PPG - Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
Recent Submissions
-
Adolescentes Trans/com variabilidade de gênero e cuidados psicológicos: uma revisão sistemática
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-09)Considerando a necessidade de aperfeiçoamento das práticas de cuidado integral em saúde voltadas à população de adolescentes trans/com variabilidade de gênero, este trabalho busca identificar estudos que abordem atendimentos ...
-
Agência, engajamento e participação: interações entre crianças autistas e educadoras em sala de aula regular e especializada
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-15)Esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar as possibilidades de e as formas pelas quais se estrutura o trabalho mútuo de coparticipação constitutivo de interações que acontecem em ambiente pedagógico entre ...
-
Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-04-27)Esta pesquisa teve como objetivo compreender a relação de adolescentes em conflito com a lei com duas formas de violência escolar, o preconceito e o bullying. Com base na revisão literária de produções acadêmicas sobre o ...
-
O USO DO INSTRUMENTO DE TRIAGEM INTERDISCIPLINAR DO NEURODESENVOLVIMENTO (TRIN) PARA RASTREIO DE SINAIS DE TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM LEITURA/ESCRITA.
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-26)Introdução: Dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita são queixas recorrentes de pais e professores de crianças em idade escolar; tais queixas necessitam de avaliação específica para compreender se estes déficts ...
-
Saúde e bem-estar na escola pública: a perspectiva de estudantes do ensino médio
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-26)The aim of this dissertation was to develop an questionnaire to evaluate the health promotion and well-being of school environments from the perspective of high school students, based on the pillars of the Health Promoting ...
-
Um olhar sobre a formação inicial e contínua de professores para a educação inclusiva: vozes invisibilizadas nos processos de formação docente
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-04-25)Esta pesquisa objetivou analisar, por meio das concepções teóricas e metodológicas da Pesquisa Crítica de Colaboração, como ocorre, em âmbito da formação inicial e contínua do professor, o processo de inclusão escolar, e ...
-
O professor inclusivo (não) existe
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-04-14)A educação inclusiva imprimiu uma nova figura na educação contemporânea: o professor inclusivo. Um professor preparado, permanentemente em formação continuada e sempre disposto a incluir. Nesse sentido, para que a inclusão ...
-
O desempenho escolar de alunos da periferia: elementos para uma etnografia de construção de representações sobre fracasso escolar
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011)This paper aims to comprehend the representants parents, students, teachers and education professionals from a suburb school in a big city have concerning school failure. The chosen approach considered urban researches ...
-
Refletindo sobre aspectos das condições e modos de leitura de textos literários em uma escola pública de educação infantil
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011)This study investigates the practice of reading literary texts in a public school early childhood education, aimed to capture and explain and discuss aspects of conditions and ways of its realization. In their construction, ...
-
Transtorno do Défict de Atenção/Hiperatividade e a dinâmica familiar
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011)Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a disorder characterized by deficits of neurological basis that causes the absence of inhibition and self-control. The diagnosis is often clinic and based on three categories ...
-
Neurofibrotomatose tipo 1: aspectos educacionais e cognitivos.
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-31)INTRODUÇÃO: A Neurofibromatose - tipo 1 (NF1) é uma doença rara, genética, autossômica, dominante, crônica e progressiva, que está potencialmente ligada a prejuízos cognitivos, psicológicos e de escolarização. Dado o ...
-
O insucesso em escolas técnicas públicas paulistanas: representações de educadores, estudantes e familiares sobre o ensino médio integrado
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-28)A modalidade de ensino técnico integrado ao ensino médio ofertada nas escolas técnicas prevê a articulação da educação básica à educação profissional. Na cidade de São Paulo, as escolas técnicas estaduais e federais, que ...
-
Análise do currículo de Libras da cidade de São Paulo, a teoria alcança a pratica?
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-21)O estudo apresentado analisa o currículo de libras da cidade de São Paulo na busca da compreensão dos aspectos da teoria e a real aplicação do que está disposto no currículo. Para a realização deste trabalho, inicialmente ...
-
Os cursos de formação do pedagogo e as classes hospitalares
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-09)A presente pesquisa está ligada ao campo da Educação e Saúde, estuda o processo de formação inicial do pedagogo na graduação no tocante a sua atuação em classes hospitalares, uma área em construção, cuja escassez de ...
-
Atuação do Pedagogo Hospitalar na percepção da equipe multiprofissional do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Limeira.
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-08)Com a intenção de contribuir para uma problematização da atuação profissional do pedagogo hospitalar, esta pesquisa objetiva compreender as percepções da equipe multiprofissional do hospital Santa Casa de Misericórdia ...
-
A escolaridade dos pacientes sobreviventes de tumores do Sistema Nervoso Central atendidos em um hospital especializado em câncer infantojuvenil na cidade de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-10)Esta pesquisa busca investigar a escolaridade dos sobreviventes de tumores de sistema nervoso central, atendidos em um hospital especializado em câncer infantojuvenil. Partindo-se desta perspectiva, sabe-se que o tratamento ...
-
“Vai dar tudo certo” Uma perspectiva interacional de encontros de Atendimento Educacional Especializado em formato on-line voltado para estudantes autistas
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-08)O objetivo desta pesquisa é descrever interações entre uma estudante com transtorno do espectro do autismo (TEA), uma familiar, que é mãe da estudante, e uma professora durante encontros de atendimento educacional especializado ...
-
Diagnósticos de deficiências e transtornos na Educação Infantil: dispositivos a serviço de quê?
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-09-30)Este trabalho apresenta uma investigação sobre os modos como diagnósticos de deficiência e transtornos incidem sobre processos de inclusão escolar na Educação Infantil em um município paulista. Analisa racionalidades ...
-
A Matemática Moderna na Formação de Professores da Secretaria Municipal de São Paulo (SMSP), 1960-1970: processos e dinâmicas de constituição de novos saberes
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-10)Este estudo tem como objetivo fazer uma incursão na história da educação matemática, por meio de um exame dos saberes matemáticos considerados como elementos do saber profissional do professor que ensina matemática nos ...
-
Aplicação do Instrumento de Triagem Interdisciplinar do Neurodesenvolvimento (TRIN) para rastreamento de perfil Neurofuncional em uma amostra de crianças com queixas de aprendizagem e de comportamento
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-07)A. Resumo: Embora estudos apontem cerca de 5 a 8% da população com baixo desempenho escolar e/ou comprometimento do Neurodesenvolvimento, existem pouquíssimos instrumentos capazes de realizar rastreamento cognitivo e de ...