Navegação Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 548
-
Repercussão do trauma osteomuscular em ratos alimentados com dietas normo e hipoprotéica: aspectos metabólicos e cicatriciais
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1989) -
Conhecimento, experiência e formação: do médico ao professor de medicina. Estudo sobre a disciplina formação didático-pedagógica em Saúde nos cursos de Pós-graduação da Universidade Federal de Säo Paulo
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1997) -
O significado da educação permanente a partir da óptica dos profissionais médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família/Casa de Saúde Santa Marcelina
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004)A Educação Permanente em Saúde é uma das ferramentas que o Ministério da Saúde recomenda para superação das dificuldades encontradas no processo de mudança decorrente da implementação da Reforma Sanitária brasileira. Este ...
-
A biblioteca científica e o processo de busca de informação por pacientes
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004)Vários momentos marcaram a história da comunicação e da informação. A "era da informação" introduziu uma nova dimensão no âmbito da manutenção do bem-estar e no tratamento das doenças, e também um novo enfoque ao paciente, ...
-
O ensino da comunicação na graduação em medicina: uma abordagem
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004)A partir da importância atribuída à comunicação na relação médico-paciente com fator de boa adesão ao tratamento, surgiu o interesse em saber quando e como s contempla o ensino/aprendizagem de comunicação nos cursos de ...
-
Novas tecnologias e a prática docente: um estudo a partir do livro-texto digital "aprendendo a estudar"
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004)O objetivo desta tese é avaliar a interação docente/software educacional a partir do hipertexto “Aprendendo a Estudar” (livro-texto digital), investigando a receptividade deste tipo de intervenção instrucional, avaliando ...
-
A inserção da oftalmologia em escolas médicas brasileiras com currículos disciplinares e não disciplinares
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)O modelo biomédico prevalente no ensino médico sofre sérios questionamentos a partir da metade do século XX, havendo uma transição paradigmática rumo ao atual, de atenção integral do indivíduo. Estas mudanças, que ...
-
A identidade profissional nos cursos de graduação de nutricionistas: um processo em construção
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)O objetivo deste estudo foi conhecer, a partir de alunos e coordenadores dos Cursos de Nutrição do Município de São Paulo, a concepção e a forma como a temática “Identidade Profissional” é trabalhada na Graduação e as ...
-
O idoso e a velhice sob a ótica de estudantes de medicina: um estudo de representações sociais
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)Este estudo teve como objetivos analisar as Representações Sociais que estudantes de Medicina têm do idoso e da velhice, buscando apreender as concepções sob a ótica do estudante do 4º.ano da faculdade de Medicina ...
-
Saúde e educação: estudo a partir de uma prática no curso de enfermagem da UNIFESP
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)A presente pesquisa origina-se da participação em uma prática de ação de saúde desenvolvida pelos graduandos em enfermagem da UNIFESP, em ambientes escolares. O objetivo geral deste estudo foi analisar as concepções de ...
-
A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)Esta pesquisa assumiu como objetivo analisar as concepções relativas ao processo ensino-aprendizagem que têm orientado práticas pedagógicas de professores da disciplina de Odontopediatria na graduação em Odontologia. No ...
-
Fundamentos para o desenvolvimento de um programa de formação baseado no perfil de competências profissionais para médicos e enfermeiros da SAMU-SP(193)
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)Há quatorze anos foi implantado na cidade de São Paulo o Sistema Resgate, responsável pelo atendimento pré-hospitalar de vítimas de traumas. Este Sistema foi desenvolvido através de uma aliança entre a Secretaria de Segurança ...
-
O profissional da informação em Ciências da Saúde: subsídios para o desenvolvimento de cursos de capacitação no Brasil
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)A realidade atual na área da saúde demanda um profissional que esteja apto a gerenciar, buscar, selecionar e avaliar a informação adequada para contribuir no processo de tomada de decisão e para o desenvolvimento da ...
-
O aluno negro na graduação de enfermagem: perfil e opiniões sobre as cotas
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)Ao estudar a historia e a organizacao profissional da enfermagem, a qual mantem ate hoje, as caracteristicas basicas da cisao entre o saber e o fazer, tive a intencao de compreender a insercao do homem (aluno) negro num ...
-
Pós-graduação e formação de docente: a experiência da disciplina de formação didático-pedagógica em Saúde na UNIFESP
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)O presente estudo tem como objeto a formação da docência para o ensino superior na área da Saúde no âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu. Assumese como objetivo geral analisar o significado atribuído pelos egressos à ...
-
Conhecimentos adquiridos pelos egressos do curso de Pós-graduação em Gestão de serviços de Saúde na disciplina de planejamento
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)O presente estudo buscou conhecer e analisar o conhecimento dos egressos dos programas de pós-graduação em Administração Hospitalar, contribuindo para o aprimoramento dos currículos desses programas, em especial o conteúdo ...
-
O ensino da Saúde da mulher em cursos de enfermagem na cidade de São Paulo: a ótica docente
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)A importância de se aprofundar os conhecimentos nos temas referentes à saúde da mulher, surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para os problemas de ordem prática da vida cotidiana da mulher, mas do desejo ...
-
Concepções e trajetórias de formação: um estudo com professores de medicina da Universidade Federal de Alagoas
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)Esta pesquisa assumiu, como objetivo geral, analisar as concepções do professor-médico da Universidade Federal de Alagoas nas últimas cinco décadas sobre o ensino, a aprendizagem e os processos de formação docente em ...
-
O ensino da ética/bioética nos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia na cidade de Manaus-AM
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)No presente estudo, com abordagem quantitativo-qualitativa, realizado por meio da análise documental, da aplicação de questionários e da realização de entrevistas, foi estudado o ensino da ética/bioética em cursos de ...
-
Disciplina de endodontia: uma análise a partir da ótica de docentes e discentes de odontologia
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2005)A Endodontia é uma especialidade da Odontologia que requer muita atenção por parte dos profissionais por sua especificidade. No curso de Odontologia da Universidade Metropolitana de Santos, a Disciplina de Endodontia é ...