Biblioteca Mário de Andrade: a incorporação do patrimônio arquitetônico e cultural no urbano contemporâneo

Imagem de Miniatura
Data
2020-03-31
Autores
Amorim, Laís Silva
Orientadores
Rufinoni, Manoela Rossinetti
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Projetada pelo arquiteto francês Jacques Émile Paul Pilon (1905-1962), a Biblioteca Mário de Andrade (BMA) foi construída entre 1935 e 1942, momento em que o centro histórico da cidade de São Paulo, Brasil, passava por incisivas transformações arquitetônicas e urbanas. Como um dos marcos dessas transformações, a BMA assinala a presença de profissionais estrangeiros na construção civil e de linguagens arquitetônicas de vanguarda que começavam a repercutir em solo brasileiro, além da verticalização do centro histórico e da busca pela interação entre espaços públicos e privados, delineando um significativo espaço de convivência e de sociabilidade urbana. Devido ao seu acervo, às características arquitetônicas e à particular inserção urbana da BMA (edifício tutelado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – CONDEPHAAT e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – CONPRESP), o estudo das ações de preservação e de restauro desse patrimônio assume relevância, pois impulsiona o debate sobre a ampliação das ações de tutela para além do edifício isolado e, consequentemente, para a necessidade de construirmos relações entre as políticas de preservação, as diretrizes de restauro e as normativas de planejamento urbano. Esta dissertação, portanto, procura analisar de que modo e em qual contexto histórico, econômico e sociocultural a BMA foi concebida, vivenciada, tutelada e restaurada. O trabalho pretende identificar, ainda, em que medida as particularidades do edifício e a interação com o espaço urbano envoltório foram considerados nas ações de tutela e de restauro, constituindo suas camadas históricas e conduzindo processos de atribuições de valores.
Designed by the french architect Jacques Émile Paul Pilon (1905-1962), the Mário de Andrade Library (BMA) was built between 1935 and 1942, a time when the historic center of the city of São Paulo, Brazil, was undergoing incisive architectural and urban transformations. As one of the milestones of these transformations, BMA points out the presence of foreign professionals in civil construction and of avant-garde architectural languages that began to have repercussions on Brazilian soil, in addition to the verticalization of the historic center and the search for the interaction between public and private spaces, outlining a significant space for coexistence and urban sociability. Due to its collection, the architectural characteristics and the particular urban insertion of BMA (building under the responsibility of the Defense Council for the Historical, Archaeological, Artistic and Tourist Heritage of the State of São Paulo - CONDEPHAAT and the Municipal Council for the Preservation of Historical, Cultural and Cultural Heritage of the City of São Paulo - CONPRESP), the study of the actions of preservation and restoration of this heritage assumes relevance, as it stimulates the debate about the expansion of guardianship actions beyond the isolated building and, consequently, to the need to build relationships between preservation policies, restoration guidelines and urban planning regulations. This dissertation, therefore, seeks to analyze how and in what historical, economic and socio-cultural context BMA was conceived, experienced, protected and restored. The work also intends to identify the extent to which the building's particularities and the interaction with the surrounding urban space were considered in the tutelage and restoration actions, constituting its historical layers and conducting processes of attribution of values.
Descrição
Citação
AMORIM, Laís Silva. Biblioteca Mário de Andrade: a incorporação do patrimônio cultural e arquitetônico no urbano contemporâneo. Dissertação de Mestrado. Guarulhos: EFLCH-UNIFESP, 2020. 212 f.