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Evocação de palavras por pista fonossilábica/grafossilábica em indivíduos saudáveis
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021-01-26)INTRODUÇÃO: As tarefas de eliciação lexical a partir de pistas fonológicas são influenciadas por variáveis como a frequência, a familiaridade e também pelo o grau de concretude/imageabilidade das palavras e a concordância ...
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Processamento auditivo e musical em cantores populares com dificuldade em melodias
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 21-01-26)Objetivo: Analisar a relação entre a ocorrência de queixas de dificuldade com melodias novas em cantores profissionais e a presença de alteração do processamento auditivo. Método: Estudo observacional do tipo caso-controle, ...
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Tipos de erros na escrita e memória operacional em crianças no início do ensino fundamental
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-01-21)Diversos estudos buscaram analisar a relação entre a memória operacional e a leitura, porém poucos se dedicaram a fazer o mesmo com a escrita. Objetivo: O objetivo geral deste estudo foi analisar, em escolares no início ...
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The Auditory Processing Domains Questionnaire – APDQ em adultos com défices em processamento auditivo
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-01-26)Alguns questionários e escalas utilizadas para a triagem foram validados na população pediátrica, devido à grande relação entre processamento auditivo central e o processo de aprendizagem. Poucos foram estudados em adultos. ...
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Nível socioeconômico, desenvolvimento de funções executivas e aquisição de leitura em crianças do Ensino Fundamental I
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-20)INTRODUÇÃO: A leitura é um ato de comunicação complexa, sendo influenciada por fatores cognitivos, como funções executivas, e socioeconômicos, renda familiar e nível de escolaridade dos pais. Para uma melhor compreensão ...
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A relevância do engajamento familiar na implementação do Picture Exchange Communication System - PECS em crianças autistas
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-07-14)Objetivo: Analisar a relevância do engajamento familiar na implementação do Picture Exchange Communication System - PECS em crianças autistas não verbais. Metodologia: Trata-se de estudo longitudinal (1284/2017). A amostra ...
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Estudo exploratório sobre seletividade alimentar no transtorno do espectro do autismo
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-10)Introdução: A seletividade alimentar é caracterizada pela recusa alimentar, pouco apetite e desinteresse pelo alimento (Gonçalves et al, 2013). Nos indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) esse distúrbio ...
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Ocorrência de zumbido e fatores associados em adultos
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-02)O zumbido é um sintoma que cada vez mais acomete crianças e adolescentes em decorrência de maus hábitos auditivos e de estilo de vida e que é de alta prevalência em indivíduos idosos. A identificação de fatores de risco ...
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Triagem auditiva e avaliação do equilíbrio em adultos com histórico de traumatismo cranioencefálico
(Universidade Federal de São Paulo, 2021)Objetivo: Realizar triagem auditiva em pacientes adultos pós traumatismo cranioencefálico. Método: Trata-se de um estudo observacional transversal realizado no ambulatório de Neurotrauma/Neurocirurgia do Hospital São Paulo ...
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Sinais de desenvolvimento de linguagem em crianças com Síndrome de Down entre 17 e 48 meses
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-11)Objetivo: Verificar os comportamentos de linguagem oral expressiva e receptiva em crianças de 17 a 48 meses com Síndrome de Down. Considerou-se haver desempenhos abaixo do esperado em habilidades receptivas e expressivas ...
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Elaboração e validação de conteúdo de um questionário para avaliar o ambiente de aprendizagem em casa de crianças pré-escolares
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-01-26)Um adequado desenvolvimento de linguagem depende de fatores intrínsecos e extrínsecos. Dada a importância de uma identificação precoce de fatores protetores e de risco para o desenvolvimento de linguagem, o objetivo ...
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Crenças culturais e mitos difundidos entre usuários de voz profissional: revisão integrativa de literatura
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-11)Introdução: A voz é o principal substrato comunicacional, além de ser objeto de estudo de muitas ciências e a principal matéria-prima de comércio e de sobrevivência profissional de um terço da população mundial inserida ...
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Desenvolvimento da memória operacional em crianças de 3 a 5 anos: Retenção do item ou da ordem serial?
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-01-26)Introdução: De acordo com o modelo proposto por Baddeley & Hitch (1974) e revisado por Baddeley (2000), a Memória Operacional é subdividida em quatro subcomponentes: o executivo central, que atua como um sistema de ...
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Construção do questionário para levantamento de Características Comunicativas no Aprendizado Compulsório da Língua de Acolhimento - QCALAc
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021)Introdução: Diz-se refugiado aquele que foi obrigado a sair de seu local de origem e migrar para outro, devido a perseguições políticas, religiosas, raciais, étnicas, de nacionalidade e/ou conflitos armados e grave e ...
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Leitura de palavras e consciência fonológica no 2º ano do ensino fundamental
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021)Introdução: É consenso que as habilidades cognitivo linguísticas componentes do processamento fonológico são preditoras do aprendizado da leitura. A consciência fonológica é fundamental para o desenvolvimento da decodificação ...
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Estudo das habilidades auditivas de localização espacial, percepção de fala e qualidade sonora por meio do questionário Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (SSQ) em idosos com e sem perda auditiva
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-11)Introdução: Idosos, mesmo com audição normal, apresentam queixas de compreensão de fala no ruído. Muito se tem estudado sobre declínio auditivo e cognitivo decorrentes do envelhecimento, no entanto, a interrelação entre ...
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Acurácia e compreensão de leitura e memória fonológica operacional no 2º ano do Ensino Fundamental
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-11)Objetivo: Investigar associações entre a compreensão e a acurácia de leitura, a compreensão auditiva e a memória fonológica operacional, em escolares do 2º ano do Ensino Fundamental, segundo o desempenho em compreensão ...
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Crianças disléxicas e a relação com a função vestibular e equilíbrio corporal: revisão de escopo
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-11)Introdução: Sintomas associados à dislexia de desenvolvimento, como problemas de estabilidade postural, equilíbrio e orientação espacial, e de movimentos oculares, podem ser indicativos de disfunção vestibular. Objetivo: ...
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Audição na fala, na comunicação, na aprendizagem autopercebida em jovens adultos
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-07-13)Objetivo: Verificar a autopercepção de jovens adultos do comportamento auditivo do dia a dia em relação à comunicação e aprendizagem e correlacionar com a autopercepção da audição para a fala, audição espacial e qualidade ...
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Efeitos do ruído ambiental na voz do professor: uma revisão de escopo
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-01-26)Objetivo: Identificar, avaliar e sumarizar as melhores evidências científicas disponíveis na literatura sobre os efeitos do ruído ambiental e seu impacto na voz de professores. Método: Revisão de escopo que seguiu a ...