Identificação e caracterização in silico de retrotransposons Ty3-Gypsy no genoma de Porphyra umbilicalis (Bangiales, Rhodophyta)

Identificação e caracterização in silico de retrotransposons Ty3-Gypsy no genoma de Porphyra umbilicalis (Bangiales, Rhodophyta)

Author Oliveira, Renan da Silva de Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Milstein, Daniela Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Abstract Introdução: Desde que descobertos por Barbara McClintock, em milhos, os elementos de transposição têm sido amplamente estudados em animais, fungos e plantas. No entanto, poucos trabalhos com objetivo de identificar e classificar esses elementos em algas têm sido realizados. Deste modo, o objetivo deste estudo foi realizar uma análise in silico da diversidade de retrotransposons da superfamília Ty3-Gypsy na macroalga Porphyra umbilicalis. Resultados: Foram caracterizados pela primeira vez os LTR-RTs da superfamília Ty3-Gypsy no genoma de uma macroalga vermelha. Utilizando dados genômicos disponíveis publicamente, foi possível obter uma visão inicial da diversidade filogenética e estrutural desses elementos em Bangiales., Foram identificadas 10 novas famílias de cromovírus distribuídas em 6 novos clados. Conclusões: Este estudo estabelece duas importantes questões ou hipóteses conclusões gerais. Primeiro, a espécie P. umbilicalis possui 10 novas familias que foram descritas e compreendem diversos elementos diferentes de retrotransposons Ty3-Gypsy. Uma segunda hipótese importante deste estudo é que, assumindo que a transmissão horizontal de cromovírus tenha sido muito pouco frequente, a origem de pelo menos um clado de retrotransposons Ty3-Gypsy de P. umbilicalis pode ter sido anterior a divisão de Rhodophyta e plantas verdes.
Keywords Cromovírus
Macroalga
Retrotransposons
Ty3-gypsy
Language Portuguese
Date 2019-11-21
Published in OLIVEIRA, Renan da Silva de. Identificação e caracterização in silico de retrotransposons Ty3-Gypsy no genoma de Porphyra umbilicalis (Bangiales, Rhodophyta). 2019. 17f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar) - Instituto do Mar, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2019.
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60809

Show full item record




File

Name: TCC_Renan_VFinal1.pdf
Size: 583.4Kb
Format: PDF
Description: TCC
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account