maldonado Molina (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-19)
    • Módulo 4: A acessibilidade e a oferta do atendimento educacional especializado – AEE -- Este módulo oferece uma discussão conceitual e prática a respeito da acessibilidade e o atendimento educacional especializado, a ...
  • Princípios do planejamento inclusivo da escola 

    Martins, Edna [UNIFESP]; Carvalho, Maria de Fátima [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-16)
    • Módulo 3: Princípios do planejamento inclusivo da escola -- Este módulo apresenta os Fundamentos e Princípios da Educação Especial e Inclusiva, os aspectos gerais da Inclusão escolar e a mediação pedagógica, Princípios ...
  • Marcos políticos legais norteadores da inclusão educacional 

    Martins, Edna [UNIFESP]; Carvalho, Maria de Fátima [UNIFESP]; Campos, Sandra Regina Leite (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-16)
    • Módulo 2: Marcos Políticos Legais Norteadores da Inclusão Educacional -- Este módulo faz conhecer aspectos sociais e históricos do atendimento educacional à pessoa com deficiência: marcos históricos e legais da Educação ...
  • Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (PREVINA) 

    Carlini, Elizaldo Luiz de Araújo [UNIFESP] (Universidade Aberta do Brasil (UAB), 2015)
    Prevenção ao uso indevido de drogas
  • Fundamentos linguísticos: bilinguismo e multilinguismo 

    Bassani, Indaiá de Santana [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-10)
    Disciplina 3 pertencente ao Módulo 3: Marcos conceituais referentes à variação linguística

View more