Avaliação dos métodos soda e carbonato para a produção de bicarbonato de sódio utilizando CO2 emitido pelas usinas sucroalcooleiras

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019-11-22
Autores
Barbosa, Agnes Frederico [UNIFESP]
Orientadores
Komesu, Andrea [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A captura e armazenamento de dióxido de carbono é um processo muito abordado em pesquisas na área de processos químicos e já é utilizado em muitas indústrias do mundo todo. As usinas sucroalcooleiras, muito presentes no Brasil, representam uma porcentagem enorme na qualificação da atividade econômica brasileira e é de grande importância, representando 17.5 % da matriz energética brasileira. Neste trabalho, foi proposto a utilização do CO2 liberado pelas dornas de fermentação dessas usinas para a produção de bicarbonato de sódio, um produto em que seu uso abrange indústrias químicas e alimentícias. Os métodos de produção que foram analisados se diferenciam pelo uso de diferentes reagentes, “método soda” que utiliza NaOH e “método carbonato”, que utiliza Na2CO3. O uso de diferentes reagentes influencia na eficiência, custo e pureza do bicarbonato de sódio. Dessa forma, este trabalho contribuiu com um estudo de avaliação desses processos, baseada nos custos de operação e eficiência dos processos. Os resultados obtidos, cálculos dos balanços de massa e fluxogramas para os dois processos, mostraram valores consideráveis para uma planta de projeto piloto.
Descrição
Citação
BARBOSA, Agnes Frederico. Avaliação dos métodos soda e carbonato para a produção de bicarbonato de sódio utilizando CO2 emitido pelas usinas sucroalcooleiras. 2019. 23f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar) - Instituto do Mar, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2019.