Evocação de palavras por pista fonossilábica/grafossilábica em indivíduos saudáveis

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Date
2021-01-26Author
Viana, Sabrina [UNIFESP]
Advisor
Ortiz, Karin [UNIFESP]Type
Trabalho de conclusão de curso de graduaçãoMetadata
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INTRODUÇÃO: As tarefas de eliciação lexical a partir de pistas fonológicas são influenciadas por variáveis como a frequência, a familiaridade e também pelo o grau de concretude/imageabilidade das palavras e a concordância do nome do objeto à sua representação e à sua complexidade visual no caso de serem utilizados materiais como figuras, desenhos, fotografias, entre outros. OBJETIVO: Considerando-se a escassez de materiais de terapia com estímulos que considerem tais variáveis, quando o critério é fonológico, e ainda, que dentro do processamento fonológico, alguns pacientes com transtornos específicos (por exemplo pacientes com afasia) têm maior facilidade com o processamento silábico, os objetivos deste estudo foram: identificar quais são as sílabas que mais facilmente eliciam palavras e obter uma lista de palavras mais recorrentes/frequentes iniciadas com cada uma das sílabas do português-brasileiro. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal. A amostra foi constituída por 60 indivíduos adultos saudáveis de alta escolaridade que preencheram os critérios de saúde pré-estabelecidos, obtidos através de um questionário. A média de idade dos participantes foi de 20,48 anos (DP= 3,83). Foi realizada a tarefa de eliciação lexical e foi dado um tempo máximo de dois minutos para cada um dos dezesseis grupos silábicos do português. Os grupos silábicos foram dados por escrito sendo que, no caso de múltiplas representações grafossilábicas para uma mesma sílaba todas foram apresentadas juntas.. A análise dos dados consistiu no levantamento estatístico das sílabas que mais provocaram a evocação de palavras bem como das palavras mais evocadas em cada grupo. RESULTADOS: Foi possível identificar 15 agrupamentos silábicos com frequências de ocorrência estatisticamente distintas e obter as palavras mais frequentes dentro de cada grupo silábico. Os três grupos que mais eliciaram palavras foram: o grupo 1 composto pelas sílabas [CA] e [MA], o grupo 2, composto pelas sílabas [PA], [GA] e [BA], e o grupo 3 pelas sílabas [FA], [RE], [LA], [CO], [BO], [PE] e [VE], enquanto que o Grupo 15, correspondente às sílabas que eliciaram menos palavras, é composto pelas sílabas [ZI] e [ZA]. DISCUSSÃO: Diversos estudos de modelos de produção de palavras, sugerem estágios de recuperação da forma (fonológico) e do significado da palavra (semântico), além do processamento pós-lexical. Quando há falhas nestes processamentos, é raro que decorram de um único nível de comprometimento. As estratégias de reabilitação são escolhidas com base nas manifestações e nas dificuldades observadas, sendo necessária a criação de materiais terapêuticos que estimulem o processamento fonológico mas que ao mesmo tempo considerem as variáveis que interferem na eliciação lexical. CONCLUSÃO: com este estudo foi possível obter as sílabas e as palavras mais frequentes em cada grupo silábico do português.Tais estímulos poderão ser considerados na estimulação de pacientes com dificuldades de acesso lexical. INTRODUCTION: Lexical elicitation tasks based on phonological cues are influenced by variables such as frequency, familiarity and also by the degree of concreteness/imageability of the words and the concordance of the object's name to its representation and its visual complexity in the case to use materials such as figures, drawings, photographs, among others. OBJECTIVE: Considering the scarcity of therapy materials with stimuli that consider such variables, when the criterion is phonological, and also that within the phonological processing, some patients with specific disorders (for example patients with aphasia) have better processing with the syllabic cues, the objectives of this study are: to identify which are the syllables that most easily elicit words and to obtain lists of the most recurrent/frequent words initiated with each one of the syllables of Brazilian Portuguese. METHODS: This is a cross-sectional study. The sample consisted of 60 healthy adult individuals with high education who filled the pre-established health criteria, obtained through a questionnaire. The average age of the participants was 20.48 years (SD = 3.83). The lexical elicitation task was performed at a maximum time of two minutes that was given for each of the sixteen syllabic groups in Portuguese. The syllabic groups were given in writing and in the case of multiple graphosyllabic representations for the same syllable, all were presented together. The data analysis consisted of a statistical survey of the syllables that most provoked the evocation of words as well as the most evoked words in each group. RESULTS: It was possible to identify 15 syllabic groups with statistically different frequencies of occurrence and obtain the most frequent words within each syllabic group. The three groups that most elicited words were: group 1 composed by the syllables [CA] and [MA], group 2, composed by the syllables [PA], [GA] and [BA], and group 3 by the syllables [FA] ], [RE], [LA], [CO], [BO], [PE] and [VE], while Group 15, corresponding to the syllables that elicited fewer words, is composed of the syllables [ZI] and [ZA]. DISCUSSION: Several studies of word production models suggest stages of recovering the form (phonological) and the meaning of the word (semantic), in addition to post-lexical processing. When these processes fail, it is rare that they result from a single level of commitment. Rehabilitation strategies are chosen based on the manifestations and difficulties observed, making it necessary to create therapeutic materials that stimulate phonological processing but that at the same time consider the variables that interfere with lexical elicitation. CONCLUSION: with this study it was possible to obtain the most frequent syllables and words in each syllabic group in Portuguese. Such stimuli may be considered in the stimulation of patients with lexical access difficulties.
Citation
VIANA, S. Evocação de palavras por pista fonossilábica/grafossilábica em indivíduos saudáveis. São Paulo, 2021. 175 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Escola Paulista de Medicina, UNIFESP. São Paulo, 2021.Collections
- Fonoaudiologia [94]