O ensino de ciências no ambiente escolar hospitalar

O ensino de ciências no ambiente escolar hospitalar

Author Silva, Jailson Alves da Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Rosalen, Marilena Aparecida de Souza Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract O presente trabalho discute sobre o ensino de ciências no ambiente escolar hospitalar, a partir de referenciais teóricos da área, compreendendo o conjunto de características relacionadas com as necessidades, interesses e motivações para o ensino nesse ambiente. A relevância dessa temática justifica-se na ideia de que o ensino de Ciências precisa ser planejado para ir além dos conceitos subjetivos de Ciências, avançando para leitura da sua linguagem, compreendendo a sua estrutura sintática e discursiva por meio de atividades práticas e de uma linguagem acessível para uma melhor assimilação dos conteúdos. Assim, o objetivo deste trabalho é o de relatar e analisar a experiência do autor como professor de ciências no atendimento escolar hospitalar e para alcançar esse objetivo optou-se por um estudo qualitativo, do tipo autobiográfico ou história de vida – narração feita por esse autor sobre suas experiências no atendimento escolar hospitalar como professor de Ciências, ocorrida no ano de 2017 no setor da EMAE – Escola Móvel/Aluno Específico no Hospital do GRAACC do Instituto de Oncologia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo. O trabalho mostra que pouco tem se estudado sobre esse campo de atuação e que o ensino de ciências em hospitais se torna mais abrangente, pois crianças e adolescentes hospitalizados se sentem mais curiosos em entender o que são e como estão as suas doenças, instigando um debate em como e quais fatores levaram ao adoecimento, e isso em um ambiente praticamente sem recursos pedagógicos – situação bem distinta da vivenciada por professores em escolas. Sendo assim, esperamos que esse trabalho contribua com a reflexão e com pesquisas futuras no campo da formação e prática de professores, com ênfase no ensino de Ciências no ambiente escolar hospitalar.

The present work discusses science teaching in the hospital school environment, based on theoretical references in the area, comprising the set of characteristics related to the needs, interests and motivations for teaching in this environment. The complement of this theme is justified in the idea that science teaching needs to be planned to go beyond the subjective concepts of science, advancing to read its language, understanding its syntactic and discursive structure through practical activities and a language accessible for a better assimilation of the contents. Thus, the objective of this work is to report and analyze an experience of the author as a science teacher in school attendance and to achieve this objective, a qualitative study, of the autobiographical type or life history - was narrated by this author about his experiences in hospital school attendance as a science teacher, which took place in 2017 in the sector of EMAE - Mobile School / Specific Student at the GRAACC Hospital of the Pediatric Oncology Institute of the Federal University of São Paulo. The work shows that little has been studied about this field of action and that the teaching of science in hospitals becomes broader, as hospitalized children and adolescents feel more curious about what they are and how their illnesses are, prompting a debate in how and factors factors led to illness, and this in an environment with virtually no pedagogical resources - a situation quite different from that experienced by teachers in schools. Therefore, we hope that this work will contribute to reflection and future research in the field of teacher training and practice, with an emphasis on science teaching in the hospital school environment.
Keywords Ensino de ciências
Formação de professores
Ambiente escolar hospitalar
Science teaching
Teacher training
Hospital school environment
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Diadema
Language Portuguese
Sponsor Não recebi financiamento
Date 2021-02-24
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 36 f.
Access rights Closed access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60768

Show full item record




File

Name: SILVA_ROSALEN -monografiacorrigida22020.pdf
Size: 429.5Kb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account