• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Instituto de Saúde e Sociedade (ISS)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - Interdisciplinar em Ciências da Saúde
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Instituto de Saúde e Sociedade (ISS)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - Interdisciplinar em Ciências da Saúde
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A imagem corporal de crianças e o trato pedagógico com bonecos(as) de pano na escola: um estudo longitudinal

Thumbnail
View/Open
Tese (3.950Mb)
Date
2019-12-11
Author
Silva, Leopoldo Ortega da [UNIFESP]
Advisor
Oliveira, Nara Rejane Cruz de [UNIFESP]
Type
Tese de doutorado
Metadata
Show full item record
Alternative Title
Children body image and the pedagogical approach with rag dolls at school: a longitudinal study
Abstract
A imagem corporal pode ser compreendida como a figuração do nosso corpo formado pela mente, ou seja, o modo como o corpo se apresenta para nós. No Brasil, a questão da imagem corporal tem recebido atenção maior nas últimas décadas. Todavia, estudos sobre o tema entre crianças são escassos, especialmente os longitudinais. O objetivo deste trabalho foi analisar percepções e atitudes sobre a imagem corporal em crianças dos 7 anos aos 9 anos de idade, residentes na zona leste de São Paulo, Brasil, bem como avaliar uma possibilidade de intervenção pedagógica para o tema imagem corporal. Trata-se de um estudo longitudinal, de abordagem quanti-qualitativa. O instrumento utilizado foi a escala de silhuetas para avaliação da imagem corporal. Foram realizadas oficinas didático-pedagógicas com a confecção de bonecos(as) de pano. Os dados quantitativos foram analisados estatisticamente por meio teste do qui-quadrado, considerando o nível de significância de p<0,05. Os dados qualitativos foram interpretados por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicaram elevado índice de insatisfação com a imagem corporal, em crianças de escola pública e particular. As crianças apresentaram idealização para uma silhueta menor. Por meio do trato pedagógico com os bonecos(as) de pano, as crianças puderam refletir sobre a representação mental de seus corpos. Expondo nos diálogos suas percepções e atitudes associadas à imagem corporal e sobre o corpo de seus pares. Considera-se que seja possível a realização de trabalhos como este para a discussão de temáticas atuais na escola, envolvendo os mais diversos conhecimentos e disciplinas.
 
Body image may be understood as the figuration of our body made up by our mind. In other words, it is how we see the body. In Brazil, the body image matter has been seen more carefully in the last decades. However, studies about that topic among children are scarce, especially the longitudinal ones. The goal of this study is to analyse the perceptions of, and attitudes towards body image among children aged from 7 to 9 years old who live in Sao Paulo, Brazil, as well as to assess the possibility of one pedagogical intervention in the topic Body Image. This is a longitudinal study and it has been approached in a qualitative and quantitative method. The instrument used was the silhouette scale showcard to assess the body image. Didactic pedagogical workshops were done in which rag dolls were manufactured. The quantitative data was statistically analysed by the chi-square test considering the level of significance p<0,05. The qualitative data was interpreted by analysing its content. The results indicate a high level of dissatisfaction with body image among children in public and private schools. Those children presented an idealisation of a smaller silhouette. Through pedagogical approach with rag dolls the children could reflect on the mental representation of their bodies exposing in their dialogs their perceptions and attitude associated with their peers’ body image. We consider that it is possible to carry out this sort of activities in order to raise discussions on other current topics at school involving diverse knowledge and subjects.
 
Citation
SILVA, Leopoldo Ortega da. A imagem corporal de crianças e o trato pedagógico com bonecos(as) de pano na escola: um estudo longitudinal. 2019. 119f. Tese (Doutorado) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2019.
Keywords
Imagem corporal
Crianças
Jogos e brinquedos
Estudos longitudinais
Educação
Body image
Games and Toys
Longitudinal Studies
Education
Sponsorship
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
URI
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60927
Collections
  • PPG - Interdisciplinar em Ciências da Saúde [637]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV