As abordagens sobre metabolismo energético e nutrição humana no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM de acordo com a Taxonomia de Bloom Revisada

As abordagens sobre metabolismo energético e nutrição humana no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM de acordo com a Taxonomia de Bloom Revisada

Author Oliveira, Evanilson Google Scholar
Advisor Camilo, Lellis-Santos Google Scholar
Graduate program Não se aplica
Abstract Avaliar o desempenho dos alunos ao final da educação básica é uma política avaliativa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que verifica os índices de aprendizagem e possibilita ingresso no ensino superior. No entanto, a diversidade e qualidade dos currículos escolares pode gerar incoerências entre as oportunidades de aprendizagem e os conteúdos avaliados no ENEM. Dentro do contexto para o ensino de biologia buscou-se identificar como as abordagens do conteúdo de metabolismo energético e nutrição humana (ME-NH) são avaliadas nas questões do ENEM no período de 2009 a 2019 e quais níveis de conhecimento são requeridos dos candidatos para solucionar as questões. Foi utilizada a Taxonomia de Bloom Revisada (TBR) para classificar as questões selecionadas de forma automática por meio de busca por descritores e análise de conteúdo para identificação das questões que satisfaziam o critério de inclusão para ME-NH. Foram identificadas um total de 33 questões que abordavam ME-NH, seja no enunciado ou nas alternativas. Em 61% das questões era essencial que os alunos dominassem os conteúdos de ME-NH para pontuar na questão. Houve maior distribuição de questões de ME-NH nos componentes curriculares biologia e química. Aproximadamente 42% das questões de biologia que abordavam ME-NH são da categoria conceitual da dimensão do conhecimento da TBR e aproximadamente 32% eram do nível avaliação da dimensão cognitiva da TBR. As questões demonstram que os candidatos devem apresentar altas habilidades de conhecimento, sendo necessário estabelecer critérios para alcançar os objetivos de aprendizagem ao longo do ensino médio para terem bom desempenho.
Keywords Taxonomia de Bloom Revisada. ENEM. Ensino de Biologia. Metabolismo energético e nutrição humana.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Diadema
Language Portuguese
Sponsor Não recebi financiamento
Date 2021-02-19
Knowledge area Ensino
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 87 f.
Access rights Closed access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60741

Show full item record




File

Name: OLIVEIRA_LELLIS-SANTOS-monografiacorrigida2021.pdf
Size: 5.925Mb
Format: PDF
Description: Monografia defendida e aprovada da graduação.
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account