A contribuição da residência pedagógica no aprendizado do magistério

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021-03-09
Autores
Silva, Denise Moutinho da [UNIFESP]
Orientadores
Cândido, Renata Marcílio
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) retoma o relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica (PRP) na modalidade do Ensino Fundamental Anos Iniciais realizado como unidade curricular (UC) obrigatória do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. O objetivo é desenvolver uma reflexão sobre a contribuição do estágio supervisionado, recuperando teorias aprendidas no curso de Pedagogia de forma relacionada às práticas que se observam em uma sala de aula da escola-campo. A Residência Pedagógica (RP) foi concluída em setembro do ano de 2017 e realizada em uma escola-campo pública situada na periferia do município de Guarulhos/SP. Neste trabalho, descrevemos o Programa de Residência Pedagógica (PRP) apresentando sua importância e caracterização, assim como o tema “A identidade dos anos iniciais do ensino fundamental”, como objeto de estudo do relatório final da imersão em 2017. A questão problematizada e desenvolvida neste trabalho de conclusão de curso visa abordar a importância do contato com os alunos como protagonistas e também formadores do futuro professor estudante do curso de Pedagogia e da escola como meio de aprendizado de trabalho para o futuro professor.
This Course Conclusion Paper (TCC) resumes the experience report in the Pedagogical Residency Program (PRP) in the Basic Education Initial Years modality performed as a compulsory curricular unit (UC) of the Pedagogy course at the Federal University of São Paulo - Unifesp . The objective is to develop a reflection on the contribution of the supervised internship, recovering theories learned in the Pedagogy course in a way related to the practices observed in a classroom of the field school. The Pedagogical Residence (RP) was completed in September of 2017 and held in a public field school located on the outskirts of the city of Guarulhos / SP. In this paper, we describe the Pedagogical Residency Program (PRP) presenting its importance and characterization, as well as the theme “The identity of the initial years of elementary school”, as an object of study in the final immersion report in 2017. The question raised and problematized this course conclusion work aims to address the importance of contact with students as protagonists and also trainers of the future teacher student of the Pedagogy course and of the school as a means of learning work for the future teacher.
Descrição
Citação
S, Denise MOUTINHO. A contribuição da Residência Pedagógica no aprendizado do magistério. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia). Orientadora: Renata Marcílio Cândido. – Guarulhos : UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2021. – 35 f.
Coleções