Tecnologia em Design Educacional (TEDE)
Recent Submissions
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Desenvolvimento de um guia para criação de Escape Rooms educacionais
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01)Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um guia prático para a criação de escape rooms digitais no contexto educacional. O guia oferece orientações, exemplos e recursos de apoio que auxiliam o design e a ...
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Planejativa: framework de metodologias ativas aliadas às TDIC’s para professores da educação básica no Brasil
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-01)O objetivo do projeto é desenvolver um framework para apoio ao professor do ensino básico no Brasil no desenvolvimento de planos de aula com foco em, incialmente, três metodologias de aprendizagens ativas (sala de aula ...
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Ensino técnico profissional e aprendizagem baseada em projetos: um encaixe perfeito?
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01)O presente trabalho propõe a criação de diretrizes (frameworks) para refletir o processo de criação de artefatos para aprendizagem profissional. Os referenciais teóricos utilizados foram a cronologia do ensino técnico ...
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Projeto de intervenção educacional “me conta um game”: um estudo sobre os jogos digitais como elemento cultural e uma proposta de jornada gamificada para análise crítica das narrativas dos jogos digitais
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-30)Esse documento faz parte do Trabalho de Conclusão do curso de Tecnologia em Design Educacional (TEDE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), do ano de 2023, e tem como objetivo apresentar um estudo sobre os jogos ...
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O papel do designer educacional na elaboração de materiais didáticos
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01)A presente pesquisa procurou analisar o processo de criação de materiais didáticos em prol do processo de ensino-aprendizagem. Fizemos uma pesquisa bibliográfica, de modo a aprofundar a discussão sobre a importância da ...
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Trabalho colaborativo na educação: desenvolvimento de sistema web para subsídio do planejamento pedagógico do trabalho docente
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01)O presente trabalho apresenta uma proposta de concepção de desenvolvimento de um MVP (Produto Mínimo Viável) de um sistema web colaborativo para subsídio do planejamento pedagógico do trabalho docente no âmbito da educação ...
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O Design educacional na elaboração de um curso de primeiros socorros em unidades escolares do ensino básico
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01)O presente trabalho possui como objetivo geral a construção de um curso de primeiros socorros voltado para gestores, professores e funcionários das unidades escolares em atendimento a Lei Federal 13.722, a Lei Lucas. ...
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Uso de inteligência artificial em sala de aula: aplicativo de correção ortográfica desenvolvido para uso em sala de aula
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01)Este trabalho apresenta um projeto que visa explorar o uso da inteligência artificial (IA) em sala de aula, especificamente no contexto de correção ortográfica. A ortografia é um aspecto fundamental da comunicação escrita, ...
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Repositórios de recursos educacionais digitais: uma proposta de marcador de qualidade
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01)Este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo desenvolver um marcador de qualidade para os repositórios de recursos educacionais digitais, considerando os aspectos pedagógicos e tecnológicos relevantes para a escolha ...
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ProfGPT: potenciais usos e limitações éticas do ChatGPT na educação
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-30)O uso de tecnologias na educação é um fato reconhecido pela comunidade escolar e que se amplia a cada ano com as novas descobertas tecnológicas. Parte do estímulo para que as escolas e universidades utilizassem mais ...
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O papel do Designer Educacional em contextos não formais: estudo de caso para reformulação educativa em Academias ao Ar Livre
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-30)Este trabalho visa refletir sobre o papel do Designer Educacional em espaços não formais públicos que necessitam de planejamento pedagógico estruturado, identificando público-alvo, dores e necessidades da persona e promovendo ...
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Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacional
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01)Tendo em vista que os alunos das novas gerações têm acesso às tecnologias digitais desde a mais tenra idade - como os jogos digitais - e possuem características próprias das quais o ensino tradicional não dá mais conta, ...
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Cenários sobre atribuições, ações e atividades em projetos de identificação do patrimônio cultural: pontos possíveis de contatos dos profissionais do designer educacional
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-06-21)Apresente pesquisa pretendeu analisar a política pública de educação patrimonial focalizada na participação popular, via análise das propostas desenvolvidas e aplicadas pela metodologia do Inventário Participativo. Para ...
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Portal de acessibilidade da Unifesp: plataforma interativa e aberta para a inclusão no ensino superior
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-22)A proposta deste projeto é investigar o uso efetivo do Portal de Acessibilidade da Unifesp, principalmente a Comunidade Virtual de Aprendizagem desenvolvida dentro do espaço do portal, com a finalidade de avaliar se os ...
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Elaboração de um produto educacional digital APROVASP - Ebook guiado: Desvende sua Linguagem nos Estudos
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-22)O ponto central desse trabalho e da pesquisa decorre em analisar como a orientação vocacional, educacional e de carreira, aliada aos elemento do design educacional, pode contribuir para escolhas mais assertivas das pessoas ...
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A contribuição do designer educacional na produção de jogos digitais para edutenimento
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-23)O presente trabalho tem a intenção de investigar e mapear o perfil de atuação do designer educacional atrelado ao desenvolvimento de jogos didáticos para edutenimento. Durante a execução do projeto, buscou-se explicitar a ...
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O desenvolvimento de um jogo educacional digital para a instrução dos ajustes curriculares a professores do ensino regular
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-22)O presente design, foi projetado na perspectiva de uma educação inclusiva de maior qualidade, considerando a sensibilização dos professores das salas regulares do ensino fundamental e médio, para com os educandos PcD ...
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Como abordar textos dissertativo-argumentativos no ensino fundamental II?
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-23)O presente trabalho tem como enfoque o ensino-aprendizagem de textos dissertativo-argumentativos, propondo um guia com orientações a professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, a fim de auxiliá-los em seu ...
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Jogos digitais e gamificação na aprendizagem: um guia interativo para as aulas de português no primeiro ciclo do ensino fundamental
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-23)O presente trabalho tem por objetivo apresentar as principais características de jogos digitais e gamificação mais utilizados nas aulas de língua portuguesa no primeiro ciclo do ensino fundamental. Como resultado da pesquisa, ...
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Desafios docentes na definição e elaboração de objetivos de aprendizagem em um contexto de aprendizagem baseada em projetos
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-23)O presente trabalho teve como objetivo investigar os desafios e dificuldades enfrentadas por professores no planejamento, na elaboração e definição de objetivos de aprendizagem dentro de um contexto de metodologia de ...