Recent Submissions

  • Paradoxos matemáticos que ocorrem na educação básica 

    Silva, Robert Henrique Gonçalves [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-25)
    O presente trabalho apresenta um estudo sobre paradoxos matemáticos que ocorrem na Educação Básica e tem por objetivo fornecer uma referência a professores de matemática interessados em utilizar este tema como recurso ...
  • O uso de noticiários para trabalhar conceitos de Estatística na Educação Básica 

    Dias, Gisele Pampanini [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2021-01-11)
    O Ensino de Estatística foi incorporado oficialmente à estrutura curricular da disciplina de Matemática com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1998 e 2000. Infelizmente, é comum o ensino se limitar às ...
  • Números primos, Espiral de Ulam e outros caminhos 

    Delgado, Gabriel Silva [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2021-05-14)
    O estudo dos números primos é algo que pode ser encontrado até mesmo nos primeiros registros matemáticos que se tem notícias. Euclides dedicou um tempo de sua vida para esse estudo, e desde então, diversos outros matemáticos ...
  • Probabilidade e Estatística: uma proposta de abordagem gráfica utilizando o GeoGebra 

    Carvalho, Jayrton Silva [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2021-05-07)
    O discreto uso pedagógico do GeoGebra relacionado ao ensino de probabilidade e estatística descritiva, a escassez de material gratuito que oriente usuários acerca dos recursos do aplicativo e a necessidade docente de se ...
  • Construções geométricas interessantes 

    Oliveira, Robert Miranda de [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01)
    Neste texto foram selecionadas e exploradas construções geométricas interessantes que possam ser abordadas na sala de aula ou em projetos extra-classe com alunos do ensino fundamental e ensino médio. São explicados todos ...
  • Aritmética no Ensino Fundamental II: Um Estudo sobre os Quadrados Perfeitos 

    Reis, Felipe Klinger Pereira [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-25)
    Neste projeto, propomos o estudo teórico de tópicos de Teoria dos Números, a fim de produzir uma dissertação que possa ser utilizada como referência didática por professores de Matemática do Ensino Básico. O tópico principal ...
  • Uso de otimização linear como ferramenta de modelagem matemática para a educação básica 

    Rangel, Cristiane De Souza [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-04-16)
    The students’ lack of interest in learning content in the school curriculum is one of the major challenges facing teachers today and is perhaps one of the main causes of other problems inherent in the school environment. ...
  • Rotações em R^3 e R^4 e a Álgebra dos Quatérnios 

    Araujo, Fausto Magno De [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-05-28)
    In this work we will study the vector rotations in R^3 and R^4 through the Algebra of Quaternions, an extension of the set of complex numbers – C . The rotations of vectors in the plane (R^2) are described by the product ...
  • Uma evolução histórica do conceito de área 

    Silva Junior, Carlos Correa Da [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-04-04)
    The present work presents to the reader the historical evolution of the concept of the calculation of areas, carried out through a timeline, from the first records to the modern times, besides a work proposal that involves ...
  • O Último Teorema de Fermat módulo um inteiro 

    Pereira, Juliana Fernandes [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-04-15)
    This work presents the Last Fermat's Theorem in its modular version. The initial explanation is a historical approach to the Last Fermat's Theorem, an overview on some particular cases and the path to its complete proof. ...

View more