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dc.contributor.advisorVillaça, Mariana Martins
dc.contributor.authorJúnior, Fabio Prado dos Santos
dc.coverage.spatialGoogle Meetpt_BR
dc.date.accessioned2021-03-23T18:16:02Z
dc.date.available2021-03-23T18:16:02Z
dc.date.issued2021-02-23
dc.identifier.citationJÚNIOR, Fabio Prado dos Santos. As ditaduras do Cone Sul nos vestibulares brasileiros: uma análise das questões e visões históricas adotadas (2008-2018). Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História). Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60688
dc.description.abstractA presente monografia investiga o conteúdo, presente nos vestibulares brasileiros, relacionado às ditaduras militares do período da Guerra Fria implementadas no Cone Sul americano. Por esse motivo, compilamos e analisamos quarenta e oito questões objetivas, tendo como objetivo principal a identificação da visão histórica adotada pelos vestibulares brasileiros a respeito de tais regimes ditatoriais. As questões levantadas foram aplicadas entre os anos de 2008 e 2018 e são provenientes do Exame Nacional do Ensino Médio e dos principais vestibulares paulistas, ou seja, os processos seletivos que dão acesso à Universidade de São Paulo, à Universidade Estadual de Campinas e à Universidade Estadual de São Paulo. Partimos do pressuposto, logo confirmado, de que a visão histórica adotada sobre tais regimes é que estes foram ditaduras civis militares. Além disso, a análise das questões demonstra como tais ditaduras perderam força de sustentação política na medida em que partes fundamentais do elemento civil se deslocaram para o campo da oposição.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph investigates the content, present in Brazilian entrance exams, related to the military dictatorships of the Cold War period implemented in the South American Cone. For this reason, we have compiled and analyzed forty-eight objective questions, with the main objective of identifying the historical view adopted by Brazilian vestibular regarding such dictatorial regimes. The questions raised were applied between the years 2008 and 2018 and come from the National High School Exam and the main entrance exams in São Paulo, that is, the selection processes that give access to the University of São Paulo, the State University of Campinas and the University State of São Paulo. We started from the assumption, soon confirmed, that the historical view adopted on such regimes is that they were military civilian dictatorships. In addition, the analysis of the issues shows how such dictatorships lost their political support as fundamental parts of the civilian element moved to the opposition field.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.format.extent122 fpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDitaduraspt_BR
dc.subjectVestibularespt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectCone Sulpt_BR
dc.subjectQuestõespt_BR
dc.titleAs ditaduras do Cone Sul nos vestibulares brasileiros: uma análise das questões e visões históricas adotadas (2008-2018)pt_BR
dc.title.alternativeSouthern Cone dictatorships in Brazilian entrance exams: an analysis of the questions and historical views adoptedpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de curso de graduaçãopt_BR
unifesp.campusEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)pt_BR
unifesp.graduateProgramNão se aplicapt_BR
unifesp.knowledgeAreaEnsinopt_BR
unifesp.researchAreaEnsino de Históriapt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1524797977001858pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9020046743817649pt_BR
unifesp.departamentoHistóriapt_BR
unifesp.assessoresproreitoriasPró-reitoria de Graduaçãopt_BR
unifesp.graduacaoHistóriapt_BR
unifesp.especializacaoNão se aplicapt_BR


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