A imagem corporal de crianças e o trato pedagógico com bonecos(as) de pano na escola: um estudo longitudinal

View/ Open
Date
2019-12-11Author
Silva, Leopoldo Ortega da [UNIFESP]
Advisor
Oliveira, Nara Rejane Cruz de [UNIFESP]Type
Tese de doutoradoMetadata
Show full item recordAlternative Title
Children body image and the pedagogical approach with rag dolls at school: a longitudinal studyAbstract
A imagem corporal pode ser compreendida como a figuração do nosso corpo
formado pela mente, ou seja, o modo como o corpo se apresenta para nós. No
Brasil, a questão da imagem corporal tem recebido atenção maior nas últimas
décadas. Todavia, estudos sobre o tema entre crianças são escassos, especialmente os longitudinais. O objetivo deste trabalho foi analisar percepções e atitudes sobre a imagem corporal em crianças dos 7 anos aos 9 anos de idade, residentes na zona leste de São Paulo, Brasil, bem como avaliar uma possibilidade de intervenção pedagógica para o tema imagem corporal. Trata-se de um estudo longitudinal, de abordagem quanti-qualitativa. O instrumento utilizado foi a escala de silhuetas para avaliação da imagem corporal. Foram realizadas oficinas didático-pedagógicas com a confecção de bonecos(as) de pano. Os dados quantitativos foram analisados estatisticamente por meio teste do qui-quadrado, considerando o nível de significância de p<0,05. Os dados qualitativos foram interpretados por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicaram elevado índice de insatisfação com a imagem corporal, em crianças de escola pública e particular. As crianças apresentaram idealização para uma silhueta menor. Por meio do trato pedagógico com os bonecos(as) de pano, as crianças puderam refletir sobre a representação mental de seus corpos. Expondo nos diálogos suas percepções e atitudes associadas à imagem corporal e sobre o corpo de seus pares. Considera-se que seja possível a realização de trabalhos como este para a discussão de temáticas atuais na escola, envolvendo os mais diversos conhecimentos e disciplinas. Body image may be understood as the figuration of our body made up by our mind.
In other words, it is how we see the body. In Brazil, the body image matter has been
seen more carefully in the last decades. However, studies about that topic among
children are scarce, especially the longitudinal ones. The goal of this study is to
analyse the perceptions of, and attitudes towards body image among children aged
from 7 to 9 years old who live in Sao Paulo, Brazil, as well as to assess the possibility
of one pedagogical intervention in the topic Body Image. This is a longitudinal study
and it has been approached in a qualitative and quantitative method. The instrument
used was the silhouette scale showcard to assess the body image. Didactic pedagogical workshops were done in which rag dolls were manufactured. The
quantitative data was statistically analysed by the chi-square test considering the
level of significance p<0,05. The qualitative data was interpreted by analysing its
content. The results indicate a high level of dissatisfaction with body image among
children in public and private schools. Those children presented an idealisation of a
smaller silhouette. Through pedagogical approach with rag dolls the children could
reflect on the mental representation of their bodies exposing in their dialogs their
perceptions and attitude associated with their peers’ body image. We consider that
it is possible to carry out this sort of activities in order to raise discussions on other
current topics at school involving diverse knowledge and subjects.
Citation
SILVA, Leopoldo Ortega da. A imagem corporal de crianças e o trato pedagógico com bonecos(as) de pano na escola: um estudo longitudinal. 2019. 119f. Tese (Doutorado) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2019.Keywords
Imagem corporalCrianças
Jogos e brinquedos
Estudos longitudinais
Educação
Body image
Games and Toys
Longitudinal Studies
Education