IMar - Artigos

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 221
  • Item
    O papel mediador da transversalidade para a educação empreendedora
    (Adriana Barroso de Azevedo, 2024-01-01) Medeiros, Maria da Conceição; Vieira, Almir Martins; Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0865792662046289; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    The understanding of new forms of work and income generation has become an important fact for the understanding of the modern arrangements of society related to work, to the environment of organizations and their collaborators. According to this scenario, this article aimed to analyze the insertion of the theme entrepreneurship in the formation of higher technological graduation through transversality as methodological procedure. Data have been obtained by semi-structured interviews, and the participants were professors in charge for pedagogical projects of a higher public education institution of technological graduation of the state of São Paulo. Results showed that the assumptions of entrepreneurial education constitute an alternative path to respond to the new demands arising from the productive sector and new work relations. Therefore, transversality shows itself as a mechanism of integration, configuring itself in a viable methodology for the development of entrepreneurial education, however it was not possible to identify its applicability in the pedagogical practices of the units of Education of the institution.
  • Item
    O papel do estágio na formação de professores da educação básica: análise comparativa entre a BNC-Formação e o modelo francês
    (SEEC, 2024-01-01) Carvalheira, Eliana Mariano; Vieira, Almir Martins; Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/0865792662046289; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Este artículo tiene como objetivo analizar el papel de las actividades de pasantía en la formación de profesores de educación básica, a partir de las propuestas actuales en las políticas educativas de Brasil y Francia. El desafío asumido forma parte del análisis de la Resolución CNE/CP N°2/2019, que definió las Directrices Curriculares Nacionales para la Formación Inicial del Profesorado para la Educación Básica y estableció la Base Nacional Común para la Formación Inicial del Profesorado de Educación Básica (BNCFormação), elaborando una comparación analítica con el modelo francés de formación docente. En Francia, la formación del profesorado, desde 2019, se lleva a cabo en INSPÉ, a nivel de maestría, de acuerdo con lo que defiende la Ley No. 2019-791 ("escuela confiable"). Se adoptó el enfoque cualitativo, con los procedimientos de la investigación documental. Para el análisis de los datos obtenidos y su interpretación, se utilizó la técnica de análisis de contenido. Con base en los resultados obtenidos, se puede ver que Brasil y Francia están influenciados por modelos neoliberales en las políticas de formación docente, con énfasis en la relación entre teoría y práctica en la pasantía y en la formación en las universidades. La escuela también se destaca como un lugar privilegiado de formación; El papel del profesorado-formador en la escuela. Como resultado de estos hallazgos, es posible inferir que la reflexión sobre el modelo francés de formación docente teóricamente amplía el conocimiento sobre los problemas de estructura y organización de la formación docente.
  • Item
    Avaliação da Extensão Universitária Curricular no Planejamento Docente
    (EUPG, 2023-03-23) Silva, Luciane Duarte da; Vieira, Almir Martins; Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/0865792662046289; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    A partir da publicação da Resolução CNE/CES 7/2018, que trata das diretrizes da Extensão Universitária, novas exigências no planejamento acadêmico têm sido demandadas de docentes e gestores acadêmicos em todas as instituições de ensino superior em seus cursos de graduação. No que se refere à avaliação, as instituições devem elaborar instrumentos para sistematização e registro de suas ações extensionistas, de modo que as transformações no cotidiano universitário contribuam para o processo de formação dos estudantes. Diante deste contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar propostas de indicadores a serem criados para o processo de avaliação da extensão universitária curricular como referência para professores no contexto dos cursos de Administração. Por meio de abordagem qualitativa, desenvolveu-se pesquisa de caráter documental, cujos resultados indicaram a necessidade de sistematizar as ações de extensão curriculares em processos sistêmicos institucionais, com ações extensionistas centralizadas em grandes programas e projetos. Concluiu-se que a extensão universitária impacta a formação profissional e cidadã dos estudantes, devendo, portanto, ser considerada no planejamento docente.
  • Item
    Análise dos benefícios sociais do docente no ensino superior frente a outras carreiras profissionais no Brasil
    (UNITINS, 2022) Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]; Cappellozza, Alexandre; Profeta, Rogério Augusto; Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de; http://lattes.cnpq.br/0865792662046289; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Este estudo analisou quais tipos de benefícios sociais são disponibilizados aos profissionais no Brasil e nos setores de atividade econômica em comparação com os benefícios recebidos pelos docentes do ensino superior como forma de atratividade para a carreira. A revisão da literatura possibilitou a identificação de 35 benefícios sociais, os quais foram pesquisados quanto às suas ocorrências junto a 4560 profissionais pelo LinkedIn e complementados por indicações pela técnica snowball de coleta de dados. O estudo conclui que a carreira docente apresentou maior oferta de benefícios sociais em nove tipos, enquanto outras carreiras apresentaram maior oferta de benefícios sociais em quinze tipos. Além disso, em outros oito tipos de benefícios sociais, não foi verificada relevância significante comparada entre os grupos analisados.
  • Item
    Levels of hydrocarbons and toxicity of water-soluble fractions of maritime fuels on neotropical invertebrates
    (Springer, 2021-10-07) Santana, Debora Cristina Nascimento; Perina, Fernando Cesar; Lourenço, Rafael André; Silva, Josilene; Moreira, Lucas Buruaem [UNIFESP]; Abessa, Denis Moledo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8251258719894689; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Accidents involving fuels and oil spills are among the main sources of hydrocarbons to the marine ecosystems and often damage the biota. Diesel and bunker oil are two examples of fuels with broad application that release hydrocarbons to the aquatic environment and little is known about their toxicity on tropical organisms. This study aimed to assess the toxicity of the water-soluble fraction (WSF) of diesel and bunker oils to neotropical marine invertebrates. Commercial fuels were purchased for WSF extraction, analyzed for total petroleum hydrocarbons (TPH), and polycyclic aromatic hydrocarbons (PAHs), and acute and chronic toxicity determined. The WSF analyzed contained varied levels of TPH and PAHs mixtures, especially low molecular weight PAHs; bunker WSF presented higher amounts of TPH and PAHs. Both WSFs tested produced significant mortality of the brine shrimp Artemia salina, affected the reproduction rate of the copepod Nitokra sp, and impaired the embryo-larval development of the mussel Perna perna and of the sea urchin Lytechinus variegatus. In general WSF from diesel was more toxic to the organisms tested, but bunker WSF was more toxic to embryos of L. variegatus. Toxicity started from concentrations of 3% WSF, which can be environmentally relevant after an oil spill, indicating that marine biota may be adversely affected in short term.