Browsing Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde by Submit Date
Now showing items 1-20 of 548
-
A construção de problemas nos cursos médicos com aprendizagem baseada em problemas: uma revisão sistemática
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-06-24)Este estudo tem como objetivo empreender uma revisão sistemática da literatura, no período de 1997 a 2008, sobre o processo de construção de problemas em currículos médicos orientados pela Aprendizagem Baseada em Problemas. ...
-
A dispensação responsável: entre o ensino formal e a prática profissional
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008-07-30)A comercialização de medicamentos ao lado da automedicação tem favorecido distorções no processo de dispensação de medicamentos com o qual se confronta o Técnico em Farmácia. Neste contexto, o presente trabalho se dispõe ...
-
A docência em Fisioterapia: sobre a formação pedagógica e as práticas educativas
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-06-30)Esta pesquisa assumiu como objetivo geral analisar, na ótica de fisioterapeutas docentes, a sua formação para a docência universitária e as práticas educativas que são utilizadas no processo de ensino- aprendizagem em ...
-
A educação em saúde como processo dialógico: ouvindo a comunidade Favela do Moinho
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012-02-27)Introdução: Várias pesquisas sobre a prática do diálogo em educação em saúde apontam para a necessidade de transformação da relação profissional e usuário através do diálogo. Neste contexto, reconhece-se que a ação dialógica ...
-
A Humanização na Prática de Enfermeiros em uma Unidade Hospitalar de Clínica Médico Cirúrgica
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008-07-30)O presente estudo teve por objetivo apreender, na ótica de enfermeiros atuantes em uma Unidade de Clínica Médico Cirúrgica de um hospital de grande porte da cidade de São Paulo, seus conceitos e suas formações a respeito ...
-
A formação médica em currículo com metodologia ativa - PBL: concepções docentes
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-11-25)O PBL como prática educacional tem se expandido em escolas médicas em todo o mundo e vem sendo acompanhado de extensa discussão e suscitado inúmeras pesquisas a cerca de seus resultados na formação. Este estudo investigou ...
-
A prescrição medicamentosa ambulatorial do aluno do Internato do Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas: formação e prática
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007-08-29)A questão da prescrição medicamentosa é assunto de extrema relevância na resolutividade dos problemas de saúde, interessando desde o médico e o paciente até os órgãos gestores nos mais diversos níveis. Tanto no cenário ...
-
A Integração na Atenção Básica à Saúde na Comunidade em um Curso médico: a visão discente a respeito de sua formação humanística
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-09-30)A sucessão histórica de modelos curriculares na educação médica apontam para a necessidade de aprendizagem em novos cenários, colocando o aluno em contato com o paciente e suas necessidades desde o início do curso médico. ...
-
A interdisciplinaridade e a proposta do Campus Baixada Santista da UNIFESP: uma análise documental
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008-07-30)Esta pesquisa teve como objetivos identificar e mapear as concepções de interdisciplinaridade presentes no Projeto Pedagógico do Campus Baixada Santista/UNIFESP e nos projetos pedagógicos dos cursos que o compõem (Nutrição, ...
-
A interdisciplinaridade na construção dos conteúdos curriculares do Curso Médico da Unimontes
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-11-25)Este estudo teve como objetivo dimensionar o exercício da interdisciplinaridade na perspectiva dos professores coordenadores e construtores de módulos do Curso Médico da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). ...
-
A produção científica nacional sobre docência em saúde: subsídios para diretrizes de um programa de desenvolvimento docente
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008-07-30)Esta pesquisa tem como objetivo geral delinear subsídios para o planejamento e implementação de um programa de educação permanente para docentes. Assume como objetivos específicos: Identificar artigos que falem sobre ...
-
A sessão tutorial na ABP do curso médico da Unimontes: desafios e possibilidades
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-06-30)A aprendizagem baseada em problemas (ABP) tem na sessão tutorial sua característica central, já que grande parte da aprendizagem se dá dentro da tutoria. Ela é considerada um complexo ambiente no qual diferentes aspectos ...
-
A vivência clínica hospitalar: significados para enfermeiros residentes em Saúde da Família
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-05-27)O presente estudo teve como tema de pesquisa a vivência clínica hospitalar do enfermeiro na Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Trata-se de pesquisa qualitativa na vertente fenomenológica e almejou compreender ...
-
Análise de um programa educativo sobre psicomotricidade para professores no desempenho psicomotor de seus alunos
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-04-28)A prática da psicomotricidade favorece e potencializa a adaptação harmônica do indivíduo ao meio e suas relações com os outros com o espaço e o tempo, elementos indispensáveis para o sucesso na aprendizagem escolar. Esta ...
-
Análise do perfil sócio-demográfico, formação profissional e conhecimento do cargo dos coordenadores regionais da atenção básica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-10-27)Purpose: The study aimed at elaborating the socio-demographic and educational profile and to identify the qualification needs of Regional Coordinators of Primary Health Care of Minas Gerais Secretary State for Health, to ...
-
Avaliação da Maturidade Organizacional em Gerenciamento de Projetos (OPM3®) em Saúde
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008-11-26)This work verify the capacity of an organization to undertake projects, and as to identify if the organization it has processes of management and as to implement this project management through currently accepted of ...
-
Avaliação na sessão tutorial do curso de medicina na Unimontes: aprendendo concepções e práticas
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-05-01)Este trabalho traz como objeto de pesquisa a Avaliação Formativa, referenciada a critério, que acontece durante as sessões tutoriais do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros, no qual desde 2002 foi ...
-
Capacitação dos Conselhos do Programa Nacional de Alimentação Escolar: um estudo exploratório
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-05-25)Este trabalho analisa o processo de capacitação dos Conselhos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. O controle social constitui o marco orientador das ações dos conselheiros da alimentação escolar - CAE, sendo ...
-
Concepções e práticas de professores de ciências naturais sobre nutrição e saúde no ensino fundamental
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-11-26)Introduction: The teacher in the school environment, besides being an important model, is a potential ally to the knowledge construction on topics of nutrition area. Objective: Cognize the conceptions and practices of ...
-
Controle de qualidade: a situação do armazenamento e manipulação dos alimentos do PNAE em municípios do estado de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-11-24)O presente trabalho teve como objeto de estudo o processo de monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar no que diz respeito à análise da situação de armazenamento e manipulação dos alimentos em dez municípios ...