Browsing Administração by Title
Now showing items 48-67 of 180
-
Economia compartilhada e as novas relações de trabalho: um estudo sobre a motivação de motoristas autônomos por aplicativo
(Universidade Federal de São Paulo, 2019-06-26)Esta pesquisa teve como objetivo analisar a motivação de motoristas autônomos por aplicativos na região metropolitana de São Paulo, sob a ótica da economia compartilhada, por meio da identificação dos fatores higiênicos ...
-
Economia solidária: possível emancipação para as mulheres?
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01)A presença da mulher no mercado de trabalho intensificou-se com o passar dos anos no século XXI. Porém, ainda há diversas barreiras para as mulheres nas atividades produtivas. Remuneração menor, dupla jornada de trabalho, ...
-
Educação empreendedora: revisão sistemática para trazer novas perspectivas para o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos do SEBRAE
(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-03)O empreendedorismo é caracterizado como a arte de transformar sonhos em realidade, estimulando a capacidade criativa e assumindo riscos calculados. Possui algumas vertentes, como a educação empreendedora, caracterizada ...
-
Os efeitos do endosso de figuras públicas em propagandas
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-02)Uma estratégia que muitas marcas utilizam em suas campanhas publicitárias é o endossamento de figuras públicas. Com a ascensão das redes sociais, essa prática se tornou cada vez mais comum: empresas contratam usuários ...
-
Employer branding, casamento entre marketing e gestão de pessoas: um estudo de caso
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-01-11)As empresas possuem o desafio de se manterem competitivas no mercado a fim de atrair candidatos em potencial. Nesse contexto, a estratégia da Marca Empregadora (Employer Branding) se desponta como fonte de diferenciação ...
-
Entendendo a relação entre operações sustentáveis e a tecnologia – uma revisão sistemática
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-13)As operações sustentáveis são as práticas empresariais que buscam equilibrar o crescimento econômico com a proteção ambiental e a responsabilidade social. Essas práticas estão em constante modificação devido à evolução ...
-
Envelhecimento da população: políticas públicas direcionadas aos idosos na região metropolitana de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo, 21-03-02)A inversão da pirâmide etária da população brasileira evidencia a transição demográfica que o país enfrenta. Enquanto alguns países europeus levaram mais de um século para dobrar seu percentual de idosos, projeta-se que ...
-
Envelhecimento no mercado de trabalho: trajetória de carreira e estratégias de inserção de pessoas mais velhas no mercado de trabalho
(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-05)O trabalho teve como objetivo refletir sobre um conjunto de fatores, tecendo algumas considerações, que me permitiu perceber como e quais estratégias as pessoas „‟seniores‟‟ se utilizam para voltar ao mercado de trabalho ...
-
Estratégias de comunicação utilizadas nas redes sociais e sua efetividade: o caso Magazine Luiza
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-20)Este trabalho tem como objetivo entender se as estratégias e formas de comunicações utilizadas no Facebook pela empresa Magazine Luiza estão alinhadas com o seu público alvo, e está gerando o engajamento online almejado. ...
-
Estratégias de marketing esportivo: um estudo de caso sobre as estratégias da ATP - Associação dos Tenistas Profissionais
(Universidade Federal de São Paulo, 2019-11-26)O presente estudo teve como objetivo identificar e descrever as ações de marketing esportivo implementadas pela Associação de Tenistas Profissionais (ATP), tendo um enfoque na vertente sobre serviços. Primeiramente, foi ...
-
Estratégias e desempenho dos maiores fundos de pensão brasileiros
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-06)Neste trabalho buscamos avaliar os resultados obtidos pelo setor de previdência complementar fechada no período de 2013 a 2020, a fim de verificar as estratégias e o desempenho que as maiores fundações obtiveram nesses ...
-
Estratégias para licenciamento de marcas: do conceito à operacionalização
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-14)Adentrar no mundo do licenciamento não é um trabalho fácil, primeiro por não ser uma área tão conhecida e também por ser um tema muito abrangente e complexo. Pessoas entendidas da área afirmam que para uma boa base de ...
-
Estudo comparativo de iniciativas em sustentabilidade: as experiências da Natura e do Boticário
(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-06)Neste trabalho realizou-se um estudo comparativo sobre as iniciativas em sustentabilidade e embalagens sustentáveis no setor de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (HPPC) no Brasil. Uma pesquisa exploratória de ...
-
Estudo comparativo entre carteira de ações ESG e carteira convencional no Brasil
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-12)O presente trabalho teve como objetivo investigar o comportamento de investimentos sustentáveis, emitidos por empresas no Brasil alinhadas com critérios ESG. Especificamente, foram conduzidas análises de ações eleitas ...
-
Estudo de público do Centro Educacional Unificado Formosa: o diálogo entre a biblioteca e a comunidade
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-01)O trabalho é resultado de uma pesquisa em educação e marketing cultural. Ele retrata um estudo organizacional realizado no Centro Educacional Unificado (CEU) Formosa, onde o espaço cultural poderia ser mais utilizado ...
-
Um estudo documental sobre recomendação social em aplicativos de relacionamento
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-26)Na atualidade, a informação tem se tornado cada vez mais abundante e necessária na sociedade. Dado a facilidade de acesso às informações, os processos decisórios tornam-se cada vez mais complexos, e soluções para auxiliar ...
-
Estudo dos canais de busca de informação e compra: Unichannel e Omnichannel
(Universidade Federal de São Paulo, 2019-06-19)O presente trabalho buscou estudar os fenômenos Unichannel, Omnichannel, Webrooming e Showrooming em dois tipos de produtos diferentes: eletrônicos e vestuário. Para tanto, aplicou-se um questionário formulado a partir de ...
-
Estudo experimental sobre o efeito da adoção de chatbot humanizado e não humanizado na percepção de confiança do usuário na campanha do Setembro Amarelo
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-19)Este estudo realizou um experimento com o objetivo de analisar os construtos que se relacionam na interação do usuário com chatbot não humanizado e humanizado, como semelhança com humano, competência percebida e satisfação, ...
-
Estudo sobre o papel do cidadão para a caracterização das cidades inteligentes
(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-06)Diante dos problemas de crescimento populacional e concentração urbana surge a necessidade de implantação de novas abordagens que possibilitem um crescimento sustentável da cidade. Esta abordagem deve ser capaz de integrar ...
-
Um estudo sobre o projeto-piloto financiado pela EMBRAPII no setor de cosméticos
(Universidade Federal de São Paulo, 2019-06-19)A inovação tecnológica é um dos quesitos fundamentais para o avanço econômico e competitivo de qualquer país. O Brasil tem o desafio de ser um país inovador e competitivo perante ao mercado internacional, para tanto, a ...