Browsing Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde by Issue Date
Now showing items 61-80 of 517
-
O papel da Pós-graduação lato sensu na capacitação para a prática do profissional fisioterapeuta
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007)Esta pesquisa buscou analisar o papel da pós-graduação lato sensu na prática profissional do fisioterapeuta na cidade de Goiânia, enfocando a formação de competência técnica e cognitiva. Foi realizado um estudo ...
-
O ensino da promoção da Saúde em cursos de graduação de fonoaudiologia da cidade de São Paulo: o olhar dos coordenadores
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007)O ensino da promocao da Saúde constitui um aspecto importante na formacao do fonoaudiologo uma vez que, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, os profissionais devem estar aptos a desenvolver acoes de prevencao, ...
-
Reabilitação no Programa de Saúde da Família (PSF): práticas educativas
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007)No contexto da implantação do Programa de Reabilitação no PSF, ressalta-se, no âmbito da Promoção de Saúde, a relevância das atividades educativas grupais. Neste sentido o estudo teve como propósito caracterizar as práticas ...
-
Os reflexos das recomendações das Conferências Nacionais de Saúde Bucal no curso de graduação em odontologia
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007-05-30)O presente estudo teve como objetivo investigar os reflexos das propostas das Conferências Nacionais de Saúde Bucal referentes à formação do cirurgião-dentista, no âmbito do curso de odontologia de uma instituição privada ...
-
A prescrição medicamentosa ambulatorial do aluno do Internato do Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas: formação e prática
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2007-08-29)A questão da prescrição medicamentosa é assunto de extrema relevância na resolutividade dos problemas de saúde, interessando desde o médico e o paciente até os órgãos gestores nos mais diversos níveis. Tanto no cenário ...
-
A coordenação de cursos técnicos de enfermagem: das práticas a proposta de formação
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008)O presente estudo teve como objetivo analisar as concepções de coordenadores de Cursos Técnicos de Enfermagem, atuantes na Cidade de São Paulo, com vistas a delinear subsídios para uma proposta de formação para estes ...
-
A Graduação em Serviço Social e a prática na área da Saúde: Um estudo no município de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008)A profissão de assistente social apresenta particularidades e singularidades em diversos espaços sócio ocupacionais. Por ser um profissional que atua no âmbito das políticas sociais a saúde representa ‘um’ e não ‘único’ ...
-
Educação continuada / permanente: protagonizadoras do processo de ensino e aprendizagem em Enfermagem na terapia intensiva
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008)As experiências de ensino-aprendizagem são determinadas pelo contexto político, social, cultural e econômico no qual estamos inseridos. No mundo moderno, com a globalização, há a exigência de profissionais cada vez mais ...
-
A qualidade de vida na fala dos egressos da Universidade Aberta a Terceira Idade / Universidade Federal de São Paulo (UATI/UNIFESP)
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008)Este estudo investiga a percepção do egresso sobre a influência da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) vinculada à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na sua qualidade de vida. Em sua primeira parte, ...
-
Formação do técnico em nutrição e dietética para a prática profissional: a visão do egresso
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008)O objetivo central deste trabalho foi discutir a contribuição da formação recebida pelo Técnico em Nutrição e Dietética (TND) para a prática profissional, sob a ótica do egresso, para o qual nos propusemos especificamente ...
-
O supervisor do estágio em cursos de aprimoramento em fisioterapia: os desafios de sua formação para a prática profissional
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008)Formar é transformar práticas e concepções, considerando os contextos institucionais, as políticas públicas, os saberes e experiências dos sujeitos, as expectativas de supervisores e aprimorandos em seus processos de ...
-
O impacto do programa de treinamento em suporte nutricional do profissional recém-admitido no serviço de enfermagem: modelo sistematizado de avaliação
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008)Avaliar o impacto dos treinamentos nas organizações de saúde é fundamental para o seu aperfeiçoamento constante, tentando garantir que o conhecimento adquirido pelos profissionais seja transferido para o ambiente de ...
-
A educação continuada e profissionais de enfermagem para higiene oral de pacientes sob cuidados intensivos
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008)Este trabalho buscou Investigar, a partir das práticas profissionais de equipes de enfermagem atuantes em Unidades de Terapia Intensiva e da literatura especializada, os fundamentos para a proposição de um programa de ...
-
A integração escola-serviço-comunidade no processo de formação médica, a partir da ótica dos docentes
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008)As Diretrizes Curriculares para os Cursos de Medicina (2001) estabelecem a necessidade de inserir o aluno precocemente em atividades práticas relevantes para a sua futura vida profissional, mobilizando as escolas médicas ...
-
O significado da graduação de enfermagem sob prisma de um outro olhar: auxiliares e técnicos de Enfermagem
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008)A ascensão profissional entre as diferentes categorias profissionais da Enfermagem se dá pela qualificação formal. Atualmente, observa-se um aumento da procura dos cursos de Graduação em Enfermagem por profissionais ...
-
A docência no ensino técnico de enfermagem: concepções, experiências e desafios
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008)Esta pesquisa teve como objetivo analisar os processos de formação e práticas de professores enfermeiros do nível técnico. O referencial teórico compreendeu uma revisão histórico-teórico-conceitual sobre o Ensino Técnico ...
-
A qualificação profissional necessária ao atendimento odontológico para indivíduos com necessidades especiais
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008)A odontologia para pacientes ou indivíduos com necessidades especiais é uma especialidade odontológica recém-reconhecida e regulamentada pela Assembléia Nacional de Especialidades Odontológicas e Conselho Federal de ...
-
Educação terapêutica aos pais de um bebê com paralisia cerebral em atendimento fisioterapêutico: um estudo de caso
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008)Introdução: Este trabalho registra a atuacao do Fisioterapeuta inserido em um contexto educacional, atuando no atendimento a criancas, adolescentes e jovens com deficits fisicos e psiquicos, tendo assim seu foco na Educacao ...
-
Websites para diabéticos: uso da internet com instrumento de Educação em Saúde
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008)Objetivo: Este estudo tem como proposta apresentar atributos qualitativos que caracterizam um site com valor educativo para portadores de doenças crônicas. Método: Previamente, foram selecionados 25 websites na Internet, ...
-
A atenção domiciliar e o psicólogo: experiências, apontamentos para a formação e indícios para uma clínica
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008)O estudo assumiu como objetivo geral a investigação das experiências do psicológo em programas de atenção domiciliar, no sistema público de saúde. No âmbito dos objetivos específicos, apreender suas experiências quando ...