Jogos online, streaming e esports: um estudo sobre seus usos e possíveis abusos na literatura atual

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Data
2021-02-24
Autores
Galindo, Érico Reale [UNIFESP]
Orientadores
Bertuol, Carla [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
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Resumo
Observa-se nos últimos anos um crescimento constante de jogadores profissionais e toda uma cultura de redes sociais entre jogadores associadas ao streaming. É notável também a recente introdução no CID-11 da categoria de vício por jogos eletrônicos, mas ainda não há estudos padronizados para diagnosticar precisamente o uso abusivo e a relação com a cultura de streaming e profissionalização. O presente estudo tem como objetivo analisar o padrão de uso de jogadores entusiastas, profissionais e streamers descritos na literatura sobre o tema. É sabido que espectadores de streaming podem ter excesso de consumo de mídias relacionadas a jogos, mesmo quando não estão jogando, e que os jogadores autointitulados profissionais têm padrões de uso diferentes em seus jogos. Realizamos um levantamento de artigos relacionados ao tema em revistas publicadas na América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e Brasil nas bases de dados atreladas ao Google Scholar. Foram selecionados para análise 28 artigos publicados no período entre março de 2008 e janeiro de 2020. Este estudo pretende contribuir para a compreensão de possíveis diferenças entre a forma de uso destes jogadores e suas possíveis associações ao uso abusivo de jogos online.
In recent years there has been a steady growth in professional players and an entire culture of social media surrounding video game players and streaming. The recent introduction of the Internet Gaming Disorder in ICD-11 has also been an important thing in studying the mental health of these individuals. However, the lack of standardized tests to precisely diagnose abusive use, as well as a better understanding of the culture of streaming and gaming professionalization, is also needed. This study aims to analyze the pattern of use of enthusiastic players, pro-gamers and streamers in the mental health literature. It is well known that gamers that watch streams can overuse media related to video games, even if they do not play as much. Self-entitled pro-gamers also have different usage patterns in their games. We surveyed articles related to the topic published in North America, Latin America, Europe, Asia and Brazil in databases linked to Google Scholar. 28 articles published in the period from March 2008 to January 2020 were selected for analysis. This study aims to contribute to the understanding of possible differences between the use of these players and their possible associations with the abusive use of online Games.
Descrição
Citação
GALINDO, Érico Reale. Jogos online, streaming e esports: um estudo sobre seus usos e possíveis abusos na literatura atual. 2021. 54f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.
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