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ANÁLISE DO EBITDA AJUSTADO DAS EMPRESAS DE CONSUMO CÍCLICO

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TCC - Rafaell Shida vFinal v2.pdf (253.5Kb)
Date
2020-11-06
Author
Shida, Rafaell [UNIFESP]
Advisor
Costa, Simone Alves da [UNIFESP]
Type
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Metadata
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Abstract
A publicação da métrica financeira EBITDA não é obrigatória, porém diversas empresas, tanto de pequeno ou grande porte, publicam em seus relatórios. Os resultados do EBITDA / EBITDA ajustado são de grande importância para acionistas, investidores e analistas que utilizam os valores para projetar possíveis aquisições, fusões ou venda das empresas. E para evidenciar uma real geração de caixa, as empresas ajustam essa métrica para retirar efeitos não recorrentes ou pontuais denominando de EBITDA ajustado. O presente artigo demonstra as variações entre a métrica financeira EBITDA e o EBITDA ajustado de seis empresas de consumo cíclico listado na bolsa de valores (B3). Contendo análises quantitativas sobre os valores dos ajustes, qualitativos em relação a natureza dos ajustes informados por cada companhia e também apresentando diversos estudos sobre os entendimentos dessa métrica financeira. Nas análises realizadas, grande parte das companhias utilizaram diferentes ajustes para melhorar ou piorar o EBITDA, não tendo uma padronização por natureza nem de valor.
 
The publication of the financial metric EBITDA is not mandatory, however several companies, both small and large, publish in their reports. The results of EBITDA / adjusted EBITDA are significant for shareholders, investors and analysts who use the values to project possible acquisitions, mergers or sales of companies. And to show a real cash flow generation, companies adjust this metric to remove non-recurring or one-off effects called adjusted EBITDA. This article shows the variations between the EBITDA and the adjusted EBITDA of six cyclical consumption companies listed on the stock exchange (B3). Containing quantitative analysis of the adjustment values, qualitative in relation to the nature of the reported adjustments by each company and also presenting several studies on the understandings of this financial metric. In the analysis, most of companies used different adjustments to improve or worsen EBITDA, without having a standardization by nature or value.
 
Keywords
EBITDA
EBITDA Ajustado
Empresas de Consumo Cíclico
Sponsorship
Não recebi financiamento
URI
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60188
Collections
  • Ciências Contábeis [176]

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