Uso de podcasts como ferramentas de ensino-aprendizagem nas Unidades Curriculares Fundamentos de Biologia Comparada e Evolução, do curso de Ciências Biológicas, da Unifesp-Diadema.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021-02-25
Autores
Park, Pedro Sung Hyun [UNIFESP]
Orientadores
Bianco, André Amaral Gonçalves [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este trabalho visou analisar a satisfação e preferências de alunos do curso de Ciências Biológicas na UNIFESP, campus Diadema, em relação ao uso de podcast no ensino de Evolução. Para isso, foi feita uma seleção de quatro podcasts científicos tratando assuntos relacionados à Evolução. Os alunos responderam um formulário com 12 perguntas e foram realizadas entrevistas para descrever detalhadamente seu grau de satisfação. As respostas ao formulário foram tratadas estatisticamente e para a análise das entrevistas foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo, segundo Laurence Bardin (2011). Dos participantes, 60% concordaram totalmente e 33,3% concordaram parcialmente que o podcast ajudou na compreensão dos assuntos tratados nas UCs vigentes, sem nenhuma discordância. Além disso, obteve um alto nível de satisfação: 33,3% dos discentes afirmaram ser muito satisfatório e 60% afirmaram ser satisfatório o uso do podcast no ensino e não houve nenhuma resposta de insatisfação. Foi observado que 50% dos participantes costumam ouvir episódios com 30-60 minutos e 20% entre 1 hora e 1 hora e 30 minutos. A plataforma mais acessada foi o Spotify (76,7%) e além de escutar os episódios selecionados, 66,7% dos participantes buscaram outros podcasts científicos tratando sobre Evolução e outros temas científicos. O podcast também pode ser utilizado como uma atividade avaliativa e de extensão. Por fim, pôde-se observar que houve um aumento no engajamento dos calouros e todos os participantes da pesquisa buscaram ouvir episódios cujo tema estavam mais relacionados com a UC vigente.
This work aimed to analyze the satisfaction and preferences for the use of podcasts by students in the Biology at UNIFESP, campus Diadema. For this, a selection of 4 scientific podcasts was made dealing with issues related to Evolution and all the students answered a form with 12 question and interviews were made to describe in more details their degree of satisfaction. The forms answers were treated statistically and, for the analysis of the interviews, was used the methodology of Análise de Conteúdo from Laurence Bardin (2011). The podcast proved to be very useful for understanding Evolution: 60% of the participants totally agreed and 33.3% partially agreed that it helped to understand the subjects offered in the current Curricular Units, without any disagreement. Furthermore, it obtained a high level of satisfaction, 33.3% of the students said it was very satisfactory and 60% said the use of the podcast in teaching was satisfactory and there was no response of dissatisfaction.. 50% of participants usually listen to episodes with 30-60 minutes and 20% between an hour and 1 hour and 30 minutes. The most accessed platform was Spotify (76.7%). Besides, by using podcast to understand evolution, 66.7% of participants searched other scientific podcasts that discuss about the theme and other scientific topics also, the podcast can be used as an evaluative and extension activity as well. To sum up, there was observed an increase in the engagement of new students and all participants looking to hear episodes whose topic was more related to the current Curricular Unit.
Descrição
Citação
PARK, P.S.H. Uso de podcasts como ferramentas de ensino-aprendizagem nas Unidades Curriculares Fundamentos de Biologia Comparada e Evolução, do curso de Ciências Biológicas, da Unifesp-Diadema. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2021.