Browsing Administração by Title
Now showing items 33-52 of 124
-
Economia solidária: possível emancipação para as mulheres?
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01)A presença da mulher no mercado de trabalho intensificou-se com o passar dos anos no século XXI. Porém, ainda há diversas barreiras para as mulheres nas atividades produtivas. Remuneração menor, dupla jornada de trabalho, ...
-
Os efeitos do endosso de figuras públicas em propagandas
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-02)Uma estratégia que muitas marcas utilizam em suas campanhas publicitárias é o endossamento de figuras públicas. Com a ascensão das redes sociais, essa prática se tornou cada vez mais comum: empresas contratam usuários ...
-
Employer branding, casamento entre marketing e gestão de pessoas: um estudo de caso
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-01-11)As empresas possuem o desafio de se manterem competitivas no mercado a fim de atrair candidatos em potencial. Nesse contexto, a estratégia da Marca Empregadora (Employer Branding) se desponta como fonte de diferenciação ...
-
Envelhecimento da população: políticas públicas direcionadas aos idosos na região metropolitana de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo, 21-03-02)A inversão da pirâmide etária da população brasileira evidencia a transição demográfica que o país enfrenta. Enquanto alguns países europeus levaram mais de um século para dobrar seu percentual de idosos, projeta-se que ...
-
Estratégias de comunicação utilizadas nas redes sociais e sua efetividade: o caso Magazine Luiza
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-20)Este trabalho tem como objetivo entender se as estratégias e formas de comunicações utilizadas no Facebook pela empresa Magazine Luiza estão alinhadas com o seu público alvo, e está gerando o engajamento online almejado. ...
-
Estratégias e desempenho dos maiores fundos de pensão brasileiros
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-06)Neste trabalho buscamos avaliar os resultados obtidos pelo setor de previdência complementar fechada no período de 2013 a 2020, a fim de verificar as estratégias e o desempenho que as maiores fundações obtiveram nesses ...
-
Estratégias para licenciamento de marcas: do conceito à operacionalização
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-14)Adentrar no mundo do licenciamento não é um trabalho fácil, primeiro por não ser uma área tão conhecida e também por ser um tema muito abrangente e complexo. Pessoas entendidas da área afirmam que para uma boa base de ...
-
Estudo de público do Centro Educacional Unificado Formosa: o diálogo entre a biblioteca e a comunidade
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-01)O trabalho é resultado de uma pesquisa em educação e marketing cultural. Ele retrata um estudo organizacional realizado no Centro Educacional Unificado (CEU) Formosa, onde o espaço cultural poderia ser mais utilizado ...
-
Um estudo documental sobre recomendação social em aplicativos de relacionamento
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-26)Na atualidade, a informação tem se tornado cada vez mais abundante e necessária na sociedade. Dado a facilidade de acesso às informações, os processos decisórios tornam-se cada vez mais complexos, e soluções para auxiliar ...
-
Estudo experimental sobre o efeito da adoção de chatbot humanizado e não humanizado na percepção de confiança do usuário na campanha do Setembro Amarelo
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-19)Este estudo realizou um experimento com o objetivo de analisar os construtos que se relacionam na interação do usuário com chatbot não humanizado e humanizado, como semelhança com humano, competência percebida e satisfação, ...
-
A experiência do teletrabalho na perspectiva dos trabalhadores durante a pandemia de Covid-19
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-11)O ano de 2020 foi marcado pelo início da pandemia de Covid-19 no Brasil e, por se tratar de uma doença contagiosa, medidas de distanciamento social foram adotadas para impedir a proliferação mais acentuada do vírus. No ...
-
Ética como base para tomada de decisão nas organizações: uma análise do filme “A firma”
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-16)O comportamento do ser humano impacta na vida do próximo, e, com isso, os indivíduos se afetam mutuamente a todo tempo e em todas as esferas, inclusive organizacional. A ética é indissociável das organizações, e está ...
-
FALSOS DISCURSOS MERCADOLÓGICOS E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: GREENWASHING, BLUEWASHING E NEUTRO
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-23)O trabalho teve como objetivo compreender a reação dos consumidores às peças publicitárias que contem apelos caracterizados como greenwashing e/ou bluewashing. Procedeu-se, inicialmente, a uma revisão da literatura, focando ...
-
Fatores determinantes na motivação e intenção de recomendação via eWOM em grupos de comida e bebida no Facebook
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-19)Este estudo teve por objetivo compreender os fatores determinantes que influenciam a motivação e a intenção de recomendação via eWOM de grupos de comida e bebida no Facebook, compreendendo a interação entre os ...
-
Fatores influenciadores na decisão de adoção de drones no varejo farmacêutico
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-02)O estudo dos fatores influenciadores na adoção de drones no varejo farmacêutico é o principal foco deste trabalho. Por meio da fundamentação teórica pode-se analisar o cenário de pandemia vivido no ano de 2020 que nos faz ...
-
Fatores que caracterizam a educação para o desenvolvimento de uma cidade inteligente
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-08)O desenvolvimento tecnológico trouxe foco ao desenvolvimento sustentável das cidades, bem como o acelerado crescimento populacional nos grandes centros urbanos trouxe urgência ao estudo e discussões a respeito da abordagem ...
-
O fenômeno do coworking : um estudo sobre a adesão de empresas ao modelo como solução imobiliária
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-23)A economia compartilhada, sistema social e econômico, é baseada no compartilhamento de recursos humanos, físicos ou intelectuais. Essa tendência deu origem a diversas iniciativas de negócio que vem gerando grande impacto ...
-
Finanças comportamentais e o perfil do investidor brasileiro
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-15)Este estudo contempla o comportamento como foco central e seus desdobramentos em todo o cenário econêmico, utilizando as pesquisas sobre finanças comportamentais, suas origens, definições e causas como base para fazer ...
-
Finanças comportamentais num cenário de pandemia: uma análise documental
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01)O presente trabalho tem o objetivo de analisar como um cenário de crise marcado pela pandemia do covid-19 impactou o comportamento financeiro dos brasileiros sob a ótica das finanças comportamentais. Para alcançar esse ...
-
Fintechs: os impactos da transformação digital na inclusão financeira do Brasil
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-16)As fintechs – empresas de inovação aplicadas na solução de serviços financeiros – adotam um modelo de negócio inovador que compete com o modelo tradicional do mercado financeiro, e que são impulsionadas pela transformação ...