Efeito fotoprotetor e imunomodulador dos extratos de Bellis perennis e Polypodium leucotomos em queratinócitos: estudos in vitro

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021-06-30
Autores
Ribeiro, Vivian
Orientadores
Gil, Cristiane [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Objetivos: Avaliar o potencial uso do extrato da planta de Bellis perennis (BPE) em cosmecêuticos como fator fotoprotetor, usando um modelo in vitrode dano de queratinócito induzido por UVA. Métodos: Queratinócitos humanos (linhagem HaCaT) foram incubados com BPE a 0,01, 0,1 ou 1% em meio de cultura DMEM, e após 15 minutos foram submetidos à radiação UVA nas doses de 5, 10 e 15 J/cm2 , respectivamente. Para fins comparativos, o extrato de Polypodium leucotomos (PLE) foi utilizado como controle positivo do efeito fotoprotetor. Após 24 horas de exposição ao UVA, foram realizados ensaios de MTT e LDH (viabilidade celular), análise dos níveis de caspase 3 clivada e ROSpor imunofluorescência, dosagem de IL-6 por ELISA, e ensaios para detectar atividade das enzimas antioxidantes catalase, glutationa peroxidase e superóxido dismutase. Resultados: Aradiação UVA nas doses de 5, 10 e 15 J/cm2 induziu viabilidade celular de 63%, 43% e 23% respectivamente, mostrando que 10 J é mais adequado para nosso estudo. Após 24h, os tratamentos com BPE e PLE a 1% aumentaram significativamente a viabilidade celular em comparação com as células expostas apenas ao UVA (p<0,05), efeito corroborado pelos níveis reduzidos de caspase 3 clivada e ROS no citoplasma dos queratinócitos em relação às células não tratadas e submetidas à UVA (p<0,01). Além disso, os extratos vegetais aumentaram a atividade da catalase e reduziram os níveis de IL-6 após 24h de UVA. Conclusão: Nossos resultados demonstram os efeitos fotoprotetores e imunomoduladores do BPE nos queratinócitos da pele e indicam seu uso como agente bioativo em formulações cosméticas para prevenir danos à pele causados pela exposição à luz ultravioleta.
Descrição
Citação
CARVALHO-RIBEIRO, V. M. S. Efeito fotoprotetor e imunomodulador dos extratos de Bellis perennis e Polypodium leucotomos em queratinócitos: Estudos in vitro. São Paulo, 2021. 63 p. Dissertação (Mestrado em Biologia Estrutural e Funcional ) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo. 2021.