De Imagens de Catástrofes às Imagens de Amor, Luta e Resistência – História do Setor Energético Brasileiro e a produção político-estética do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

Nenhuma Miniatura disponível
Data
21-02-28
Autores
Siqueira, Laila Pereira de
Orientadores
Ferreira, Carolin Overhoff
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
No contexto em que vivemos atualmente de discussões sobre sustentabilidade, “natureza e sociedade”, a emergência de estudos que tentem compreender a dimensão do impacto do colonial nos dias atuais se mostram como fundamentais para começarmos a apontar caminhos de formulações prático-teóricas a partir de outras perspectivas. Somente a partir desses outros lugares será possível formular uma outra sociedade. Nesse sentido, parti dos estudos decoloniais para compreender o contexto da água na formação do modelo energético brasileiro desde fins do século XIX, para depois apresentar outros agentes que contestam este modelo, sendo o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) esta referência a partir da década de 1980. Considerando os impactos coloniais e colonialistas na formação deswe cenário, penso a partir de dois tipos de imagens que apresento neste trabalho. Por um lado, as “imagens de catástrofes”, que buscam evidenciar os diferentes impactos que o modelo energético nacional teve no contexto contemporâneo (rompimento de barragens). E, por outro, as “imagens de amor, luta e resistência”, que respondem a essas imagens através da produção de arpilleiras do MAB enquanto metodologia feminista de educação popular, e no filme “Arpilleiras: Mulheres atingidas bordando a resistência” feito também pelo movimento em 2015, realizado após o desastre do rompimento da barragem em Mariana.
Descrição
Citação
SIQUEIRA, Laila Pereira.De Imagens de Catástrofes às Imagens de Amor, Luta e Resistência –História do Setor Energético Brasileiro e a produção político-estética do Movimento dosAtingidos por Barragens (MAB), 2021