Browsing PPG - Educação by Submit Date
Now showing items 1-20 of 287
-
Cibercultura e educação escolar: estudo de caso de um curso de formação continuada em serviço na aula de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) de uma escola da rede estadual de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-18)A presente pesquisa assume a abordagem metodológica qualitativa de caráter descritivo e é delineada através de um estudo de caso educacional. O objetivo geral da pesquisa é investigar em que medida o curso ―Cibercultura ...
-
Carreira e vencimento de professores da educação básica no Estado de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-17)A pesquisa se propôs a analisar estatutos e planos de carreira do magistério da rede estadual de São Paulo e de quatro municípios paulistas: Águas de São Pedro, São Caetano do Sul, Barra do Turvo e Natividade da Serra. ...
-
Professores temporários da rede estadual de São Paulo: análise da política de pessoal da perspectiva orçamentária
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03)Esta pesquisa tem como objetivo investigar a política de pessoal docente da rede de ensino de educação básica do Estado de São Paulo - REE-SP, tendo como foco os professores temporários que nela atuam. Pretendeu-se ...
-
O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma perspectiva a partir da análise dos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2013
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03)Esta pesquisa está inserida dentro da perspectiva da produção de políticas de currículo. Tomando como base os livros selecionados de Geografia para os anos iniciais do ensino fundamental aprovados pelo PNLD 2013, sobretudo ...
-
A formação continuada de gestores da educação infantil: possibilidades e limites do programa de formação "A Rede em rede" – a formação continuada na educação infantil
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-03)A formação continuada oferecida aos gestores das redes públicas e a coerência entre os conteúdos tratados nessa formação e suas práticas gestoras é o foco de investigação desta pesquisa. O objetivo foi analisar as ações ...
-
Reorganização Curricular e o exercício da docência no Ciclo Interdisciplinar: um estudo de duas escolas da rede municipal de São Paulo em 2014
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-02)Esta pesquisa buscou compreender os possíveis efeitos da política curricular de reorganização do ensino realizada pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo no ano de 2014, na prática docente. Pretendeu-se ...
-
Novas configurações do trabalho docente na rede estadual paulista: o caso do professor mediador escolar e comunitário
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-02)Diante de pesquisas que apontam os crescentes índices de violência, indisciplina e conflitos no ambiente escolar, o Governo do Estado de São Paulo criou o programa intitulado “Sistema de Proteção Escolar”, com o objetivo ...
-
Performatividade e subjetividade na gestão escolar
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-01)Neste trabalho investigamos o impacto das políticas públicas de educação da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP), fundamentadas pelos princípios do gerencialismo, calcadas no aumento da eficiência para ...
-
A formação de professoras e professores polivalentes nos cursos de pedagogia em instituições de ensino superior privadas
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12)Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da Formação Inicial, ocorrida em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas da Grande São Paulo, na prática docente polivalente das professoras que atuam nos ...
-
Organização e utilização dos espaços físicos na educação infantil: um estudo sob a ótica do gênero
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12)Esta pesquisa tem como objetivo problematizar as relações de gênero que permeiam a organização e a utilização dos espaços de educação e cuidado, envolvendo as crianças, os/as professores/as, na creche e pré-escola. ...
-
Matemática na educação infantil? Contribuições da atividade orientadora de ensino para a (re)organização da prática docente
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12-10)A presente pesquisa buscou evidenciar as contribuições do conceito de Atividade Orientadora de Ensino como desencadeador da mudança de prática de professores de Educação Infantil, especificamente na organização do ensino ...
-
Entre finalidades, aspirações e a experiência: o ensino médio e os seus sujeitos
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12-09)Este trabalho discute a questão da identidade do ensino médio no Brasil, que se afigura como questão pressurosa na atualidade, tendo em vista a promulgação da Lei nº 12.796, de 2013, que na prática tornou tal nível ...
-
Campos de experimentação na educação contemporânea e a suas possibilidades perante as atualizações da pastoral cristã: um estudo foucaultiano
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12)Este trabalho tem como objetivo investigar as possibilidades de novos campos de experimentação em meio ao que Michel Foucault denominou focos de experiência. Enquanto o conceito de foco de experiência trata da relação ...
-
Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: registros avaliativos e práticas de professores
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-11)A presente investigação tem como temática a avaliação da aprendizagem. Entendese a avaliação em uma perspectiva contra-hegemônica de educação (SAVIANI, 2008), com vistas ao diagnóstico (LUCKESI, 2008), mediação (HOFFMANN, ...
-
Sala de leitura na rede municipal de São Paulo: reflexões sobre eventos e práticas de letramento com uma turma de 4º ano
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-09)O objetivo principal desta pesquisa é investigar os eventos e práticas de letramento que ocorreram durante as aulas de Sala de Leitura, com alunos de uma turma de 4° ano do ensino fundamental I, da Rede Municipal de ...
-
Formação inicial de professores de educação física, mídia televisiva e outros estruturantes tecnológicos: um estudo de caso educacional amparado pela Teoria Crítica
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-07-15)O presente estudo assume a abordagem metodológica qualitativa de caráter descritivo e é delineado através de um estudo de caso educacional, amparado pela Teoria Crítica. O objetivo geral desta pesquisa é investigar e ...
-
O magistério como opção de carreira: um estudo sobre os fatores contributivos para a escolha do curso de Pedagogia em uma universidade pública
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-08-11)Esta pesquisa tem por tema o exercício da docência com foco na escolha profissional. O objetivo é investigar fatores sociais relacionados à escolha do curso de Pedagogia por alunos de graduação. As questões que norteiam ...
-
A produção discursiva da Revista Gestão Escolar sobre a gestão da escola: um “manual” para a equipe de gestão e o alinhamento às orientações de agências internacionais
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-02-27)O OBJETIVO desta pesquisa é analisar a produção discursiva da Revista Gestão Escolar (RGE) sobre a gestão da escola. A questão que instiga o trabalho é identificar qual modelo de gestão é valorizado pela RGE e, para tanto, ...
-
Contribuições de narrativas de crianças para a formação de professores de educação infantil
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-12-19)The research, qualitative approach aims to investigate the reflections and the impact of children's tales of childhood and school in their teachers, considering the importance of hearing the child as subject of rights, ...
-
O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-05-12)This master?s research was done with 4 and 5-year-olds in a children early education institution in municipal schools of the city of Sao Paulo. The purpose is to examine the drawings made by girls and boys and listen to ...