Lutas, conquistas e desafios para o acesso e permanência no ensino superior: uma análise a partir da narrativa de sujeitxs que experienciaram o Educafro Valongo (Santos/SP).

Lutas, conquistas e desafios para o acesso e permanência no ensino superior: uma análise a partir da narrativa de sujeitxs que experienciaram o Educafro Valongo (Santos/SP).

Author Coelho, João Domingos da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Assumpção, Raiane Patrícia Severino Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Serviço Social e Políticas Sociais
Abstract A pesquisa analisa a experiência do núcleo Educafro Valongo, localizado na Baixada Santista – especificamente na cidade de Santos/SP -, a partir de narrativas de estudantes egressos do curso pré-vestibular. O objetivo é busca compreender a partir das dimensões educacional, política, social e estética do núcleo, qual a contribuição do mesmo para os seus egressos no que se refere ao acesso e permanência no ensino superior, a promoção da autonomia e do envolvimento em ações coletivas contestatórias aos mecanismos de violação de direitos e a ordem excludente, promovidos pelo Estado brasileiro. O desenvolvimento da pesquisa exigiu um levantamento bibliográfico para o aprofundamento teórico de conceitos sociológicos, como desigualdade social, luta de classe, racismo estrutural e violência de Estado. Conjuntamente, foi necessário um trabalho de campo para a obtenção dos dados empíricos. Optou-se pela construção e análise da narrativa de três egressos. Os resultados alcançados permitem problematizar o direito à educação das populações negra e pobres, de modo especial os mecanismos de acesso e permanência ao ensino superior, como também revela os espaços de organização social como referências para a reafirmação da identidade da população negra e pobre do Brasil, visando a uma sociedade mais justa e antirracista.

This research analyses the experience of Educafro Valongo nucleus, located in Baixada Santista – specifically in the city of Santos/SP –, based on the narratives of students who graduated from this college preparatory course. It aims to understand from the educational, political, social and aesthetic dimension of the nucleus, what is its contribution to students regarding the access and permanence in higher education, the promotion of autonomy and involvement in collective actions in order to contest the mechanisms of rights violation and the exclusionary order promoted by the Brazilian State. The development of the research required a bibliographic survey for a theoretical study of some sociological concepts, such as social inequality, class struggle, structural racism and the State violence. Moreover, it was also required a fieldwork to obtain the empiric data. We decided for the construction and the analysis of three students’ narratives. The results achieved allow us to question the right to education of black and poor people, in particular, the mechanisms of access and permanence in higher education. It also reveals spaces of social organizations as a reference for the reaffirmation of identity of black and poor people in Brazil, aiming at a more just and anti-racist society.
Keywords Ensino superior
Violência de Estado
Resistência
Educafro
Higher education
State violence
Resistance
Educafro
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Santos
Language Portuguese
Date 2020-10-30
Published in COELHO, João Domingos da Silva. Lutas, conquistas e desafios para o acesso e permanência no ensino superior: uma análise a partir da narrativa de sujeitxs que experienciaram o Educafro Valongo (Santos/SP). 2020. 134f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2020.
Research area Movimentos Sociais e Políticas Sociais.
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 134 f.
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60962

Show full item record




File

Name: DISSERTACAO FINAL BANCA.pdf
Size: 918.1Kb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account