Browsing Administração by Title
Now showing items 107-124 of 124
-
Recomendação de pessoas em redes sociais: processo e problemática
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-25)Os sistemas de recomendação foram criados com o propósito de preencher a lacuna entre a coleta de informação e a disposição dessa informação de forma relevante. Com sua evolução, os sistemas de recomendação deixaram de ...
-
Relação entre apego às marcas e sobrecarga de informações em vendedores atacadistas da indústria de bebidas alcoólicas
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-13)Este trabalho aborda o construto de sobrecarga da informação que por estudos anteriores tem demonstrado que tal fenômeno diminui a eficácia geral dos indivíduos. Aplicando o construto a vendedores atacadista e investigando ...
-
Relação entre o desempenho esportivo e as receitas de sócios torcedores: uma análise dos clubes mais bem ranqueados na CBF em 2019
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-03)O mundo vem sofrendo diversas mudanças, a partir do surgimento de novas tecnologias, dentre elas o advento da internet. A partir dela uma aldeia global surgiu e trouxe inúmeras transformações, como o rápido acesso à ...
-
Relações entre contabilidade pessoal e práticas financeiras não-saudáveis entre universitários
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-27)O presente trabalho teve como objetivo central investigar se há associação entre contabilidade pessoal e práticas financeiras tidas como não saudáveis adotadas entre universitários. Dessa forma, a pesquisa foi realizada ...
-
A responsabilidade dos administradores no caso da barragem de Brumadinho
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-11)O grande número de impactos causados ao meio ambiente tornou necessário que ações fossem tomadas pelo Poder Público na tentativa de coibir as diversas formas de poluição, proteger os bens comuns do povo e responsabilizar ...
-
A responsabilidade socioambiental corporativa sobre os crimes ambientais: um estudo observacional do filme ‘O preço da verdade’
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-10)Atualmente cada vez mais se discutem temas relacionados à responsabilidade socioambiental corporativa (RSC), na tentativa de definir e delimitar o conceito. Verifica-se que, além dessa discussão, existe o contraste da busca ...
-
Respostas dos consumidores à falta de produtos no varejo: uma análise considerando o foco regulatório do consumidor em produtos de compra não planejada
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-02)O mercado varejista apresenta uma grande variedade de estudos, principalmente relacionados ao comportamento dos consumidores em diferentes cenários. Um tema muito pertinente neste contexto são os impactos que a falta de ...
-
Revisão crítica da literatura sobre as escalas de satisfação no trabalho no contexto do trabalho remoto
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01)A pandemia do coronavírus transformou a realidade de trabalho de muitas pessoas em todo o mundo. O regime de home-office foi adotado como solução para contornar os problemas trazidos pelo fácil contágio do vírus. Com o ...
-
A segurança como fator-chave para a cidade inteligente, a confiança dos cidadãos e o uso de tecnologias
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-13)As cidades inteligentes vêm crescendo ao redor do mundo, impulsionadas por inovações tecnológicas. Com elas surgem diversas oportunidades, mas também novas ameaças à nossa segurança e privacidade nesta realidade interconectada. ...
-
Spread de crédito no mercado de debêntures no Brasil de 2010 a 2020
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01)O objetivo do trabalho foi analisar a influência dos fatores rating, volume, prazo, câmbio e EMBI (Emerging Markets Bond Index) na precificação de debêntures através de modelos de determinação de spread nas emissões desses ...
-
Sustentabilidade nos bancos brasileiros: uma análise sob a perspectiva do Índice Global Reporting Initiative (GRI)
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-09)É de conhecimento geral que o tema da sustentabilidade se disseminou fortemente nos últimos anos, entretanto a sua assimilação às organizações não acompanha no mesmo progresso. Dessa forma, este estudo objetivou identificar ...
-
Transição de Carreira de Atletas Profissionais de Futebol em tempos de crise
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-14)A transição de carreira do atleta profissional de futebol para outra atividade laboral é um momento difícil na vida dos atletas que, inevitavelmente, precisarão enfrentá-la em algum momento. O presente estudo busca avaliar ...
-
A transição do consumidor brasileiro no cenário Covid-19: offline to on-line
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-08)Ao longo da história, o estudo do comportamento do consumidor se desenvolveu de tal forma que se tornou um tema de extrema importância para a estratégia e sucesso das empresas. O período da pandemia do Covid-19 chegou ...
-
A uberização e suas estrelas: uma proposta de gestão algorítmica do trabalhador just in time baseada em indicadores estratégicos de desempenho
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-08)O capitalismo vem se transformando rapidamente rumo a era da pura tecnologia e plena interação entre homem e máquinas, um reflexo marcante disso é o crescimento da “uberização”, termo esse que retrata o uso de aplicativos ...
-
O uso das plataformas de redes sociais como instrumento de vendas: o caso dos negócios baseados em gastronomia
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-22)O uso das redes sociais por micro e pequenos empreendedores vem se tornando cada vez mais frequente, principalmente pela oportunidade de divulgar e vender seus produtos nas plataformas. O presente estudo tem como objetivo ...
-
Uso de machine learning para entendimento das relações de consumo no modelo de negócio (Saas Enabled Marketplace) do OLIST
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-23)Com o crescente acesso a internet pela população brasileira, houve um expressivo crescimento da área do comércio eletrônico, com a expectativa de alavancar as vendas de empreendedores, que são um importante pilar da economia ...
-
Utilização de instrumentos derivativos como Hedge cambial para empresas no mercado brasileiro
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-24)Estratégias de hedge se fazem de extrema importância para empresas brasileiras que negociam parte de seus ativos ou passivos em moeda estrangeira, nesse cenário, os derivativos se mostram eficientes se utilizados para esse ...
-
A Vale S.A. como uma empresa icônica das transformações da economia brasileira e dos processos globais
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-18)O objetivo central deste trabalho é analisar e refletir sobre quais movimentos são particulares à empresa Vale S.A. e quais são tendenciais dentro do sistema econômico capitalista. Para o cumprimento deste objetivo, será ...