Recent Submissions

  • A produção do PROFMAT com relação aos números irracionais no período de 2010 a 2020 

    Valentine, Bruno Argona [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021)
    Cause of concern and doubts to great mathematicians in antiquity, irrational numbers are fundamental for understanding real numbers and for filling in the number line. But after all, what was addressed in relation to these ...

  • Abordagem histórica no ensino de Química: elaboração de uma sequência de aprendizagem temática para o ensino da conservação da massa 

    Cortez, Cristiane Felix Martins [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021)
    This thesis addresses the topic History of Science as a mainstay of the contextualized teaching of Chemistry, beginning at the re-elaboration, evaluation and validation of a Thematic Learning Sequence (SAT) in a classroom. ...

  • Suàn Pán: história e uso na matemática 

    Miranda, Gilsoney [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-25)
    O presente trabalho tem como objeto de estudo e de pesquisa o "Suàn Pán" – o ábaco chinês e outros tipos de ábacos. Pretende-se abordar aspectos históricos, pedagógicos, sua construção e, principalmente, sua ...

  • Plataforma digital Graspable: proposições para o ensino de álgebra na educação básica 

    Sousa, Diogo Ferreira de [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-30)
    A compreensão que se tem sobre a escola atual é que não houve grandes mudanças há décadas, principalmente sobre o formato do ensino que se baseia, predominantemente, em salas dispostas em fileiras e o professor como um ...

  • Teorema de Bayes: uma proposta para o ensino médio 

    Reis, Saulo Cavalcante dos [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-18)
    Esta dissertação de mestrado objetiva apresentar uma proposta de ensino do Teorema de Bayes para alunos do ensino médio, tendo em vista o cumprimento de algumas competências a serem desenvolvidas nesses alunos segundo a ...

  • Demonstrações matemáticas e a Educação Básica: um estudo em Hermenêutica Filosófica 

    Dias Filho, Carlos Alberto Tavares [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-06-24)
    In this research we investigated in a phenomenological approach around the guiding question: How to do mathematical demonstrations in basic education didactically? The research was built by an analysis in Philosophical ...

  • Provar sem palavras: uma abordagem teórica para o ensino de Geometria 

    Silva, Ana Patriarcha Clinio da UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022-05-19)
    Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um estudo das provas sem palavras. A abordagem teórica irá mostrar o conceito e o surgimento das provas sem palavras e como elas se popularizaram em meados da década de 80 ...

  • Demonstrações de Identidades Trigonométricas: uma abordagem através de representações geométricas e algébricas. 

    Morais, Cícero Leonardo [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-17)
    O trabalho consiste em uma proposta para o ensino de Identidades Trigonométricas visando refletir sobre a possibilidade/oportunidade desse ocorrer usando mais de uma linguagem. Assim sendo, as demonstrações serão desenvolvidas ...

  • Trigonometria esférica e seu estudo no software geogebra 3d 

    Silva, Luciano Pedro da [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-16)
    Neste trabalho fazemos uma introdução da geometria e da trigonometria na superfície esférica utilizando o aplicativo Geogebra 3D. Nosso objetivo central é mostrar como determinadas relações trigonométricas da geometria ...

  • Matemática financeira no ensino médio: uma proposta de ensino contextualizada, utilizando planilhas eletrônicas 

    Campos, Simone Tanaka de Almeida Prado [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-22)
    A complexa situação financeira em que se encontra grande parte das pessoas no nosso país nos faz refletir sobre a necessidade de instruir melhor os nossos jovens para que eles tenham uma vida econômica mais saudável e ...

  • Cripto alien: criptografando com álgebra abstrata. aplicativo para dispositivo móvel. 

    Costa, Samanta Próspero Martins da [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-17)
    O avanço tecnológico, seguido do intenso fluxo de informações e, aliado ao panorama de desigualdade social evidenciado pela pandemia da COVID-19, sugere a necessidade de novas alternativas em prol do ensino. Neste contexto, ...

  • A relevância das equações diofantinas lineares para a educação básica 

    Camelo, Francisco Cleiton de Sousa [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-20)
    Neste trabalho, pretendeu-se discutir a relevância das Equações Diofantinas Lineares e suas contribuições para a Educação Básica a partir de um levantamento bibliográfico, em pesquisas na área do ensino da Matemática. Para ...