Probabilidade e Estatística: uma proposta de abordagem gráfica utilizando o GeoGebra

Data
2021-05-07
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O discreto uso pedagógico do GeoGebra relacionado ao ensino de probabilidade e estatística descritiva, a escassez de material gratuito que oriente usuários acerca dos recursos do aplicativo e a necessidade docente de se apropriar de conhecimento sobre o programa motivaram a realização de uma pesquisa exploratória na bibliografia disponível, sobre como construir ferramentas pedagógicas digitais utilizando o GeoGebra, cujo objetivo é apresentar um material de apoio contendo instruções sobre o programa, com o propósito de contribuir para a construção de aplicativos que abordem graficamente assuntos de probabilidade e estatística descritiva. Apresenta-se uma Proposta Didática destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Médio, contendo uma abordagem significativa, que possibilita a compreensão de conceitos estatísticos, o desenvolvimento do senso crítico, o aprendizado ativo e o conhecimento prático, a partir de uma ativididade cooperativa com utilização de tecnologia. Espera-se que este trabalho ofereça formação complementar a estudantes, professoras e professores, com reflexos no desenvolvimento do aprendizado e no trabalho docente realizado em sala de aula.
The little pedagogical use of GeoGebra related to the teaching of probability and descriptive statistics, the low supply of free material that guides users of the software about the application’s features and the need for teachers to learn about the program motivated the realization of exploratory research in existing bibliography, indirectly, about how to build digital pedagogical tools using GeoGebra, which resulted in this masters dissertation, whose objective is to present a support material containing instructions about the program, with the purpose of contributing to the construction of pedagogical support applications, with a graphical approach to probability and descriptive statistics for high school. A Didactic Proposal for students of the 3rd year of High School is presented, containing a significant approach, which enables the understanding of statistical concepts, the development of critical sense, active learning and practical knowledge, based on a cooperative activity with the use of technology. It is expected that this paper will offer complementary training to students and teachers, with repercussions on the development of learning and the teaching work carried out in the classroom.
Descrição
Citação
Carvalho, Jayrton Silva. Probabilidade e Estatística: uma proposta de abordagem gráfica utilizando o GeoGebra. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - ICT, Universidade Federal de São Paulo, São José dos Campos, 2021.
Pré-visualização PDF(s)