CORPOESCOLA: Fichário hipertextual de atividades corporais e cênicas para aplicação em sala de aula de forma transversal

CORPOESCOLA: Fichário hipertextual de atividades corporais e cênicas para aplicação em sala de aula de forma transversal

Author Ivo, Camila Larissa Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Hardagh, Claudia Coelho Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract O presente projeto tem como foco a educação propondo a criação de um fichário hipertextual de ações corporais lúdicas em artes cênicas que possam ser realizadas em aulas com crianças e adolescentes e por educadores do ensino regular de forma transversal. Os referenciais teóricos, para delimitação das propostas, têm como base a pedagogia das artes cênicas, os teóricos que trabalham com a ludicidade e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dentro da abordagem pedagógica que parte do sociointeracionismo de Vygotsky. Para a construção do artefato (site), são tomados como ponto de partida estudos sobre o hipertexto, a Teoria do Ator-Rede (TAR) e inteligência coletiva. A perspectiva do estudo está em entender as possibilidades dos alunos desenvolverem habilidades que extrapolem os saberes formais escolares do currículo, partindo do corpo como caminho para a construção de uma educação a partir da experiência, da prática e do movimento, produzindo sujeitos autônomos, conscientes de sua individualidade e da coletividade, que são competências importantes para possibilitar a leitura da realidade atual mas que são pouco atendidas pela educação contemporânea com a pouca valorização da ludicidade e das experiências corporais.

This project is focused on education, proposing the creation of a hypertextual file of playful bodily actions in performing arts that can be performed in classes, with children and adolescents and by educators from regular education in a transversal way. The theoretical references, to delimit the proposals, are based on the pedagogy of the performing arts, the theorists who work with playfulness and the Brasilian Common National Curriculum Base (BNCC) within the pedagogical approach that departs from Vygotsky's social interactionism. For the construction of the artifact (website), studies on hypertext, the Actor Network Theory (ANT) and collective intelligence are taken as a starting point. The perspective of the study is to understand the possibilities for students to develop skills that go beyond the formal school knowledge of the curriculum, starting from the body as a way to build an education based on experience, practice and movement, producing autonomous, conscious subjects of their individuality and of the collectivity, which are important skills to enable the reading of the current reality, but which are not attended by contemporary education with little appreciation of playfulness and bodily experiences
Keywords Corpo
Educação
Artes Cênicas
Ludicidade
Fichário Hipertextual
Body
Education
Performing Arts
Playfulness
Hypertextual File
Language Portuguese
Date 2021-06-19
Knowledge area Educação
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 77 f.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61290

Show full item record




File

Name: Corpoescola_Camila Ivo_versao final.pdf
Size: 4.524Mb
Format: PDF
Description: Trabalho de conclusão do curso de graduação em Tecnologia em Design Educacional
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account