Now showing items 1-20 of 180

    • Ações artísticas no ambiente educativo 

      Lima, Bruna Calogi Mirahy de (Universidade Federal de São Paulo, 2021-04-13)
      O presente trabalho tem como principal objetivo contribuir com a reflexão acerca do ensino das Artes para crianças pequenas em ambiente escolar por meio de um relato de experiência. A disciplina de Fundamentos Teórico-Práticos ...

    • Alfabetização em turmas de 1º ano: levantamento de atividades a partir de cadernos escolares 

      Santos, Alícia Costa [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-04)
      Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentam-se resultados de pesquisa junto à Universidade Federal de São Paulo, vinculadamente ao NIPELL – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura. ...

    • Análise de recursos didático-visuais para o ensino remoto de educandos Surdos 

      Geraldes, Ana [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-27)
      Este trabalho surge a partir da Iniciação Científica (IC) desenvolvida pela graduanda que escreve este e foi financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado São Paulo). Esta iniciação científica teve início ...

    • AQUILOMBAQUE: MARACATU, ENSINAMENTOS EM PEDAGOGIA DESCOLONIZADORAS: CRIANÇAS EM SUAS CONEXÕES ANCESTRAIS 

      Nascimento, Camila Marques Vaz do (Universidade Federal de São Paulo, 2022-06-23)
      O trabalho de conclusão do curso de Pedagogia o título tem como objetivo, compreender o termo e conceito “Aquilombamento” em sua interface com a educação em seu aspecto decolonial com ênfase em um objeto específico: “O ...

    • A arte como construtora das culturas infantis 

      Pereira, Wandressa Andrade [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-11)
      O desenvolvimento da identidade na arte-educação é uma temática fundamental para a formação das infâncias. Nesta pesquisa, sobre o conceito de identidade com ênfase na cultura, autores como Santos (2006) e Cohn (2009) ...

    • Arte e cultura na escola: processos de emancipação do sujeito 

      Carvalho, Barbara Pereira [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022-06)
      Este estudo se propõe a identificar no cotidiano educacional as manifestações culturais e artísticas, em duas escolas de Ensino Fundamental da rede pública de ensino da cidade de São Paulo. A partir de observações e memórias ...

    • A Arte na Construção de uma Aprendizagem Significativa para crianças 

      Miranda, Ana Victória [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2019-11-14)
      O presente trabalho teve como propósito, pesquisar a importância da Arte na construção de uma aprendizagem significativa para crianças e o ateliê como espaço desta experiência. Tendo como objetivo, analisar a necessidade ...

    • A arte no museu Catavento de São Paulo 

      Bernardino, Glaucia [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022-01)
      Este trabalho tem como objetivo apresentar e relatar a experiência através de um estágio realizado entre os anos de 2019 a 2021 no Museu Catavento Cultural e Educacional e a relevância da arte no Museu para a educação ...

    • O ateliê de arte na educação 

      Franzoni, Joelma Ferreira [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-23)
      O presente trabalho apresenta a importância das práticas artísticas na escola e o espaço do ateliê. O tema surgiu durante a experiência na unidade curricular Práticas Pedagógicas Programadas (PPP) pesquisa de campo, vivência ...

    • O atendimento educacional especializado na educação infantil 

      Faria, Nivea Regina Marsura [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-18)
    • O atendimento educacional hospitalar em políticas de educação inclusiva : conhecendo produções acadêmicas sobre o tema (2008-2018) 

      Silva, Raquel Vieira Coelho da [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-12)
    • Atitudes de inclusão e discriminação em crianças: percepções de uma estagiária 

      Borges, Natalia Dias (Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-07)
      Este trabalho apresenta uma discussão sobre o trabalho escolar sob a perspectiva da educação inclusiva em uma escola pública a partir do olhar de uma estagiária. Parte da conceituação sobre preconceito e as suas formas ...

    • A atualidade do pensamento pedagógico de Célestin Freinet 

      Domingos, Aline; Domingos, Aline [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-23)
      A presente pesquisa tem por objetivo entender de que maneira as ideias e algumas técnicas educacionais do pedagogo francês Célestin Freinet (1896 – 1966) chegaram nas escolas nos dias de hoje e as suas apropriações nos ...

    • A ausência do brincar na educação infantil : relato de experiência de estágio extracurricular 

      Campos, Priscila [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022-08)
      Este trabalho aborda um relato de experiência de estágio em um colégio privado na Zona Sul de São Paulo. Trata do brincar na Educação Infantil. Além da contextualização do relato, aborda a fundamentação teórica em torno ...

    • Branquitude e Educação: “Estado do Conhecimento” nas pesquisas acadêmicas 

      Santos, Julia Antas dos [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023)
      Um dos pontos de partida dessa pesquisa foi a constatação da existência do racismo que estrutura as relações sociais e institucionais no Brasil. Relações que são construídas, dessa forma, a partir de valores contraditórios, ...

    • Breve estudo acerca dos trabalhos em educação sobre afetividade 

      Santos, Gisele Cristina [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-09)
      The theme of this monograph is to carry out a brief study on works in education that address the theme of affectivity, thus considering the importance of Henri Wallon's psychogenetic theory. The study falls under the theme ...

    • O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Relato de experiência em uma turma de Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de São Paulo 

      Neves, Sabrina Ribeiro da Silva (Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-25)
      Este trabalho aborda a atenção dispensada ao brincar numa sala de Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de São Paulo. A fundamentação teórica centra-se na importância do brincar para o desenvolvimento da ...

    • O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO E NA INFÂNCIA DE CRIANÇAS SURDAS 

      JARDIM, ANDREIA M (Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-26)
      O brincar de uma criança, em principal, o brincar de faz de conta, pode revelar marcas importantes sobre suas relações sociais, culturais, apropriação da língua, e da constituição de si; está para além de um momento de ...

    • Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil 

      Santos, Larissa Lins (Universidade Federal de São Paulo, 16-08-20)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Cabelos crespos em contextos: práticas pedagógicas na Educação Infantil” tem como objetivo, apresentar uma discussão acerca do corpo negro e o cabelo crespo como ...

    • Cefai-projeto aprender sem limites: memórias de uma estagiária 

      Nascimento, Jeniffer Falconeri [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-16)
      Esse trabalho de conclusão de curso propõe-se a apresentar o avanço sócio-histórico da educação inclusiva no estado de São Paulo, relancionando com as experiências de estagiária vivenciadas no programa CEFAI – Centro de ...