Browsing Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde by Issue Date
Now showing items 1-20 of 507
-
O ensino da comunicação na graduação em medicina: uma abordagem
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004)A partir da importância atribuída à comunicação na relação médico-paciente com fator de boa adesão ao tratamento, surgiu o interesse em saber quando e como s contempla o ensino/aprendizagem de comunicação nos cursos de ... -
A biblioteca científica e o processo de busca de informação por pacientes
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004)Vários momentos marcaram a história da comunicação e da informação. A "era da informação" introduziu uma nova dimensão no âmbito da manutenção do bem-estar e no tratamento das doenças, e também um novo enfoque ao paciente, ... -
O significado da educação permanente a partir da óptica dos profissionais médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família/Casa de Saúde Santa Marcelina
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004)A Educação Permanente em Saúde é uma das ferramentas que o Ministério da Saúde recomenda para superação das dificuldades encontradas no processo de mudança decorrente da implementação da Reforma Sanitária brasileira. Este ... -
Novas tecnologias e a prática docente: um estudo a partir do livro-texto digital "aprendendo a estudar"
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004)O objetivo desta tese é avaliar a interação docente/software educacional a partir do hipertexto “Aprendendo a Estudar” (livro-texto digital), investigando a receptividade deste tipo de intervenção instrucional, avaliando ... -
O idoso e a velhice sob a ótica de estudantes de medicina: um estudo de representações sociais
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)Este estudo teve como objetivos analisar as Representações Sociais que estudantes de Medicina têm do idoso e da velhice, buscando apreender as concepções sob a ótica do estudante do 4º.ano da faculdade de Medicina ... -
A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)Esta pesquisa assumiu como objetivo analisar as concepções relativas ao processo ensino-aprendizagem que têm orientado práticas pedagógicas de professores da disciplina de Odontopediatria na graduação em Odontologia. No ... -
O aluno negro na graduação de enfermagem: perfil e opiniões sobre as cotas
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)Ao estudar a historia e a organizacao profissional da enfermagem, a qual mantem ate hoje, as caracteristicas basicas da cisao entre o saber e o fazer, tive a intencao de compreender a insercao do homem (aluno) negro num ... -
O ensino da Saúde da mulher em cursos de enfermagem na cidade de São Paulo: a ótica docente
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)A importância de se aprofundar os conhecimentos nos temas referentes à saúde da mulher, surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para os problemas de ordem prática da vida cotidiana da mulher, mas do desejo ... -
O ensino da pediatria nas escolas de graduacao em medicina do estado do Rio de Janeiro
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)O objetivo deste estudo é conhecer, analisar e refletir sobre como vem ocorrendo o Ensino da Pediatria na Graduação das Escolas Médicas do Rio de Janeiro, delineando algumas características dos docentes responsáveis ... -
Saúde e educação: estudo a partir de uma prática no curso de enfermagem da UNIFESP
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)A presente pesquisa origina-se da participação em uma prática de ação de saúde desenvolvida pelos graduandos em enfermagem da UNIFESP, em ambientes escolares. O objetivo geral deste estudo foi analisar as concepções de ... -
Reflexões sobre a inserção da disciplina e nutrição na formação do enfermeiro: limites e possibilidades
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)A Disciplina de Nutrição é importante para a formação do Enfermeiro, já que esse profissional possui atribuições referentes ao cuidado geral do ser humano, englobando o cuidado com a Nutrição das pessoas que estarão sob ... -
A informação científica-técnica na tomada de decisão administrativa: um foco na gerência do hospital das clínicas/UFMG
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)Esta tese tem por objetivo analisar o uso da informação científica-técnica no processo decisório da gerência hospitalar do Hospital das Clinicas da UFMG, visando subsidiar a criação de um programa de orientação informacional ... -
A participação discente em projetos de extensão da Universidade Federal de São Paulo: uma análise a partir de coordenadores e egressos
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)Este trabalho analisa a participação discente em dois projetos de extensão da Universidade Federal de São Paulo: o projeto Cananéia, que proporciona vivência em comunidades ribeirinha e quilombola e o projeto Xingu, em ... -
Pós-graduação e formação de docente: a experiência da disciplina de formação didático-pedagógica em Saúde na UNIFESP
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)O presente estudo tem como objeto a formação da docência para o ensino superior na área da Saúde no âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu. Assumese como objetivo geral analisar o significado atribuído pelos egressos à ... -
Concepções e trajetórias de formação: um estudo com professores de medicina da Universidade Federal de Alagoas
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)Esta pesquisa assumiu, como objetivo geral, analisar as concepções do professor-médico da Universidade Federal de Alagoas nas últimas cinco décadas sobre o ensino, a aprendizagem e os processos de formação docente em ... -
Fundamentos para o desenvolvimento de um programa de formação baseado no perfil de competências profissionais para médicos e enfermeiros da SAMU-SP(193)
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)Há quatorze anos foi implantado na cidade de São Paulo o Sistema Resgate, responsável pelo atendimento pré-hospitalar de vítimas de traumas. Este Sistema foi desenvolvido através de uma aliança entre a Secretaria de Segurança ... -
A identidade profissional nos cursos de graduação de nutricionistas: um processo em construção
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)O objetivo deste estudo foi conhecer, a partir de alunos e coordenadores dos Cursos de Nutrição do Município de São Paulo, a concepção e a forma como a temática “Identidade Profissional” é trabalhada na Graduação e as ... -
Educação continuada/educação permanente em enfermagem: uma proposta metodológica
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)As organizações hospitalares diante das transformações e mudanças que vêm ocorrendo no contexto político-econômico e social estão buscando formas de adaptação, surgindo, assim, novas idéias, novos conceitos. Inserida ... -
O ensino da ética/bioética nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia na cidade de Manaus-AM
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)No presente estudo, com abordagem quantitativo-qualitativa, realizado por meio da análise documental, da aplicação de questionários e da realização de entrevistas, foi estudado o ensino da ética/bioética em cursos de ... -
A pesquisa e o currículo de graduação em odontologia
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)A construção do currículo sintonizado com a pesquisa, em consonância com as propostas da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, constitui um desafio. Em que medida se dá a adesão a essas propostas na graduação em Odontologia ...