Proposta de desenvolvimento de materiais didáticos de baixo custo: um relato autobiográfico de uma experiência no pibid de uma licencianda em biologia trabalhando com experimentos da área da física e química

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021-02-26
Autores
Miyano, Juliana Suemi [UNIFESP]
Orientadores
Vieira, Rui Manoel de Bastos [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que se caracteriza como um projeto de extensão universitária da Universidade Federal de São Paulo. O objetivo principal é apresentar o relato autobiográfico de uma licencianda em biologia que realizou experimentos de física e química com materiais lúdicos e de baixo custo, em escolas públicas de Diadema, São Caetano e em laboratórios da Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema no período de agosto de 2018 à janeiro de 2020. Através das observações realizadas nas aulas de ciências, procuramos responder a seguinte questão: é possível que materiais didáticos de baixo custo tornem a aula mais lúdica e interativa favorecendo os processos de aprendizagem? O foco do nosso trabalho foi investigar os impactos nas aulas de ciências, a partir do uso de experimentos com materiais de baixo custo e produzir um guia de atividades que contemplem desde a seleção de materiais acessíveis, a montagem de aparatos experimentais e sugestões de como poderiam ser desenvolvidos na educação básica ou em ações de difusão científica. O enfoque teórico-metodológico que alicerça esta investigação é baseado na teoria sócio-histórica de Vygotsky. O relato será pautado em uma abordagem qualitativa, na qual, a fonte privilegiada de informações se deu através da aplicação de aulas em escolas públicas de ensino básico, com a realização de experimentos lúdicos de ciências e coleta de dados documentais.
This work was developed from an experience in the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID), which is characterized as a university extension project at the Federal University of São Paulo. The main objective is to present the autobiographical report of a graduate student in biology who carried out experiments in physics and chemistry with playful and low-cost materials in public schools in Diadema, São Caetano and in laboratories at the Federal University of São Paulo - Campus Diadema in the period from August 2018 to January 2020. Through the observations made in science classes, we try to answer the following question: Is it possible that low-cost teaching materials make the class more playful and interactive, favoring the learning processes? The focus of our work is to investigate the positive impacts in science classes, from the use of experiments with low-cost materials and to produce a guide of activities that include everything from the selection of accessible materials, the assembly of experimental apparatus and suggestions on how it could be developed in basic education or in scientific dissemination actions. The theoretical-methodological approach that underlies this investigation is based on Vygotsky's socio-historical theory. The report will be based on a qualitative approach, in which the privileged source of information occurred through application of classes in public elementary schools, with playful science experiments, with the collection of documentary data.
Descrição
Citação