PPG - Ensino de Ciências e Matemática
Recent Submissions
-
Horta aplicada à educação formal: construção para letramento científico e ambiental em local de alta vulnerabilidade social situado na zona leste do município de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-09-28)As hortas são lembradas como áreas de contato com a natureza e a produção agrícola; levando-as para o ambiente escolar, mudamos a forma de interpretar o espaço, pois a desconstrução do ambiente formal e disciplinar pode ...
-
Estratégias de alunos na resolução de questões relacionadas ao cálculo
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-06)Este trabalho visa observar e analisar as estratégias dos alunos para resolver problemas de Cálculo Diferencial, desenvolvendo uma atividade em um curso de exatas, aplicadas via software Geogebra, em uma universidade ...
-
Educação ctsa e o ensino de ciências: uma proposta didática sobre ambientes marinhos e costeiros
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-30)O meio ambiente é uma pauta política e social urgente, além de ser preocupante a situação em que nos encontramos é parte inseparável da vida. Deve-se aprender não só a reparar os danos, mas, principalmente, entender os ...
-
Educação ambiental e do desafio da interdisciplinaridade com o ensino de ciências
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07)A importância de investir em Educação Ambiental (EA) foi sendo notada a partir de 1972 em Estocolmo – Suécia, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, onde houve grande repercussão sobre problemáticas ...
-
Educação em astronomia para pedagogia no contexto pandêmico: divulgação científica, formação docente e produção audiovisual
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-31)Consideramos a produção de recursos de divulgação científica para crianças, realizado por pedagogas, como um tema muito relevante a ser investigado. Tivemos por objetivo, nessa pesquisa, investigar o processo formativo ...
-
Trigonometria no triângulo retângulo: uma análise exploratória nos documentos curriculares brasileiros e em livros de história da matemática
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-07)A Trigonometria é um tema presente na atual Base Nacional Comum Curricular, descrita em Brasil (2017). Este texto teve por objetivo verificar como o tema da Trigonometria no triângulo retângulo é proposto e desenvolvido ...
-
Um estudo sobre negacionismo científico e suas possíveis influências nas práticas dos professores de Ciências
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-14)Nos últimos anos, especialmente no contexto da pandemia COVID-19, houve crescimento dos movimentos negacionistas evidenciados com a divulgação das fake news e pseudociências nas redes sociais e com os posicionamentos ...
-
Saberes moleculares, átomos e outras químicas: narrativas (auto)biográficas na construção da identidade docente
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-30)A presente dissertação faz análise da trajetória de vida e formação de uma professora pesquisadora, destacando as percepções e construções ao longo de sua história, desde sua educação básica, os caminhos de sua ...
-
A adolescência em pauta na construção de políticas educacionais: a reforma do "novo" ensino médio
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-19)Em constante processo de idas e voltas, o ensino médio brasileiro teve uma nova reforma em 2017. Em comum a quase todas as reformas de ensino médio, está o frequente esquecimento das questões envolvendo o adolescente no ...
-
Escape room: o ensino de química baseado na problematização e contextualização no estudo da espectrometria de emissão atômica
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-09)O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa realizada a partir da aplicação da metodologia PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas), empregada por meio de um jogo Escape Room numa turma do oitavo ano ...
-
Gamificação do processo formativo de professores de educação digital da Prefeitura de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-09-12)Gamificação é uma estratégia de aprendizagem que tem sido relacionada ao engajamento e personalização. A educação tem buscado inovação em suas abordagens e a combinação da estratégia de gamificação com os objetivos de ...
-
O ensino de ciências e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais: aproximações e possibilidades
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-15)Este trabalho apresenta um estudo investigativo ao longo das aulas de Ciências nos anos inicias do ensino fundamental, observando e analisando as possíveis Habilidades Socioemocionais (HSE) evocadas durante esses momentos, ...
-
Ensino de ciências e a pandemia de Covid-19: um olhar crítico sobre produções bibliográficas pontuais
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-26)Esta pesquisa apresenta um estudo de revisão bibliográfica sobre o impacto da pandemia no ensino de Ciências, tendo em vista que em pouco espaço de tempo o mundo precisou se adaptar a novas rotinas diárias, buscando frear ...
-
O ensino de ciências da natureza na formação inicial em pedagogia- desafios e necessidades
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-15)A formação de professores para os anos iniciais da escolarização passou por muitas transformações ao longo dos anos no Brasil. Com um vasto campo de atuação, o curso de Pedagogia tem se mostrado muito abrangente e pouco ...
-
“Investigando a Fisiologia Humana” como uma estratégia de ensino e experimentação mediada por smartphone: rubrica avaliativa e repertório de resultados
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-10)As tecnologias educacionais evoluíram para proporcionar situações de aprendizagem coerentes com o mundo contemporâneo. No entanto, ainda existem diversos desafios para otimizar o ensino sobre o corpo humano, sobretudo a ...
-
Concepções de saúde no livro didático de ciências do ensino fundamental anos finais do município de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-24)A compreensão a respeito do conceito de saúde e as razões que atuam e definem o quadro de saúde do indivíduo e de uma população em geral são distintas até mesmo entre os profissionais de saúde. Essa compreensão interfere ...
-
Estratégia de formação continuada para acessar domínios de conhecimento pedagógico no pck dos professores sobre modelos atômicos
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-24)A escola é um espaço formativo de professores, considerando que a própria atuação docente estrutura conhecimentos que favorecem o processo de ensino e aprendizagem. Tais conhecimentos são estruturados e desenvolvidos a ...
-
Uso de tecnologias na educação: desafios e soluções em aulas remotas e semi-presenciais de Matemática no ensino médio
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-23)A relevância e justificativa do presente tema se dá por conta do cenário global, provocado pela pandemia do COVID-19, onde a Educação e as Tecnologias tiveram que se unir. A pandemia acelerou a possibilidade do ensino ...
-
A disciplina escolar ciências: o caso da escola raul saddi (1974-2012)
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-13)Por um longo período o âmbito da História da Educação foi formado por documentações escritas. A cultura material escolar participa do processo de ensino-aprendizagem porém, são escassas as pesquisas que analisam as práticas ...
-
The pre-service science and mathematics teachers’ knowledge content about the human body and their preparedness to follow the Brazilian common core national standards (BNCC)
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-12)The Common Core National Standards (BNCC) for elementary education (EF) has been implemented in Brazilian schools` curricula since 2019 and scientific studies analyzing the impact of BNCC on abilities and competences in ...