Educação física escolar, corpo e saúde no contexto do ensino médio

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021-02-24
Autores
Dias, Juliana Rocha Adelino [UNIFESP]
Orientadores
Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
As aulas de Educação Física na escola têm o papel de promover as práticas corporais e reflexão sobre elas, no que tange ao desenvolvimento do senso crítico dos alunos, para que esses possam reconhecer os múltiplos elementos que influenciam nas suas condições de saúde. Contudo, esse componente curricular tem assumido, muitas vezes, desde sua origem, uma postura que legitima sua existência, apoiada em um modelo orgânico funcional. O corpo, vem sendo encarado numa perspectiva que o coloca em uma condição de propriedade biológica da humanidade. A pesquisa traz para o centro das discussões o corpo e a saúde nas aulas de Educação Física, tendo como objetivos compreender a abordagem da temática corpo e saúde nas aulas de EF e analisar como a comunidade escolar percebe a relação EF, corpo e saúde. Este estudo encontrou na etnografia o seu referencial metodológico e o trabalho de campo desenvolvido por sete meses com uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública em suas aulas de Educação Física. Foram adotados, como procedimentos de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e, especialmente, a observação das aulas de Educação Física. Os recursos da coleta de dados nos permitiram realizar algumas inferências. Com relação a abordagem do tema saúde nas aulas de Educação Física foi observado é desenvolvido em uma perspectiva baseada em uma relação direta que associa a prática de atividade física à saúde. No desenvolvimento das aulas de Educação Física foi utilizado, como material de referência, os cadernos disponibilizados pela Secretária de Educação do Estado de SP. Esses temas foram tratados nas aulas em exposições teóricas que repercutiram no sentido de observar a necessidade de treinar o corpo e desenvolver habilidades referentes à aptidão física. As três temáticas abordadas no estudo entrelaçam-se a todo momento, isso gera mútua influência nas noções que delineiam a educação física, o corpo e saúde na escola e repercute no processo ensino-aprendizagem. Espera-se que a realização desse estudo possa ampliar o debate sobre as relações entre a Educação Física e a saúde, marcada por um discurso hegemônico de causa/efeito em que aponta a prática da atividade física como geradora de saúde, bem como o efeito sobre o corpo das práticas e possíveis intervenções da atividade física no contexto escolar.
Physical Education classes at school have the role of promoting body practices and reflecting on them, including with regard to the development of students' critical sense, so that they can recognize the multiple elements that influence their health conditions. However, this curricularcomponent has often assumed, since its origin, a position that legitimizes its existence, above all, supported by a functional organic model. That said, the body has, in fact, been viewed froma perspective that places it in a condition of biological property for humanity. Therefore, the research brings body and health to the center of discussions in Physical Education classes. Aiming to understand the approach of the theme body and health in PE classes and to analyze how the school community perceives the relationship PE, body and health. This study found itsmethodological framework in ethnography, and the fieldwork was carried out for 7 (seven) months with a first-year high school class from a public school in their Physical Education classes. For the study, data collection procedures, semistructured interviews, document analysis and, especially, the observation of Physical Education classes were adopted. The resources used in the data collection allowed us to make some inferences. Regarding the approach to the theme of health in Physical Education classes, it was observed that the theme is developed in a perspective based on a direct relationship that associates the practice of physical activity with health. In the development of Physical Education classes with the health theme, the notebooks provided by the Secretary of Education of the State of SP were used as reference material. These themes were addressed in classes in theoretical exhibitions that reflected, above all, in the sense of observing the need to train the body and develop skills related to physical fitness. The three themes covered in the study are intertwined at all times, this generates a mutual influence on the notions that outline physical education, the body and health at school and, thus, affecting the teaching-learning process. It is hoped that this study may broaden the debate on the relationship between Physical Education and health, historicallymarked by a hegemonic cause / effect discourse that points to the practice of physical activity as a generator of health, as well as the effect on the body of practices and possible interventionsof physical activity in the school context
Descrição
Citação
DIAS, Juliana Rocha Adelino. Educação física escolar, corpo e saúde no contexto do ensino médio. 2021. 116 f. Tese (Doutorado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.