PPG - Gestão e Informática em Saúde

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    Implantação de telessaúde no Hospital Militar de Área de São Paulo: estudo de caso
    (Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-03) Segobia, Mauricio Martins Martinez [UNIFESP]; Novoa, Claudia Galindo [UNIFESP]; Silva, Cicero Inácio da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3383998229403423; http://lattes.cnpq.br/0921515386096454; http://lattes.cnpq.br/3043598472315686
    Introdução O Sistema de Atendimento Médico-hospitalar aos Militares do Exército e seus Dependentes (SAMMED), atende cerca de 750 mil beneficiários em todo o território nacional, por intermédio de uma rede formada por diversos hospitais, e é impactada por vertentes comuns aos prestadores de serviços de saúde: escassez de profissionais e alto custo de serviços especializados. Opondo-se aos planos de saúde disponíveis no mercado, a prestação de serviços de saúde no SAMMED é unificada: não se faz separação por tipo de plano, faixa etária ou até mesmo carência. Tornando assim, ainda mais complexa a missão de disponibilizar um atendimento equitativo e de qualidade. Neste trabalho, estuda-se como a implantação de práticas de telessaúde impactaram e mitigaram essas situações nas rotinas do Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP), Organização Militar de Saúde do Exército Brasileiro, Objetivo: Analisar os resultados advindos da implantação da telessaúde no Hospital Militar da Área de São Paulo (HMASP). Métodos: estudo do caso baseado no modelo de Eisenhardt (1989) com aplicação de entrevistas semiestruturadas para o levantamento da percepção dos profissionais de saúde diante das práticas da telemedicina implantadas no HMASP, para posterior análise qualitativa dos resultados através do método de análise textual discursiva. Resultados: Foram entrevistados 15 profissionais de saúde e 5 profissionais de T.I. Os dados apresentam a percepção dos profissionais sobre as ferramentas de telessaúde, bem como os resultados na estrutura assistencial e administrativa do HMASP. Conclusão: As práticas de telessaúde mostraram-se como ferramenta fundamental para ampliação do atendimento em saúde, agregando valor nos mais diversos níveis de assistência hospitalar e em operações militares de campanha.
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    Classificação de conteúdo textual sobre medicamentos presentes em mídia social
    (Universidade Federal de São Paulo, 2022-10-13) Viviani, Carolina Moraes [UNIFESP]; Pisa, Ivan Torres [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2841925497526792; http://lattes.cnpq.br/4030620968956332
    Objetivo: Classificar conteúdo textual sobre medicamentos presentes em mídia social. Método: Foi realizado um estudo de caso na mídia social Twitter. Um dicionário foi elaborado para identificar as mensagens publicadas na mídia social com conteúdo textual sobre medicamentos. O dicionário foi construído com informações extraídas do anuário estatístico de medicamentos para o ano de 2017. As informações que compõem o dicionário estão relacionadas as substâncias mais comercializadas e mais faturadas para o período. As mensagens identificadas pelo dicionário referem 185 dias do ano de 2017, publicadas em território brasileiro e em língua portuguesa brasileira. Para o processamento do texto técnicas de mineração de dados e texto foram aplicadas. As mensagens identificadas foram avaliadas de forma quantitativa e qualitativa. Para a análise quantitativa foi empregada análises exploratórias, contagens e análise termo frequência. Para a análise qualitativa foi empregada uma análise de conteúdo e uma análise de tópicos. Resultados: O dicionário elaborado possui 1.006 termos, do tipo princípios ativos e marcas comerciais. No total 238.217 mensagens sobre medicamentos foram identificadas com o uso do dicionário. A análise exploratória indicou as categorias de medicamentos mais encontradas para o corpus. As categorias de medicamentos com maior número de representantes no corpus foram: medicamentos que atuam no sistema nervoso (1), substâncias de venda sob prescrição e isentos de prescrição. Em seguida medicamentos que atuam no trato alimentar e metabolismo (2), substâncias de venda sob prescrição e isentos de prescrição. Anti-infecciosos de uso sistêmico (3), substâncias de venda sob prescrição. A análise termo frequência indicou os termos do dicionário mais frequentes nas mensagens para esse corpus Dorflex (1), Dipirona (2), Paracetamol (3), Omeprazol (4) e Codeína (5). No total 6.213 mensagens foram classificadas por um profissional farmacêutico. A análise de conteúdo descreveu aspectos da linguagem, intento dos usuários e relações de uso sobre os medicamentos na mídia social. Uma parte das mensagens foi associada a conceitos da assistência farmacêutica brasileira. Mensagens com menções a reações adversas à medicamentos, suspeita de ineficácia, erros de medicação foram encontradas. A análise de tópicos foi realizada para os medicamentos Dorflex, Dipirona, Paracetamol, Omeprazol, Codeína, Sais de ferro e Vacina de Febre Amarela. Na análise de tópicos aspectos comuns e incomuns entre as mensagens agrupadas sobre um mesmo termo foram descritas. Conclusão: O dicionário permitiu identificar mensagens sobre medicamentos na mídia social. A mídia social estudo de caso foi utilizada pelos consumidores como plataforma para relatar eventos com medicamentos. Algumas mensagens foram associadas a eventos de risco como as reações adversas, suspeita de ineficácia e erros de medicação. Outras mensagens caracterizaram novos aspectos do consumo de medicamentos, como questões comportamentais e afetivas. As mídias sociais podem ser utilizadas como nova fonte de dados em saúde. Há inúmeras possibilidades de aplicações para a assistência farmacêutica. Descritores: Medicamento, Rede social, Dicionário, Serviços de Assistência Farmacêutica
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    Perfil de evasão discente na pós-graduação stricto sensu na área da saúde na Unifesp
    (Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-01) Palazzuoli, Mauricio dos Santos [UNIFESP]; Novoa, Claudia Galindo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0921515386096454; http://lattes.cnpq.br/6991491816090142
    Introdução: Evasão discente é o ato de saída definitiva do aluno de um curso sem completá-lo. A evasão discente na pós-graduação é um fenômeno reconhecido e considerado pela administração das instituições, porém é um tema menos discutido do que a evasão na graduação e outros níveis de ensino. Tem possíveis consequências, na formação de profissionais, econômicas e sociais. Entender os motivos que levam à evasão deve ser do interesse de gestores dos cursos de quaisquer instituições de ensino. Objetivos: Este projeto tem como objetivo investigar o perfil da evasão discente na pós-graduação stricto sensu da área da saúde na Unifesp através da investigação das ocorrências de evasão nessa instituição. Métodos: A metodologia contará com o estudo do caso Unifesp através do levantamento de dados históricos da evasão na pós-graduação stricto sensu na área da saúde, inquérito sobre as ocorrências de evasão via questionário e entrevistas, análise mista qualitativa e quantitativa dos dados e triangulação dos resultados. Resultados: Foram convidados para a pesquisa 583 ex-alunos evadidos, 89 responderam ao inquérito online sendo realizadas 6 entrevistas. Os dados apresentam evidências da temática do relacionamento discente-orientação como ponto focal do motivo da evasão. Outro tema emergente correlato é o da exigência de dedicação exclusiva por parte dos orientadores. Conclusão: A grande maioria dos alunos não desistem espontaneamente, são forçados a cancelar, por uma série de fatores e pressões que somados desencadeiam a ocorrência. Assim como o discente se sente pressionado pelo sistema da pós-graduação stricto sensu, a orientação também sofre do mesmo problema.
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    Análise da literacia digital de estudantes e trabalhadores da área da saúde
    (Universidade Federal de São Paulo, 2022-09-27) Branco, Gilberto Vieira [UNIFESP]; Pisa, Ivan Torres [UNIFESP]; Lopes, Paulo Roberto de Lima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4285855851606713; http://lattes.cnpq.br/2841925497526792; http://lattes.cnpq.br/2680920443460909
    O Teste de Inteligência Digital em Saúde (TIDs) foi desenvolvido para possibilitar uma autoavaliação das competências digitais necessárias para uma atuação profissional qualificada na área de saúde digital de estudantes e trabalhadores da saúde com base nos perfis de literacia digital disponíveis no modelo de inteligência digital proposto pelo DQ Institute de Singapura. Objetivo: O objetivo deste estudo foi realizar uma análise da literacia digital de estudantes e trabalhadores da saúde para identificar os respectivos perfis de competência digital e estabelecer uma escala de valores para sua mensuração. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e com enfoque quantitativo. Foi realizada revisão integrativa de literatura nas bases indexadas Pubmed, Eric e Portal de Periódicos Capes, identificados os estudos relevantes e selecionado o framework de inteligência digital como base para o desenvolvimento deste estudo. Para atingir o objetivo principal e os objetivos secundários foram realizadas atividades de tradução e adaptação transcultural, do inglês para a língua portuguesa, das competências do relatório de literacia digital do DQ Institute. As competências estavam organizadas em oito áreas de desenvolvimento e nomeadas da seguinte maneira: identidade digital, uso digital, proteção digital, segurança digital, inteligência emocional digital, comunicação digital, literacia digital e direito digital. Cada competência oferecia três perfis de conhecimento: cidadania digital, criatividade digital e competitividade digital, em conformidade com o framework de literacia digital, habilidades e prontidão do DQ Institute. Foi realizada a organização do texto traduzido em formato de tabela para facilitar a inserção das afirmações traduzidas em banco de dados. Uma vez que a base de dados do instrumento estava pronta, foi iniciado o desenvolvimento computacional do TIDs e do relatório de sinastria digital. Na sequência foram realizadas as etapas de avaliação por especialistas, ajustes e aplicação do teste em sua versão Alfa. Após sua aplicação foi realizada a análise dos resultados, discussão sobre os pontos fortes e fracos identificados, verificação dos ajustes necessários para o desenvolvimento e aplicação da versão Beta. Resultados: Uma plataforma digital foi criada no servidor de rede do Departamento de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina (EPM) na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) para armazenar o teste nas versões Alfa e Beta. Em sua primeira aplicação foram obtidos 292 respondentes válidos, alunos do curso de especialização em informática em saúde da UAB/UNIFESP, que responderam a 44 afirmações e tiveram acesso ao relatório com a apresentação do percentual global e específico por perfil, bem como a apresentação dos pontos fortes e fracos relacionados às competências de literacia digital. Na versão Beta foram obtidos 79 respondentes que tiveram a possibilidade de responder 56 afirmações relacionadas à saúde digital e tiveram acesso ao relatório de sinastria digital com apresentação de gráficos dinâmicos e um questionário de avaliação dos resultados obtidos. Foi realizada estatística descritiva quantitativa dos percentuais de atingimento global e específicos nas duas versões e a estatística descritiva qualitativa para apresentar a relação entre as variáveis do teste e as respostas obtidas e os agrupamentos por área de atuação. Conclusão: Foi possível atingir os objetivos definidos e realizar a análise da literacia digital dos estudantes e trabalhadores da saúde, estabelecer uma escala de valores e construir a plataforma para aplicar e armazenar os resultados do TIDs.  
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    Proposta de uso da tecnologia Blockchain no registro eletrônico de saúde do cidadão
    (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-11-03) Oliveira, Bruno Souza De [UNIFESP]; Marin, Heimar De Fatima [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo
    Objective: To assess the feasibility of using blockchain technology in the citizen's health record, guaranteeing the patient as the sole owner of their health information, consistent with the principles of the national health system. Methods: This is applied research of technological production and innovation to propose an alternative model for the development of electronic health records. It is based on bibliographic studies, interviews with professionals in health informatics to propose the design of the model using blockchain technology. Results: After the studies carried out, a significant set of applications, advantages, disadvantages and obstacles in the use of blockchain technology in the citizen's health record were identified. The benefits were presented, verifying that further studies are needed to overcome technological, cultural and legal challenges. Conclusions: The proposed model presents the feasibility of its implementation and evaluation in future studies.