"O EURECA chegou": ressonâncias da experiência do bloco carnavalesco no cotidiano dos componentes

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021-02-12
Autores
Porto, Yasmin Marçal [UNIFESP]
Orientadores
Liberman, Flávia [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Introdução: A atividade é conhecida como ferramenta potente de ação da terapia ocupacional ligada ao lúdico, ao corpo, as artes, ao cuidado com o cotidiano e a produção cultural.O Instituto Camará Calunga, responsável pela coordenação do Bloco EURECA - “Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente” propõe atividades na perspectiva de promover e defender os direitos das crianças e adolescentes no município de São Vicente. Objetivo: investigar os processos de invisibilização e visibilização das infâncias e juventudes a partir da experiência do bloco carnavalesco EURECA. Método: Foram utilizados diários de campo, entrevista semi-estruturada realizada com um dos participantes do bloco e observação participante durante o processo de formação do EURECA 2020. Resultados e Discussão: O campo de pesquisa possibilitou olhar para os eixos interseccionais de opressão que atravessam a vida das crianças e jovens que compõem o bloco carnavalesco, assim como a potência dele como espaço de expressividade e luta pelos direitos das crianças e adolescentes. Por meio de uma luta lúdica, crianças e jovens ocupam a orla de São Vicente, mostrando que a “quebrada tá presente” e mobilizando o coletivo pelo reconhecimento de seus direitos. Considerações Finais: Percebe-se as potências que emergem diante das impotências geradas por um sistema discriminatório de opressão, a importância das ações nos territórios e ocupação dos espaços públicos para a produção de crianças e adolescentes como sujeitos políticos que se movimentam e também são multiplicadores de práticas emancipatórias.
Introduction: The activity is known as a potent action tool for occupational therapy linked to playfulness, the body, the arts, daily care and cultural production. The Camará Calunga Institute, responsible for coordinating the EURECA Block - “I recognize the Statute of Children and Adolescents ”proposes activities with a view to promoting and defending the rights of children and adolescents in the municipality of São Vicente. Objective: to investigate the processes of invisibility and visibility of children and youths from the experience of the EURECA carnival block. Method: Field diaries, semi-structured interviews with one of the participants in the block and participant observation were used during the formation process of EURECA 2020. Results and Discussion: The research field made it possible to look at the intersectional axes of oppression crossing the lives of children and young people who make up the carnival block, as well as its power as a space of expression and struggle for the rights of children and adolescents. Through a playful struggle, children and young people occupy the edge of São Vicente, showing that the “Quebrada is present” and mobilizing the collective to recognize their rights. Final Considerations: The powers that emerge from the impotences generated by a discriminatory system of oppression are perceived, the importance of actions in the territories and the occupation of public spaces for the production of children and adolescents as political subjects that move and are also multipliers of emancipatory practices
Descrição
Citação
PORTO, Yasmin Marçal. "O EURECA chegou": ressonâncias da experiência do bloco carnavalesco no cotidiano dos componentes. 2021. 28f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Terapia Ocupacional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.