Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde

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    As contribuições do ensino de anatomia e fisiologia humana, urgência e emergência na formação de técnicos em enfermagem para o atendimento pré-hospitalar
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-29) Pastore, Renato Trevizan [UNIFESP]; Ferreira, Beatriz Jansen [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2401449110051240; http://lattes.cnpq.br/8294220287262240
    Introdução: O atendimento pré-hospitalar (APH) é vital na redução da morbimortalidade em emergências, com destaque para o papel dos serviços móveis de APH. A importância da capacitação da equipe, especialmente os Técnicos em Enfermagem, é enfatizada para garantir qualidade no atendimento. Considerou-se a história do APH nos âmbitos internacional e nacionalmente abordando a política nacional e programas vigentes bem como desafios como desigualdades regionais e formação profissional para enfrentar demandas crescentes. Objetivos: O estudo teve como objetivo geral analisar o desenvolvimento das disciplinas de anatomia, fisiologia humana, urgência e emergência no Curso Técnico em Enfermagem de uma escola técnica na região metropolitana de Campinas do Estado de São Paulo, considerando as perspectivas docente e discente, identificando os desafios e fortalezas na formação em anatomia/fisiologia humana e urgência/emergência para o APH. Métodos: Trata-se de pesquisa qualitativa ancorada em entrevistas junto aos docentes e grupos focais com discentes com uso da análise de conteúdo na modalidade temática para a compreensão dos dados; foram considerados: Portaria n. º 1.863/GM em 29 de setembro de 2003, Portaria nº 1864/GM em 29 de setembro de 2003 e Portaria n. º 2048/GM em 5 de novembro de 2002, Projeto Político Pedagógico – PPP institucional e os componentes curriculares do curso técnico em enfermagem. Resultados: A análise dos dados, à luz dos documentos considerados, evidenciou desafios sobre a necessidade de qualificação do corpo docente quanto às ações de planejamento curricular, envolvendo os pressupostos que norteiam o processo de ensino-aprendizagem. Na perspectiva discente, observou-se a dificuldade de aprendizagem decorrentes da falta de laboratórios de simulação, incluindo uma disponibilidade recursos audiovisuais como softwares para o ensino de anatomia e fisiologia, peças anatômicas, entre outras. Como fortalezas, destaca-se a experiência profissional dos docentes da disciplina urgência e emergência. Como produto de intervenção, propõe a qualificação docente para a formação básica de técnicos em enfermagem na perspectiva do APH. Considerações finais: Considera-se que a qualificação docente numa perspectiva de educação permanente em fundamentos do processo de ensino/aprendizagem e planejamento curricular se apresenta como uma ferramenta potente para esse processo. A necessidade de uma adequação estrutural como a inclusão de laboratório de simulação devidamente aparelhado se mostrou como uma condição premente para o desenvolvimento do processo formativo em APH desses futuros técnicos em enfermagem.
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    Práticas profissionais mediadas por tecnologia no cuidado ao usuário da atenção primária durante a pandemia da COVID-19: revisão integrativa e desenvolvimento de trilhas de aprendizagem
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-10-26) Conceição, Weslen de Sousa da [UNIFESP]; Rossit, Rosana Aparecida Salvador [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3333865775403342; http://lattes.cnpq.br/5349398504622356
    Em 2020, diante da pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde instituiu em caráter emergencial a Portaria nº 467, de 20 de março de 2020, que introduziu diretrizes regulatórias e operacionais para a telemedicina e suas áreas como atendimento pré-clínico, apoiar atendimento, consultas, monitoramento e diagnóstico mediados por Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O estudo parte do questionamento sobre a implementação da Telessaúde na Atenção Primária à Saúde (APS), reconhecendo que a prática em saúde envolve uma dimensão intrínseca do cuidado, abrangendo abordagens sensíveis às subjetividades dos indivíduos, promovendo relações empáticas e estabelecendo vínculos, bem como valorizando princípios éticos e troca de conhecimento. O escopo deste trabalho é analisar as práticas de Telessaúde na APS durante o contexto da pandemia de Covid-19 por meio de uma revisão integrativa, e desenvolver caminhos de aprendizagem em Telessaúde para a Educação Continuada dos profissionais da APS. Esta pesquisa adota abordagem exploratório-descritiva, com análise de dados qualitativos estruturada como Revisão Integrativa e desenvolvimento de produto educacional. A questão de pesquisa foi norteada pela estratégia PICO: “Quais práticas profissionais mediadas pela tecnologia foram empregadas para cuidar dos usuários na APS durante a pandemia da Covid-19?” A busca referente ao período 2019-2023, resultou em 776 publicações que foram avaliadas por dois avaliadores independentes com revisão em duplo cego, resultando em 14 artigos selecionados após aplicação de critérios de inclusão com base nos objetivos da pesquisa. O fluxo metodológico PRISMA (Page et al., 2021) foi utilizado para orientar a identificação e seleção dos estudos. A análise aprofundada dos estudos levou à extração dos dados e à organização da síntese em um quadro sinóptico. Da análise de conteúdo emergiram quatro categorias: 1) Telessaúde para Comunicação; 2) Telessaúde para Gestão de Informação e Dados; 3) Telessaúde para Expandir o Acesso na APS; e, 4) Telessaúde para Colaboração entre profissionais e serviços. Para as competências digitais, utilizou-se o Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos (DigComp 2.0), que permitiu identificar quatro competências: 1) Interação através de tecnologias digitais; 2) Colaboração através de tecnologias digitais; 3) Proteção de dados pessoais e privacidade; 4) Gestão de dados, informação e conteúdo digital. Os resultados e discussões decorrentes da revisão integrativa serviram de base para a criação das Trilhas de Aprendizagem (TA), iniciativa que visa fomentar competências digitais em atividades práticas de serviços de saúde por meio da implementação de processos educativos específicos. As TA desenvolvidas configuraram-se como uma Produção Educacional classificada como protótipo de um Curso de Formação Profissional contendo atividades de capacitação criadas e organizadas no formato autoinstrucional visando contribuir para a valorização contínua dos profissionais da APS no cenário da Telessaúde.
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    A formação do enfermeiro em cuidados paliativos: desafios e possibilidades
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-28) Azevedo, Simone Regina de; Ferreira, Beatriz Jansen [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2401449110051240; http://lattes.cnpq.br/5973018858618652
    Nas últimas décadas, vivenciamos o envelhecimento progressivo da população e consequentemente, o avanço das doenças crônicas não transmissíveis – DCNTs, além das doenças oncológicas e neurodegenerativas. Desta forma as patologias fora de recurso de cura demandam, cada vez mais, os cuidados paliativos que se constituem numa assistência tanto no ambiente hospitalar, ambulatorial quanto domiciliar caracterizada por ações de cuidado pautadas por ações de conforto e manutenção de qualidade de vida. O enfermeiro e equipe se constituem atores de grande relevância nessa assistência contemporânea à saúde. Objetivos: Identificar e analisar a formação de enfermagem desenvolvida na Escola Paulista de Enfermagem – EPE/UNIFESP e sua contribuição no âmbito dos cuidados paliativos. Métodos: Pesquisa qualitativa descritiva de caráter exploratório utilizando o estudo de caso e entrevistas semiestruturadas junto à coordenação e ao corpo docente com submissão dos dados a análise de conteúdo na modalidade temática. Foram considerados documentos afetos ao processo formativo dos enfermeiros, como o Projeto Político Pedagógico – PPP da EPE, currículo, ementas disciplinares, as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN para o curso de Enfermagem e as premissas da Academia Nacional de Cuidados Paliativos - ANCP buscando compreender a percepção dos atores envolvidos. Resultados: Os dados revelaram que a temática paliativa está presente no processo formativo do enfermeiro na EPE – UNIFESP em documentos institucionais como o PPP bem como em várias unidades curriculares – UC, tanto na perspectiva teórica como em atividades práticas, aspectos avaliados como assertivos nesta pesquisa. A distribuição da temática paliativa ocorre de forma longitudinal, contudo uma perspectiva transversal de construção de conhecimento durante o processo formativo potencializaria a solidez dessa opção curricular. Para além deste desafio demandas contemporâneas como a educação interprofissional que abarca o trabalho colaborativo por meio de competências, somam-se a desafios a serem perseguidos no processo formativo em questão.
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    Programa de desenvolvimento profissional: uma análise comparativa dos processos de educação corporativa presenciais e EAD no ambiente hospitalar
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-11) Moura, Cassia Sampaio [UNIFESP]; Tarcia, Rita Maria Lino [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5091970329164141; http://lattes.cnpq.br/7425272919244255
    A gestão de recursos humanos é um tema de grande importância para as instituições de saúde, visto a necessidade de assegurar a eficiência, eficácia e efetividade dos serviços na busca de qualidade dos cuidados prestados à população. É uma área estratégica e propicia suporte contínuo entre os funcionários e a instituição, contribuindo para agregar valores e fortalecendo o desenvolvimento tanto da Instituição, quanto das pessoas. A Gestão de Recursos Humanos vai muito além das atividades burocráticas como folha de pagamentos e fazer cumprir leis trabalhistas e de previdência. Cabendo outros papéis como recrutamento e seleção, carreiras, engajamento dos colaboradores por meio de programas para melhoria contínua, aumento de produtividade e cultivar uma cultura de clima organizacional. Nas organizações de saúde, a educação permanente torna-se o pilar para a educação continuada, inserida na educação corporativa. Há necessidade constante de atualização epistemológica, frente às mudanças tecnológicas do tempo, refletindo sobre novas estratégias para capacitação de profissionais de saúde. Estabelecer uma política de desenvolvimento profissional que traga sentido ao time de toda a instituição, poderá fortalecer as ações de treinamento, capacitação e aprendizagem, com o alcance de resultados mais promissores. Boas experiências de aprendizagem produzem mudanças; tais mudanças se manifestam na maneira como o trabalho é executado, com o aumento da qualidade e novos comportamentos e o atendimento das metas da instituição tem propósitos definidos e estão diretamente relacionados, mesmo que não seja de forma integrada, com os conceitos de educação continuada, permanente e em serviço. A educação corporativa por muitos anos aconteceu fortemente de forma presencial, porém, com a Pandemia, a realidade dos cursos presenciais foi alterada, intensificando os cursos no modelo a distância. Para fazer uma análise destes processos de educação, esta pesquisa visa analisar comparativamente os processos de treinamento e desenvolvimento presenciais e a distância, no período de 2019 a 2022, da Educação Corporativa do Hospital do Servidor Público Municipal – HSPM para avaliar seus resultados na prática do trabalho e no desenvolvimento dos profissionais.
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    Competências para atuação do psicólogo nos cuidados paliativos: subsídios para os cursos de graduação em psicologia
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023-10-16) Gomes, Camila Marques da Paz [UNIFESP]; Gerab, Irani Ferreira da Silva [UNIFESP]; Franco, Maria Helena Pereira; http://lattes.cnpq.br/7212544549219278; http://lattes.cnpq.br/2808787853025159; http://lattes.cnpq.br/8140734313257082
    As diretrizes e a organização dos Cuidados Paliativos à luz dos cuidados continuados integrados no Sistema Único de Saúde (SUS) depende do preparo dos profissionais de saúde para a atuação na área. Neste contexto, o psicólogo atua nos diferentes níveis de atenção à saúde sendo parte importante da equipe de CP o que torna necessário pensar as competências necessárias para atuação deste profissional frente às demandas que envolvem os CP contribuindo para o seu desenvolvimento no país. O objetivo desta pesquisa é identificar e compreender quais são as competências para atuação do graduado em psicologia nos CP. Trata-se de um estudo transversal, exploratório e de abordagem qualitativa, aprovado pelo CEP/UNIFESP nº1189/2021. Para coleta de dados foram realizadas duas etapas, sendo uma análise documental e a realização de um grupo focal com psicólogos de referência em CP. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo e divididos em categorias para análise temática. Quanto aos resultados, a análise dos documentos apresentou que a formação inicial do psicólogo prevê o contato com abordagens em saúde apenas nos eixos específicos, a atuação do psicólogo nos CP é mencionada apenas como demanda do psicólogo hospitalar, sendo constatada a ausência de uma matriz de competências, normas técnicas e o reconhecimento como especialidade. A discussão sobre competências centrais e específicas nos CP surge mais consolidada nos materiais internacionais, trazendo discussões sobre os níveis de educação em CP e as competências específicas do psicólogo especialista. O grupo focal ocorreu em uma sessão com oito psicólogos atuantes em CP, de cinco estados brasileiros e apresentou dados importantes sobre a inserção e o papel do psicólogo nos CP, assim como e os desafios enfrentados na formação e atuação na área, vislumbrando sugestões para inserção dos CP na formação de psicólogos ainda na graduação. A criação de uma matriz de competência é um caminho importante a ser conquistado pela psicologia paliativa no Brasil, trazendo a realidade do cenário de atuação em nosso território tão diverso. Como proposta resultante dessa dissertação, foi elaborado um roteiro de oficina sobre competências em cuidados paliativos como produto técnico-educacional voltado para estudantes e professores de psicologia.