Ensaio sobre a paixão de Antonin Artaud: Aproximações entre as ideias do poeta e a psicanálise lacaniana

Imagem de Miniatura
Data
2020-05-27
Autores
Martinez, Danilo Briscese [UNIFESP]
Orientadores
Imbrizi, Jaquelina Maria [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Antonin Artaud e Jacques Lacan, ao longo de suas trajetórias de vida, se encontraram direta e indiretamente. Enquanto internado no asilo de Sainte-Anne na década de 1930, Artaud teve seu destino decretado por Lacan, então psiquiatra chefe desta instituição, determinando que o poeta estaria impossibilitado de qualquer produção artística futura. Entretanto, as obras de Artaud elaboradas após esse período de internação seriam subsídios às elaborações filosóficas a partir da interlocução de Jacques Derrida e Gilles Deleuze, que criticariam os destinos da psicanálise lacaniana no final da década de 1960, gerando mudanças significativas na teoria psicanalítica, em especial a importância do falo e os desdobramentos dessa noção nos destinos da prática analítica. Artaud elabora uma forma de manifestação artística que denuncia a violência institucional, promovendo uma maneira heteronômica de estar no mundo, a partir da elaboração do corpo sem órgãos, noção que condensa sua vida e obra. Lacan, por sua vez, propõe um horizonte para a prática analítica pautado na destituição subjetiva, horizonte esse que visa a autonomia do sujeito frente às instituições que os constituem, sobretudo em relação ao falocentrismo que se apresenta no cerne da constituição do sujeito segundo a teoria psicanalítica. Ambos, poeta e psicanalista, apesar do histórico de divergências, apresentam semelhanças importantes, promovendo, em suas ressonâncias, modos de pensar a sociedade e a cultura de forma disruptiva, propondo maneiras singulares de estar no mundo.
Antonin Artaud and Jacques Lacan met themselves in straight way and side way throughout their life paths. While as internal in the Sainte-Anne asylum at 1930’s, Artaud had his prognosis decreed by Lacan, calling that the poet would be unable to make any kind of artistic work even if he had a long life. However, the last Artaud’s works, after a long time as inpatient, has been prolific for the philosophical studies of Jacques Derrida and Gilles Deleuze, whom will criticize the psychoanalysis, in the late 1960’s, producing significant changes in theory, especially the concept of phallus and its clinical importance. Artaud elaborates a new form of expression by the art, which denounces institutional violence and promotes a different kind way to being in the world, mainly above his life’s condensed notion of “body without organs”. Lacan, on the other hand, proposes a new horizon for his clinical operation, aiming to the subject’s autonomy, making opposition by the institutions that constitutes the notion of subject by the phallocentrism, according to psychoanalytic theory. Both, poet and psychoanalyst, despite the history of divergences, had important similarities, promoting by their resonance new kinds of thinking society and culture in a disruptive way
Descrição
Citação
MARTINEZ, Danilo Briscese. Ensaio sobre a paixão de Antonin Artaud: Aproximações entre as ideias do poeta e a psicanálise lacaniana. 2020. 139f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2020.