Have you ever danced in the tropics? Carmen Miranda e as representações dos latino-americanos no contexto da Política da Boa Vizinhança (1940-1943)

Nenhuma Miniatura disponível
Data
9-12-19
Autores
Moura, Beatriz
Orientadores
Villaça, Mariana
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A presente monografia, tem como objetivo, analisar e refletir acerca das representações dos latino-americanos no cinema hollywoodiano entre 1940 a 1943. Durante o período estudado esteve em vigência a Política da Boa Vizinhança, medida necessária tomada pelos Estados Unidos em decorrência do estrangulamento de seu mercado europeu durante a Segunda Guerra Mundial. Tais medidas políticas determinaram diversos planos de ação, para o cinema, especificamente, a construção de uma linguagem que dialogasse com os países da América Latina a fim de constituir aliança hemisférica. Utilizando as metodologias de análise do cinema como fonte histórica, buscamos entender como os grandes produtores de filmes de Hollywood constituíram um conjunto de estereótipos que aqui denominamos de South American Way. Para tal, esta monografia utilizou três filmes produzidos durante o período que tiveram objetivo de integrar culturalmente os norte e latino-americanos.
Descrição
Citação
MOURA, Beatriz Foganholi Gomes de. Have you ever danced in the tropics? Carmen Miranda e as representações dos latino-americanos no contexto da Política da Boa Vizinhança (1940-1943)/ Beatriz Foganholi Gomes de Moura – 2019. 100 f.
Coleções