Nível de evidenciação socioambiental em conformidade com a NBC T-15 das companhias dsetor de carnes e derivados listadas na B3

View/ Open
Date
2021Author
Moraes, Thayna Fernanda Parminondi [UNIFESP]
Advisor
Henrique, Marcelo Rabelo [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
Show full item recordAbstract
O objetivo deste trabalho é evidenciar o nível de divulgação das informações socioambientais das companhias do ramo alimentício atuantes no setor de carne e derivados, listadas na B3 no segmento do Novo Mercado, e tendo como base a Norma Brasileira de Contabilidade Técnica 15 (NBC T-15) - Informações de Natureza Social e Ambiental. Por ser um dos setores que mais agridem e degradam o meio ambiente, é importante analisar e evidenciar o nível de preocupação e responsabilidade socioambiental dessas Companhias, ou seja, analisar as informações necessárias para medir o impacto ambiental causado por essas empresas e o quais as medidas adotadas para preservar e restaurar o meio ambiente. As informações necessárias para medir esse nível de evidenciação foram retiradas dos Relatórios de Sustentabilidade de quatro empresas pertencentes ao Novo Mercado. Através de uma pesquisa documental, descritiva e qualitativa, foi constatado que as empresas não divulgam de forma efetiva suas informações de natureza social ambiental em relação aos quesitos contidos na NBC T-15. Deste modo, também foi constatado, através da análise de resultados, que no período de 2015 a 2018, a qualidade e a quantidade de informações divulgadas tiveram uma drástica redução de 50% para 20% no nível de evidenciação. The objective os this research is to highlight the disclosure’s level of socio-environmental informations of companies from the food industry which works with meat and others meat products listed in the “Novo Mercado” segment from B3, based on he Brazilian Technical Accounting Standard 15 (NBC T- 15) - Social and Environmental Information. This sector is the one that most attack and degrade the environmental is importante to analise and show how Much this companies care and are responsable with the environmental, in Other words, analise the main informationsto measure how this companies impact the environment and what is the actions that the companie do to preserve and restore what They have been destroying. The informations used to measure the disclosure comes from Sustainability Reports of four companies that belongs to “Novo Mercado”. With a documental, qualitative and descriptive research, the results show that the companies don’t disclose their information about socio-environmental in a effective way When it is related to NBC T-15. Furtherwise, When the results are compared through the Years, more specific between 2015 and 2018, the qualitative and the amount of information that are disclosured had decreasy very hard.
Collections
- Ciências Contábeis [176]