Recent Submissions

  • Desenvolvimento de um guia para criação de Escape Rooms educacionais 

    Bruno, Gabriel da Silva [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01)
    Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um guia prático para a criação de escape rooms digitais no contexto educacional. O guia oferece orientações, exemplos e recursos de apoio que auxiliam o design e a ...

  • Planejativa: framework de metodologias ativas aliadas às TDIC’s para professores da educação básica no Brasil 

    Oliveira, Vanessa Nascimento [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-01)
    O objetivo do projeto é desenvolver um framework para apoio ao professor do ensino básico no Brasil no desenvolvimento de planos de aula com foco em, incialmente, três metodologias de aprendizagens ativas (sala de aula ...

  • Ensino técnico profissional e aprendizagem baseada em projetos: um encaixe perfeito? 

    Higashi, Roberto [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01)
    O presente trabalho propõe a criação de diretrizes (frameworks) para refletir o processo de criação de artefatos para aprendizagem profissional. Os referenciais teóricos utilizados foram a cronologia do ensino técnico ...

  • Projeto de intervenção educacional “me conta um game”: um estudo sobre os jogos digitais como elemento cultural e uma proposta de jornada gamificada para análise crítica das narrativas dos jogos digitais 

    Ferreira, Leonard Emiliano Honório [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-30)
    Esse documento faz parte do Trabalho de Conclusão do curso de Tecnologia em Design Educacional (TEDE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), do ano de 2023, e tem como objetivo apresentar um estudo sobre os jogos ...

  • O papel do designer educacional na elaboração de materiais didáticos 

    Trindade Junior, João Olinto [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01)
    A presente pesquisa procurou analisar o processo de criação de materiais didáticos em prol do processo de ensino-aprendizagem. Fizemos uma pesquisa bibliográfica, de modo a aprofundar a discussão sobre a importância da ...

  • Trabalho colaborativo na educação: desenvolvimento de sistema web para subsídio do planejamento pedagógico do trabalho docente 

    Oliveira, Carolina Beu da Silva de [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01)
    O presente trabalho apresenta uma proposta de concepção de desenvolvimento de um MVP (Produto Mínimo Viável) de um sistema web colaborativo para subsídio do planejamento pedagógico do trabalho docente no âmbito da educação ...

  • O Design educacional na elaboração de um curso de primeiros socorros em unidades escolares do ensino básico 

    Bento, Viviane Patrícia [ UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01)
    O presente trabalho possui como objetivo geral a construção de um curso de primeiros socorros voltado para gestores, professores e funcionários das unidades escolares em atendimento a Lei Federal 13.722, a Lei Lucas. ...

  • Uso de inteligência artificial em sala de aula: aplicativo de correção ortográfica desenvolvido para uso em sala de aula 

    Silva, Gabriely Aquino da [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01)
    Este trabalho apresenta um projeto que visa explorar o uso da inteligência artificial (IA) em sala de aula, especificamente no contexto de correção ortográfica. A ortografia é um aspecto fundamental da comunicação escrita, ...

  • Repositórios de recursos educacionais digitais: uma proposta de marcador de qualidade 

    Almeida, Márcia Augusta de [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01)
    Este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo desenvolver um marcador de qualidade para os repositórios de recursos educacionais digitais, considerando os aspectos pedagógicos e tecnológicos relevantes para a escolha ...

  • ProfGPT: potenciais usos e limitações éticas do ChatGPT na educação 

    Tozetto Neto, Lauro [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-30)
    O uso de tecnologias na educação é um fato reconhecido pela comunidade escolar e que se amplia a cada ano com as novas descobertas tecnológicas. Parte do estímulo para que as escolas e universidades utilizassem mais ...

  • O papel do Designer Educacional em contextos não formais: estudo de caso para reformulação educativa em Academias ao Ar Livre 

    Pereira, Carolina Gomes de Carvalho Araújo [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-30)
    Este trabalho visa refletir sobre o papel do Designer Educacional em espaços não formais públicos que necessitam de planejamento pedagógico estruturado, identificando público-alvo, dores e necessidades da persona e promovendo ...

  • Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacional 

    Medeiros, Susana Maria de [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-01)
    Tendo em vista que os alunos das novas gerações têm acesso às tecnologias digitais desde a mais tenra idade - como os jogos digitais - e possuem características próprias das quais o ensino tradicional não dá mais conta, ...

  • Laudo Antropológico Forense: Caso 033 

    Alves, Syntia Pereira [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2022)
    Laudo técnico antropológico para estimativa de perfil biológico e fatores individualizantes para fins de identificação humana. Caso analisado: Indivíduo nº 033 - Coleção Cemiterial do IEPCF - Guarulhos/LEA UNIFESP

  • Laudo Pericial em Antropologia Forense 

    Machado, Carlos Eduardo Palhares [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2022)
    Laudo técnico antropológico para estimativa de perfil biológico e fatores individualizantes para fins de identificação humana. Caso analisado: Indivíduo nº 014 - Coleção Cemiterial do IEPCF - Guarulhos/LEA UNIFESP

  • Laudo Antropológico: Caso 038 

    Marques, Sergio Ricardo [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2022)
    Laudo técnico antropológico para estimativa de perfil biológico e fatores individualizantes para fins de identificação humana. Caso analisado: Indivíduo nº 038 - Coleção Cemiterial do IEPCF - Guarulhos/LEA UNIFESP

  • Laudo em Antropologia Forense: Caso 18 

    Silva, Rafaela Evangelista Leite da [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2022)
    Laudo técnico antropológico para estimativa de perfil biológico e fatores individualizantes para fins de identificação humana. Caso analisado: Indivíduo nº 018 - Coleção Cemiterial do IEPCF - Guarulhos/LEA UNIFESP

  • Laudo Antropológico 

    Vieira, Raíssa Bastos [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2022)
    Laudo técnico antropológico para estimativa de perfil biológico e fatores individualizantes para fins de identificação humana. Caso analisado: Indivíduo nº 040 - Coleção Cemiterial do IEPCF - Guarulhos/LEA UNIFESP

  • Laudo Pericial em Antropologia Forense 

    Damascena, Nicole Prata [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2022)
    Laudo técnico antropológico para estimativa de perfil biológico e fatores individualizantes para fins de identificação humana. Caso analisado: Indivíduo nº 020 - Coleção Cemiterial do IEPCF - Guarulhos/LEA UNIFESP

  • Laudo de conclusão de curso de Antropologia Forense e Direitos Humanos 

    Barbosa, Mateus Pereira [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2022)
    Laudo técnico antropológico para estimativa de perfil biológico e fatores individualizantes para fins de identificação humana. Caso analisado: Indivíduo nº 039 - Coleção Cemiterial do IEPCF - Guarulhos/LEA UNIFESP

  • Laudo Pericial 

    Biazevic, Maria Gabriela Haye [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2022)
    Laudo técnico antropológico para estimativa de perfil biológico e fatores individualizantes para fins de identificação humana. Caso analisado: Indivíduo nº 014 - Coleção Cemiterial do IEPCF - Guarulhos/LEA UNIFESP

View more