PPG - Interdisciplinar em Ciências da Saúde

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 673
  • Item
    Razão ômega-6/ ômega-3 da dieta segundo condições sociodemográficas, de saúde e consumo de ultraprocessados
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-06) Ghedini, Natália Simonian Rodrigues Valente [UNIFESP]; Domene, Semíramis Martins Álvares [UNIFESP]; Assumpção, Daniela de; http://lattes.cnpq.br/5958583084882302; http://lattes.cnpq.br/7373562130327980; http://lattes.cnpq.br/8759701105501489; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Introdução: A literatura traz evidências de que diversas doenças são desencadeadas por processos inflamatórios; em nível celular, esses estados inflamatórios podem estar relacionados ao desequilíbrio de ácidos graxos (AG) das famílias ômega-6 (n6) e ômega-3 (n3); desta forma a razão n6/n3 da dieta já foi associada ao adoecimento. Condições sociodemográficas e de saúde, como a renda, o sexo, a idade e também o grau de escolaridade são determinantes para as escolhas alimentares. O consumo de produtos ultraprocessados (UP) vem aumentando ao longo dos anos e tomando proporções crescentes em diversas partes do mundo, especialmente nos países de menor renda. Além disso, já se observou que há associação entre o consumo de produtos UP e desfechos de saúde, como a obesidade, a síndrome metabólica, e também com o aumento do risco de câncer de mama. Métodos: Foram empregados neste estudo dados secundários extraídos de um estudo transversal de base populacional realizado no município de Campinas em duas edições, 2008-2009 e 2014-2015; foram analisados os dados de 3384 indivíduos e 2583, respectivamente. A amostra foi composta por voluntários com 10 anos de idade ou mais, não institucionalizados, residentes da área urbana. Foram realizadas entrevistas domiciliares, com uso de um questionário organizado em blocos temáticos. O consumo alimentar foi avaliado por um Recordatório 24h, e os dados foram digitados no software NDS-R. A mediana da razão n6/n3 da dieta e sua associação com as variáveis preditoras foi medida por regressão quantílica. Resultados: A razão n6/n3 aumentou no período em estudo e foi associada ao sexo e ao grau de escolaridade, exceto entre indivíduos que não concluíram o ensino primário; foram observadas ainda associações com a renda, o número de moradores e de equipamentos domésticos. Dentre as variáveis de saúde, a razão n6/n3 foi associada às condições de saúde, como queixas e número de doenças referidas, ao IMC e ao tabagismo, mas destaca-se o aumento observado somente entre indivíduos sedentários. Com relação ao consumo alimentar, a razão n6/n3 foi associada ao grau de processamento dos alimentos, e aumenta conforme aumenta o quintil de consumo de UP e é inversamente associada ao consumo de alimentos in natura ou minimamente processados. Conclusão: a razão n6/n3 da dieta foi associada às condições sociodemográficas, às de saúde e à qualidade da alimentação, sendo diretamente associada ao sedentarismo e ao consumo de alimentos UP.
  • Item
    O trabalho por aplicativo: autonomia ou intensificação da precarização das trabalhadoras domésticas assalariadas?
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-10-24) Pestana, Barbara Militelo [UNIFESP]; Nogueira, Claudia Mazzei [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8369552901224819; http://lattes.cnpq.br/6550880754497378; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    A ofensiva neoliberal que assolou o mundo nos últimos anos, reverberou em mudanças profundas em diversos âmbitos sociais, um deles foi o mundo do trabalho, onde através do constante estado de crise econômica, o capital atinge um de seus maiores picos de exploração da mão de obra da classe trabalhadora por meio de políticas de flexibilização do trabalho. Neste contexto, o trabalho por plataformas digitais surge como uma alternativa viável ao desemprego ou como um complemento de renda para sobrevivência, principalmente para os trabalhadores e trabalhadoras do setor de serviços. Porém, os trabalhos por plataformas digitais estão repletos de dinâmicas de intensificação da precarização e do ritmo de trabalho destas categorias. Neste estudo foi analisado a categoria das trabalhadoras de limpeza que prestam serviços por aplicativos, com objetivo de compreender através das suas vivencias como se dá o trabalho de limpeza através de plataformas digitais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas para análise dos conteúdos indicados pelas entrevistadas por meio de categorias temáticas. Assim, foi possível identificar que que o trabalho pelas plataformas digitais aumenta a precarização das trabalhadoras de limpeza e ainda utiliza dinâmicas arbitrarias que prejudicam o cotidiano de trabalho destas mulheres. Por fim, entende-se que as tecnologias deveriam contribuir para a emancipação da classe trabalhadora, porém enquanto estiver submetida a lógica do capital será mais um instrumento de controle e exploração dos trabalhadores e trabalhadoras.
  • Item
    Estudo do impacto da prática de atividades físicas e esportivas ao ar livre sobre a saúde e bem estar de usuários de programas oferecidos pela Prefeitura Municipal de Santos/SP
    (Universidade Federal de São Paulo, 2022-05-19) Miguel, Andrea Gamito Santos Aguiar [UNIFESP]; Gomes, Ricardo José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2738281530091229; http://lattes.cnpq.br/5529521651735851; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    A prática de atividades físicas (AFs) no tempo de lazer tem sido uma importante ferramenta para melhoria da qualidade de vida. Os benefícios da prática de atividade física (AF) à saúde são bem estabelecidos, bem como a aceitação do estilo de vida fisicamente ativo como fator preventivo de agravos à saúde. As atividades ao ar livre podem levar o indivíduo a um bem-estar que auxilia na redução dos efeitos negativos do estresse, além de reduzir o comportamento sedentário. O objetivo do estudo foi a realização de uma pesquisa exploratória, de característica quantitativa e qualitativa através do acesso ao banco de dados da prefeitura de Santos. Foram elaborados questionários com perguntas abertas e fechadas para usuários matriculados, não matriculados e profissionais dos cenários Parque Roberto Mário Santini e Postos Orla 2, 5 e 7. Foram incluídos no estudo 76 usuários matriculados e 26 usuários espontâneos praticantes regulares de atividades físicas nos locais objeto da pesquisa. Os questionários aplicados buscaram avaliar a percepção de saúde, qualidade de vida e bem estar dos usuários, bem como aspectos relacionados a estrutura dos locais e a percepção sobre a AF do qual os voluntários participaram. O estudo demonstrou em seus resultados que a oferta de espaço públicos adequados para a prática de atividades físicas é um importante recurso de promoção e proteção da saúde, ressaltando também a importância de atividades físicas/esportivas com a supervisão de profissional de educação física. Independentemente da modalidade realizada, houve melhora da percepção de saúde após o início das práticas. Durante a pandemia, houve o fechamento dos locais para práticas de atividades físicas ao ar livre e as percepções quanto as consequências deste fechamento para saúde e qualidade de vida dos usuários também foram abordadas no presente estudo. Os resultados demonstraram que segundo as percepções dos usuários, são necessários mais esforços e investimentos do poder público para que os projetos de promoção e cuidado a saúde sejam ampliados e possam atingir a maior parte da população. Os resultados encontrados, podem também servir de instrumento de auxílio para o direcionamento de políticas públicas e gestão nas áreas de saúde, esportes e meio ambiente, voltadas para promoção de saúde na comunidade através da prática de atividades físicas de lazer ao ar livre.
  • Item
    Efeitos da pandemia na percepção de ribeirinhos do Amazonas que foram infectados pela Covid-19
    (Universidade Federal de São Paulo, 2024-01-31) Zahn, Sara Neves Lima [UNIFESP]; Padovani, Ricardo da Costa [UNIFESP]; Caranti, Danielle Arisa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4760019839583649; http://lattes.cnpq.br/5442923292795249; http://lattes.cnpq.br/9495645871390040; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    O estado do Amazonas apresentou um dos cenários mais desastrosos durante a pandemia com a interiorização rápida do vírus, a falta de oxigênio, a ausência de leitos hospitalares e o número alarmante de óbitos. Os ribeirinhos, população tradicional da floresta e da água, sentiram todos esses efeitos em uma condição de vulnerabilidade, por conta de aspectos como a situação de moradia, condições sanitárias insalubres, distanciamento geográfico de serviços públicos e desafios enfrentados para garantir a sobrevivência nas várzeas e cheias dos rios. Esta pesquisa teve como objetivo compreender os efeitos da pandemia na percepção de ribeirinhos do Amazonas que foram infectados pela covid-19. Trata-se de um estudo de campo observacional descritivo de natureza qualitativa e amostragem intencional, adequada com base no critério de saturação. Participaram do estudo 12 indivíduos ribeirinhos, maiores de 18 anos, do sexo feminino e masculino, que foram infectados pela Covid-19 durante a primeira onda da pandemia. Para obtenção dos dados foram utilizados: um questionário de perfil sociodemográfico e de saúde de populações ribeirinhas durante a pandemia, o questionário do Critério de Classificação Econômica Brasil, uma entrevista semiestruturada e a observação participante registrada em um diário de campo. Para análise dos dados qualitativos foi utilizada a análise de conteúdo do tipo temática que propõe uma pré-análise, através da leitura flutuante, seleção das unidades de significado, e tratamento dos resultados, agregando os dados em núcleos temáticos e subnúcleos. Os participantes tinham idade entre 29 e 54 anos, sendo sete mulheres. A pesca e agricultura foram as ocupações relatadas pela maioria dos entrevistados. Foram identificados quatro núcleos temáticos: “Modos de vida na comunidade”, emergente das falas dos entrevistados, compõe o primeiro item dos resultados junto às características sociodemográficas dos participantes; “No meio do temporal”, que incorporou as compreensões sobre Covid-19, medidas de contenção do vírus, efeitos percebidos no corpo e impacto da pandemia sobre as escolas ribeirinhas; “Enfrentamento à Covid-19”, que envolveu a percepção do ribeirinho quanto à assistência em saúde recebida durante a pandemia, à utilização dos saberes ancestrais e elementos da floresta na tentativa de recuperação da saúde e à outras estratégias de enfrentamento utilizadas; “‘Doeu no bolso e faltou no prato’”, que fez alusão aos efeitos negativos da pandemia sobre a economia e sobre o estilo de vida ribeirinho. Os efeitos da Covid-19 apresentados pelos participantes demonstram as desigualdades sociais instaladas no cenário ribeirinho e acentuação dos problemas estruturais dos serviços públicos, alertando quanto a efetividade das políticas públicas dirigidas a esses povos.
  • Item
    Efeito imediato do uso de órtese de punho na coordenação muscular e na cinemática da extremidade superior de indivíduos sem disfunção e com síndrome do túnel do carpo
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-10-30) Figueiredo, Danielle Soares [UNIFESP]; Carvalho, Raquel de Paula [UNIFESP]; Mochizuki, Luis; http://lattes.cnpq.br/8627721608275566; http://lattes.cnpq.br/7980384093582831; http://lattes.cnpq.br/6302722050056109; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Restringir a articulação do punho pode alterar a coordenação muscular e a cinemática proximal da extremidade superior de indivíduos sem disfunções. É fundamental avaliar esses efeitos em populações com disfunções que usam contenção articular no punho, como indivíduos com síndrome do túnel do carpo (STC) que comumente relatam dor no ombro. Assim, o objetivo geral dessa tese foi verificar os efeitos do uso da órtese de punho na coordenação muscular e na cinemática de indivíduos sem disfunção e com STC. Para isso, essa tese foi dividida em três estudos. O Estudo 1 foi uma Revisão Sistemática para primeiramente examinar a efetividade da órtese de punho na redução da dor de indivíduos com STC. A estratégia de busca foi realizada em sete importantes bases de dados. Após o processo de triagem e elegibilidade, três ensaios clínicos aleatorizados, dois ensaios não aleatorizados e um observacional foram incluídos e avaliados sobre o risco de viés pela ferramenta da Colaboração Cochrane. A amostra final variou entre 24 e 91 indivíduos com média de idade entre 42,4 e 58,2 anos. Os estudos utilizaram escalas de autorrelato da dor e mostraram que o uso isolado de órtese reduz a intensidade da dor em indivíduos com STC. O Estudo 2 foi uma Revisão Sistemática para identificar os efeitos da contenção articular de punho na atividade eletromiográfica e na cinemática da extremidade superior de adultos sem disfunções. O método foi semelhante ao Estudo 1, exceto que a avaliação metodológica dos estudos foi realizada pelo Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology checklist e a Newcastle - Ottawa Quality Assessment Scale. Após o processo de triagem e elegibilidade, 13 estudos observacionais foram incluídos. A amostra compreendeu 254 indivíduos entre 18 e 50 anos de idade avaliados em tarefas com e sem diferentes tipos de contenção articular no punho, o que alterou a atividade eletromiográfica de músculos da extremidade superior e a cinemática linear e ângulos articulares de adultos sem disfunções. Esses resultados auxiliaram no delineamento do Estudo 3, que teve o objetivo de avaliar os efeitos imediatos da órtese de punho na coordenação muscular e na cinemática da extremidade superior de indivíduos sem disfunção e de indivíduos com STC. Cinco mulheres entre 22 e 44 anos foram alocadas no Grupo Controle, e três mulheres entre 53 e 64 anos foram alocadas no Grupo STC. O experimento foi realizado em uma única sessão, que iniciou com anamnese, aplicação de questionários, avaliação de pinças e intensidade de dor. Após, a cinemática e os sinais eletromiográficos de músculos da extremidade superior dominante direita foram amostrados durante tarefas de elevação no plano escapular e de alcance, em três procedimentos: (SO1) sem órtese, (CO) com órtese, e (SO2) imediatamente após retirar a órtese. Após, a intensidade de dor foi avaliada novamente. Os testes Kruskal-Wallis, Friedman e Anova foram utilizados com nível de significância adotado ≤0,05. Os resultados da tarefa de elevação mostraram que o Grupo STC apresentou menor duração, distância percorrida e pico de deslocamento comparado ao Controle. Ambos os grupos apresentaram maior número de sinergias musculares encontradas e maior informação mútua entre os sinais eletromiográficos na sessão SO2. Na avaliação da tarefa de alcance, o Grupo STC apresentou menor distância percorrida na sessão SO1 e SO2 e menor velocidade média na sessão SO1. As alterações encontradas na sessão SO2 podem sugerir que houve um aumento compensatório na coordenação muscular proximal como um mecanismo de estabilização dessas articulações como resposta imediata à restrição articular imposta pela órtese. Conclui-se que a órtese de punho pode alterar de maneira imediata a coordenação muscular e cinemática da extremidade superior de indivíduos com e sem STC. Os resultados devem ser interpretados com cautela visto que são preliminares.