Browsing Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde by Issue Date
Now showing items 21-40 of 548
-
Educação continuada/educação permanente em enfermagem: uma proposta metodológica
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)As organizações hospitalares diante das transformações e mudanças que vêm ocorrendo no contexto político-econômico e social estão buscando formas de adaptação, surgindo, assim, novas idéias, novos conceitos. Inserida ...
-
O ensino da pediatria nas escolas de graduacao em medicina do estado do Rio de Janeiro
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)O objetivo deste estudo é conhecer, analisar e refletir sobre como vem ocorrendo o Ensino da Pediatria na Graduação das Escolas Médicas do Rio de Janeiro, delineando algumas características dos docentes responsáveis ...
-
A pesquisa e o currículo de graduação em odontologia
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)A construção do currículo sintonizado com a pesquisa, em consonância com as propostas da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, constitui um desafio. Em que medida se dá a adesão a essas propostas na graduação em Odontologia ...
-
Educação inclusiva e educação em Saúde: um estudo periódico integração
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)Esta pesquisa assumiu como objetivo analisar as relações entre Educação Inclusiva e Educação em Saúde a partir de artigos publicados no periódico Integração, no período 1997-2002. No âmbito dos objetivos específicos, ...
-
A participação discente em projetos de extensão da Universidade Federal de São Paulo: uma análise a partir de coordenadores e egressos
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)Este trabalho analisa a participação discente em dois projetos de extensão da Universidade Federal de São Paulo: o projeto Cananéia, que proporciona vivência em comunidades ribeirinha e quilombola e o projeto Xingu, em ...
-
A informação científica-técnica na tomada de decisão administrativa: um foco na gerência do hospital das clínicas/UFMG
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)Esta tese tem por objetivo analisar o uso da informação científica-técnica no processo decisório da gerência hospitalar do Hospital das Clinicas da UFMG, visando subsidiar a criação de um programa de orientação informacional ...
-
Aconselhamento: concepções e práticas no contexto da educação em saúde
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)Esta pesquisa teve como objetivo geral, a partir da ótica de aconselhadores de Serviços de Prevenção em AIDS, analis ar o aconselhamento como prática de promoção e educação em saúde. ...
-
Capacitação de médicos e enfermeiros para o cuidado à saúde de idosos na rede básica de Saúde no município de Santos: uma proposta de planejamento operacional baseado em uma matriz de competências
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)O Brasil apresenta um dos mais agudos processos de envelhecimento populacional dentre os países mais populosos. A proporção de indivíduos idosos aumentou de 6,1% (7.204.517 hab.), em 1980, para 8,6% (14.536.029 hab.), ...
-
Reflexões sobre a inserção da disciplina de nutrição na formação do enfermeiro: limites e possibilidades
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)A Disciplina de Nutrição é importante para a formação do Enfermeiro, já que esse profissional possui atribuições referentes ao cuidado geral do ser humano, englobando o cuidado com a Nutrição das pessoas que estarão sob ...
-
Alterações orais em pacientes portadores de osteogênese imperfeita
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005) -
O trabalho de conclusão de curso de graduação em enfermagem na óptica de docentes e discentes
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006)Esta tese aborda O trabalho de Conclusão de Curso na Óptica de Docentes e Discentes. Tem o objetivo de analisar o processo de construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) identificando facilidades, dificuldades e ...
-
O ensino da fisioterapia preventiva na formação profissional do fisioterapeuta na região Norte do Brasil
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006)O objetivo deste estudo é investigar o Ensino da Fisioterapia Preventiva na Graduação das Escolas da Região Norte do Brasil a partir de docentes e discentes. Procurou-se, assim, delinear objetivos, conteúdos, estratégias ...
-
A participação da indústria farmacêutica no processo de atualização dos médicos: impacto do suporte financeiro das empresas no eventos científicos e projetos de educação continuada desenvolvidos pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006)Este trabalho teve por finalidade conhecer a participação da iniciativa privada em projetos de educação continuada e congressos organizados pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Sociedade ...
-
A interdisciplinaridade e as mudanças curriculares nos cursos de graduação em odontologia
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006)O estudo buscou articular a interdisciplinaridade com o cenário da educação em saúde, em especial com o da odontologia. A base teórica da pesquisa foi montada em cinco eixos: histórico das mudanças curriculares e das ...
-
O estágio de neonatologia na graduação de enfermagem num contexto de mudanças
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006)O estágio se constitui numa peça fundamental do treinamento profissional diante do hiato entre as disciplinas básicas e profissionalizantes na configuração do ensino da enfermagem em nível superior e de seu movimento em ...
-
O processo de ensino-aprendizagem de adultos universitários: um caso da biologia educacional na formação de educadores
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006)A disciplina de Biologia Educacional está inserida nos currículos de graduação para formação de professores e sua importância é considerada, atualmente, uma necessidade pelo fato de a escola ser promotora da saúde, como ...
-
Programa de atividades físicas lúdicas desenvolvido com alunos portadores de deficiência mental do CEMEI Cléberson da Silva do município de Mauá
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006)A inclusao social do portador de defiCiência e um assunto debatido em todo o mundo, e, desde a decada de 80, vem crescendo consideravelmente no Brasil, sendo objeto de estudo de muitos pesquisadores. No municipio de Maua, ...
-
A formação na graduação dos profissionais de Saúde e a educação para o cuidado de pacientes fora de recursos terapêuticos de cura
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006)O estudo da vida humana no seu final tornou-se uma questão de primeira grandeza em nossa sociedade atual, principalmente para os profissionais da saúde. Há indicadores inquietantes em relação ao cuidado do sofrimento de ...
-
Concepções e práticas dos profissionais que exercem atividade docente sobre seu papel na formação ético-moral do estudante de medicina da UNIFESP
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006)Introdução: A formação ético-moral dos estudantes de Medicina configurase como um fator de grande importância, considerando sua futura atividade profissional. Além dos cursos de Ética e Bioética, podemos afirmar que ...
-
A relação médico-paciente no Cecil Textbook of Medicine: um estudo de uma obra de referência na formação médica geral.
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006)Esta pesquisa teve como objetivo geral caracterizar e discutir, nas vinte e duas edicoes da obra Cecil Textbook of Medicine, a relacao medico-paciente, no que se refere a abordagem conceitual, as suas finalidades e a ...