O olhar sobre a arte e o lúdico na educação sob a perspectiva do programa saberes em casa do município de guarulhos
Date
2021-07-31Author
Santo, Heloísa Ramos Teixeira [UNIFESP]
Advisor
Araújo, Betania Libanio Dantas de [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
Show full item recordAlternative Title
A look at art and ludic in education from the perspective of saberes em casa program from the city of guarulhosAbstract
Este Trabalho de Conclusão de Curso procura realizar um estudo acerca das contribuições da abordagem lúdica em meio ao ensino de Arte na Educação Infantil através da análise e observação das propostas curriculares remotas do Programa Saberes em Casa, elaborado pela Secretaria de Educação de Guarulhos em meio a um cenário de pandemia e isolamento social. Primeiramente é apresentado ao leitor um panorama acerca do currículo e ações pedagógicas em Educação Infantil articulados com a metodologia da abordagem lúdica, enfatizando os campos de experiências como veiculadores desta última. A discussão é realizada a partir do
estudo de documentos curriculares oficiais e suas colaborações para o processo de ensino e aprendigem de crianças pequenas. Em seguida, são realizadas discussões acerca do papel da Arte e Artes Visuais no currículo educacional brasileiro e o seu diálogo com propostas lúdicas de ensino nesta área de conhcimento. Ao final, por meio de pesquisa qualitativa, o leitor é apresentado ao Programa Saberes em Casa e sua contextualização com o momento de suspensão de atividades escolares diante de um cenário de pandemia mundial, e, através de análise e observação descritivas, são realizadas discussões acerca da viabilidade e aplicabilidade da abordagem lúdica em meio às propostas curriculares e ações pedagógicas em Arte elaboradas pelo Programa. This Term Paper seeks to conduct a study about the contributions of the playful approach in the teaching of Art in Early Childhood Education through the analysis and observation of remote curricular proposals from the Saberes em Casa Program, created by Secretaria de Educação de Guarulhos in the midst of a pandemic scenario and social isolation. Firstly, the reader is presented with an overview of the curriculum and pedagogical actions in Early Childhood Education articulated with the playful approach methodology, emphasizing the fields of experience as carriers of the latter. The discussion is based on the study of official curriculum documents and their contributions to the teaching and learning process of young children. Then, discussions are held regarding the role of Art and visual arts in the Brazilian educational curriculum and their dialogue with playful teaching proposals in this area of knowledge. Finally, through qualitative research, the reader is introduced to the Saberes em Casa Program and its contextualization with the moment of suspension of school activities in the face of a global pandemic scenario, and, through descriptive analysis and observation, discussions are held about the feasibility and applicability of the playful approach amid the curricular proposals and pedagogical actions in Art elaborated by the Program.
Citation
SANTO, Heloísa Ramos Teixeira. O olhar sobre a arte e o lúdico na educação sob a perspectiva do Programa Saberes em Casa do município de Guarulhos. 2021. TCC (Graduação) - Pedagogia, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos. 2021.Sponsorship
Não recebi financiamentoCollections
- Pedagogia [263]